Cultura Pedido de Tombamento das fachadas antigas de Santa Cruz do Capibaribe é protocolado por pesquisadores na prefeitura

Pedido de Tombamento das fachadas antigas de Santa Cruz do Capibaribe é protocolado por pesquisadores na prefeitura


Hoje é o dia do Patrimônio Histórico, e nada melhor que protocolar esse pedido em um dia tão simbólico para o patrimônio.

Entende-se por patrimônio histórico, toda aquela edificação ou conjunto arquitetônico considerado antigo, e que exerce certa relevância na comunidade. Cada construção possui características e estilo próprio à uma determinada época e traz consigo uma extensa bagagem temporal e traduz um espaço-tempo próprio à edificação.

Há em Santa Cruz do Capibaribe, especificamente na Avenida Padre Zuzinha, importantes remanescentes da Arquitetura Eclética, construídos entre os séculos XIX e XX, que carregam em si uma grande parcela da história do nosso município e sobretudo, oferecem uma visão que a cada dia vem desaparecendo, dos primórdios da formação de nossa sociedade.

É importante que tais fachadas sejam preservadas para que esta e as próximas gerações tenham essa visão.

“Entender que recuamos ao passado, tentando compreendê-lo, para podermos entender o presente.”

São essas edificações que guardam em si, a memória e o sentimento afetivo de uma Santa Cruz saudosa, além de representarem um registro histórico que integra a identidade da Rua Grande, que é o berço histórico-cultural de nosso município. Essas construções, por sua vez, são a chave para a compreensão do desenvolvimento de nossa sociedade, visto que influem na formação morfológica do local, seguindo parâmetros de uma época distinta, traduzida em sua forma de construir, estilo e elementos constituintes.

É seguindo o tom de conservação, que a Carta de Burra (1999) diz que o objetivo da conservação é preservar a significância histórica e cultural do bem, implicando em medidas de segurança e manutenção. No tocante a preservação, ela nos aponta que mesmo que o bem esteja modificado ou deteriorado, ele ainda oferece um testemunho de uma significância específica. Lembrando que cada edificação possui sua significância histórica e cultural no contexto de nossa cidade.

A proteção legal, é importante para uma preservação mais efetiva dos bens listados. É a partir dela que se podem traçar diretrizes e parâmetros próprios para o tombamento. O primeiro passo é a conscientização da população quanto aos valores atribuídos àquela construção, na formação da sociedade em que vivem. Depois de identificadas e delimitado o perímetro de ocorrência das edificações (Avenida Padre Zuzinha, Santa Cruz do Capibaribe), deve-se iniciar o processo de tombamento das fachadas dos imóveis ali presentes.

Após um processo de estudos e visitas ao local, foram observadas algumas fachadas que devem receber a devida proteção o mais rápido possível para garantir sua integridade e preservação.

Bruno Muniz 18 ago 2020 - 14:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac

Mateus Assistência (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moda Center (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Totali (Lateral)
Moda Center (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Vitta (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
1Farma (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
JCL (Lateral)
Cetias (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Athom (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
House Club (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
BestNet (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Aplicativo