Utilidade Pública O Mestre Explica: Como será nossa profissão pós-pandemia?

O Mestre Explica: Como será nossa profissão pós-pandemia?


Fazendo uma reflexão de como serão as atividades que desempenhos após o período da pandemia da COVID-19, será que as atividades que desenvolvemos como profissional terão mudanças? Como podemos lidar com estas mudanças que parecem ser tão novas e repentinas? Estamos preparados para este contexto?

Pois bem, fazendo uma viagem pela nossa história, podemos perceber que estas mudanças que ocorrem na nossa profissão não são novas, porém são mais drásticas e acentuadas após um período de Revolução, e só conseguimos ver no momento que precisamos mudar. Fazendo uma análise mais profunda no contexto da relação entre trabalho, tecnologia e historia, podemos entender que este processo é cíclico e a cada dia mais constante e rápido. Geralmente colocamos a culpa no fim das vagas de emprego ou mudanças de forma de trabalho na tecnologia pois após a globalização do ano 2000 ficou mais acentuado. Trazendo alguns fatos históricos podemos entender esta relação. Em 1804 em meados da Revolução Francesa, o francês Joseph Jacquar criou o tear mecânico, uma máquina que melhorava o processo de tecelagem do fio para composição de tecidos, gerando então uma revolta nos tecelões da época que passariam a ter as vagas de emprego reduzidas por esta modernidade. Não muito distante mas ocorrido da mesma forma podemos analisar a Revolução Industrial, trazendo a era das maquinas, dando a impressão do fim da mão de obra humana.

Nos dias atuais, do nosso mundo moderno, eu pergunto: Quantas profissões foram extintas? Quantas novas foram criadas? Como entender e preparar para esta mudança?

Da mesma forma das fatos mostrados acima, estas mudanças na profissão permanecem e permanecerão ocorrendo. Há profissões que passaram por uma evolução como exemplo a profissão do Datilógrafo, que era o profissional com habilidades para usar a máquina de escrever, e com a modernidade migrou para o Digitador, que na sua essência a atividade fim permanece a mesma, o teclado permanece o mesmo, a técnica de digitação permanece inalterada, porém este profissional precisou se adequar as mudanças e ter que se capacitar, migrando para o curso de Operador de Microcomputador, precisou aprender a usar o editor de texto par continuar exercendo sua profissão, consequentemente os que não acompanharam ficaram fora deste mercado. Mas também temos as profissões e áreas que foram extintas como podemos citar como exemplo as locadoras de VHS e DVD, foram transformadas em locadoras digitais com NETFLIX, YOUTUBE, AMAZON PRIME, GLOBOPLAY, etc. As lojas de comercialização de VINIL, K7, CD e DVD que foram transformadas em aplicativos como SPOTFY dentre outras. Vale salientar mais uma vez que sua essência permanece a mesma. TECNOLOGIA NÃO CRIA NADA NOVO, APENAS EVOLUÇÃO DO QUE JÁ EXISTE. Já parou pra pensar quais ferramentas serão migradas para o digital? Já identificou que os livros tendem a ser digital, que o dinheiro físico estão com os dias contados?

Gostaria de deixar uma reflexão que sempre compartilho com meus alunos da faculdade: Aproveitem para descobrir qual é ou será a suar área de atuação quanto profissional, analisem a sua escolha para qual caminho ela migrará em um futuro próximo e se qualifiquem para a chegada da modernidade, verifiquem se há uma perspectiva de que sua profissão existirá no futuro e rumem em busca do conhecimento para atender este futuro. 

Muitas profissões foram extintas, porém muitas estão e serão criadas.

A única forma de estarmos permanentes no mercado de trabalho é através da Educação e da Qualificação Profissional. Nenhuma profissão que exija pensamento humano será extinta, pois por mais moderna que seja a tecnologia, jamais vai superar a capacidade humana de pensar e se adaptar as mudanças e situações.

Prof. Jadiel Mestre

Entusiasta e apaixonado por Tecnologia.

Bel. em Sistemas de Informação

Esp. em Redes Convergentes

Especializando em Computação Forense e Perícia Digital.

Diretor da Mestre e Associados Consultoria Digital.

Membro da ANPPD – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados.     

Bruno Muniz 07 jul 2020 - 19:07m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Auto Planos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Kits Elásticos (Grande)