O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), assinou essa semana a Criação do Monumento Natural Serra do Pará que fica situada na zona rural do município.
O Monumento Natural (MONA) é a categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, uma cachoeira, uma rochas e um cânion. Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.
O monumento natural é instituído por um ato do poder público (federal, estadual ou municipal), mediante prévios estudos ambientais e consultas públicas. Ele pode ser constituído de áreas particulares se houver compatibilidade entre o objetivo de conservação da unidade e a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.
No caso da Serra do Pará diversas pessoas engajadas com o Meio Ambiente já haviam feito cobranças neste sentido. Um deles foi o historiador Marivaldo Andrade que comemorou a assinatura nas redes sociais.
“Momento esperado a muitos anos e graças a Deus o prefeito Edson Vieira torna realidade. Quero agradecer à todos que sempre sonharam e lutaram para que esse dia fosse realidade. Agradeço ao CPRH pelo empenho e colaboração para início dos estudos da criação da unidade. Uma nova etapa para a Serra do Pará! Mais turismo e mais investimentos! Essa é a luta! Parabéns ao povo da Vila do Pará”, disse Marivaldo.