Cultura Uso de máscara e sem público. Saiba como retornam as vaquejadas em Pernambuco diante do coronavírus

Uso de máscara e sem público. Saiba como retornam as vaquejadas em Pernambuco diante do coronavírus


O acesso aos locais de evento ficará restrito aos competidores; confira outras normas.

O Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira (13), o protocolo de segurança para a retomada das vaquejadas no Estado, em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A competição deverá ser realizada sem a presença de público, assim como já acontece com o futebol. A atividade está autorizada desde o último dia 10, mas as medidas de segurança foram divulgadas hoje.

De acordo com a portaria, o acesso aos locais de evento fica restrito aos competidores, ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), ao médico veterinário responsável técnico do evento, aos trabalhadores diretamente envolvidos com a produção e organização dos eventos, além de suas respectivas equipes de apoio.

O Parque Rufina Borba, em Bezerros, já retomou as vaquejadas nessa quarta-feira (12) e segue até o próximo domingo (16). Um dos responsáveis pelo Parque, Márcio Borba explicou que todos os protocolos de segurança já estão sendo seguidos e mais eventos devem ser anunciados nas próximas semanas.

“Está sendo uma vaquejada totalmente diferente do habitual. E este primeiro evento é um grande teste para nós. Estamos seguindo as medidas de proteção, como distanciamento, sanitização dos automóveis e só tem acesso o competidor e a organização. Estamos pedindo que as pessoas assistam em casa e acompanhem nas redes sociais, pois as arquibancadas estão fechadas”, afirmou.

O uso da máscara é obrigatório por todos os competidores, trabalhadores e participantes do evento e deve ser respeitado, no local do evento, o distanciamento mínimo de um metro e meio entre os participantes. Barracas de venda de artigos e de patrocinadores estão permitidas, mas o acesso deverá ser limitado a uma pessoa por vez. De acordo com a publicação, caso ocorra fila, será necessária a demarcação do lugar respeitando o distanciamento mínimo (1,5m).

“Estamos neste primeiro evento trabalhando com dois restaurantes, mas que estão fornecendo o alimento via delivery e tudo é feito nos caminhões, que estão equipados para evitar aglomeração nas dependências do parque. Por conta da pandemia, decidimos não prosseguir com a liga pernambucana de vaquejadas em 2020, vamos realizar estas etapas aleatórias até o fim do ano, quando devemos reformular a liga para 2021, já seguindo um novo modelo. Mas ficamos felizes em voltar, sabemos que muitos precisam trabalhar e estavam passando por momentos difíceis durante a paralisação. Sabemos, também, que o mundo todo enfrenta esse problema, então acho que voltou no tempo apropriado.”, comentou Márcio Borba.

Além disso, o protocolo determina que o organizador do evento deverá providenciar, ainda, local para lavagem frequente e adequada das mãos, provido de água, sabonete líquido e toalhas de papel descartável; disponibilização de álcool gel 70% nas entradas, barracas de vendas de artigos e locais de maior circulação de pessoas; reforço na limpeza e desinfecção frequente das instalações, banheiros e áreas comuns; aferição de temperatura e identificação de pessoas com os sintomas da covid-19, nas entradas do local do evento, e caso estejam sintomáticas proibir sua entrada e encaminhar ao Serviço de Saúde do município.

A produção do evento também ficará responsável pelo esclarecimento de todos os envolvidos sobre os protocolos a serem seguidos em caso de suspeita ou confirmação de covid-19, devendo ainda disponibilizar materiais explicativos de boas práticas de prevenção e higiene nos locais de maior circulação de pessoas, bem como informações acerca dos sintomas da doença.

A portaria foi assinada pelo secretário de Saúde do Estado, André Longo, em conjunto com o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio. 

Bruno Muniz 14 ago 2020 - 8:16m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)

M Mestre Empreendimentos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moda Center (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

RC Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
JCL (Lateral)
Centrus (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
1Farma (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
BestNet (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Athom (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Cetias (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
House Club (Lateral)
Vitta (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Totali (Lateral)
Aplicativo