Cotidiano INSS inicia prova de vida por biometria facial a partir desta quinta

INSS inicia prova de vida por biometria facial a partir desta quinta


Cerca de 500 mil beneficiários em todo o país vão poder realizar os testes; serão usados os aplicativos ‘Meu INSS’ e ‘Meu gov.br’ para a comprovação.

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a iniciar um projeto-piloto de prova de vida por biometria facial em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia, e a Dataprev. A partir desta quinta-feira (20), cerca de 500 mil beneficiários em todo o país vão poder realizar os testes.

Os contatos para o procedimento serão feitos pelo próprio INSS por meio de mensagens SMS pelo 280-41 ou por e-mail. Aqueles que forem contatados pelo instituto precisarão baixar dois aplicativos: o “Meu INSS” e o “Meu gov.br”. Usando a câmera do celular, será feito o reconhecimento fácil comparando com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.

Atualmente, o serviço de prova de vida está suspenso por conta da pandemia de coronavírus, e é obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o benefício por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. A comprovação deve ser feita todos os anos para evitar pagamentos indevidos do benefício.

Para realizar a comprovação de vida por biometria é necessário baixar dois aplicativos: o “Meu gov.br” e o “Meu INSS”. Foto: Reprodução

Antes da suspensão feita em março, prevista para acabar em setembro, a comprovação era feita presencialmente na instituição bancária em que o favorecido recebe o benefício. Era necessário apenas a apresentação de um documento com foto e, em algumas instituições, já era possível fazer a biometria nos caixas de autoatendimento.

O INSS assegura que, após os resultados do projeto-piloto e eventuais aprimoramentos, a prova de vida por biometria vai ser válida para todos os segurados. Aqueles que não possuem um smartphone com câmera frontal e acesso a internet, porém, poderão continuar realizando o procedimento de forma presencial nas agências bancárias assim que a suspensão for revogada. Quanto a possíveis críticas pelo uso de dois aplicativos, o instituto afirma que esta foi a solução mais rápida encontrada. Como ambos os apps já existem, bastou integrá-los para a realização do serviço.

Além disso, é importante ressaltar que aqueles que não forem convocados para participarem do piloto não serão prejudicados. Ainda por conta da pandemia, a suspensão do benefício pela falta da comprovação da vida não está sendo feita. 

Em caso de dúvidas, basta ligar para o número 135, o telefone oficial do INSS. O instituto também disponibilizou um passo a passo para auxiliar os beneficiários.

Bruno Muniz 19 ago 2020 - 16:57m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
Cetias (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Agreg Comunicação (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Athom (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cetias (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
JCL (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
1Farma (Lateral)
Val Games (Lateral)
House Club (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Aplicativo