Cotidiano MPPE alerta que deve prevalecer a Lei Estadual no que for mais protetiva à saúde do que a Lei Federal

MPPE alerta que deve prevalecer a Lei Estadual no que for mais protetiva à saúde do que a Lei Federal


O advento da Lei Estadual nº 16.918, de 18 de junho de 2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado de Pernambuco, aliada às notícias chegadas ao Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) da desobediência das medidas restritivas do combate à proliferação do contágio pela Covid-19, especialmente quanto à aglomeração de pessoas e ao uso obrigatório de máscaras, fez com que o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, expedisse Recomendação para que os membros do MPPE alertem os prefeitos em suas Comarcas quanto a necessidade de realizar campanha de conscientização para o uso obrigatório de máscaras. Além da autuação dos infratores no art. n.º 268 do Código Penal, em caso de descumprimento.

Após a edição da norma estadual, foi sancionada a Lei Federal nº 14.019, de 2 de julho de 2020, que altera a Lei Federal n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos, sobre a adoção de medidas de assepsia de locais de acesso público, inclusive transportes públicos, e sobre a disponibilização de produtos saneantes aos usuários durante a vigência das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19.

“Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, foi assegurado o exercício da competência concorrente aos Governos Estaduais e Distrital e suplementar aos Governos Municipais (ADI n.º 6341 e ADPF n.º 672) na edição de normas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, amparando-se nos princípios da precaução e prevenção, pelos quais, havendo qualquer dúvida científica acerca da adoção da medida sanitária de distanciamento social, a questão deve ser solucionada em favor do bem saúde da população (ADPF n.º 668 e 669)”, asseverou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Segundo Dirceu Barros, “as normas Federal e estadual não devem ser interpretadas divergentemente, mas de forma a se complementarem. Assim, no exercício de sua competência legislativa concorrente e suplementar, os estados e municípios podem intensificar o nível de proteção estabelecido pela União, mediante a edição de atos normativos que venham a tornar mais restritivas as medidas concebidas pelo referido ente federativo”.

“Por essa linha de raciocínio, o uso das máscaras deverá ser exigido nos estabelecimentos públicos ou privados, inclusive comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas, sob pena de multa e delito sanitário, visto que a lei estadual não fez distinção da natureza do estabelecimento. Por fim, deve prevalecer a previsão contida na norma federal que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual nos estabelecimentos prisionais e nos estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas”, concluiu Francisco Dirceu Barros.

Bruno Muniz 04 jul 2020 - 19:39m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Auto Planos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cetias (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Totali (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
BestNet (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
JCL (Lateral)
1Farma (Lateral)
Vitta (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Athom (Lateral)
Val Games (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
House Club (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Aplicativo