Cotidiano Em dia de reabertura de setores da economia, Caruaru tem aglomeração na Feira da Sulanca, proibida de funcionar

Em dia de reabertura de setores da economia, Caruaru tem aglomeração na Feira da Sulanca, proibida de funcionar


O município chegou a ficar dez dias em isolamento mais rígido por causa da pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda-feira (13), o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, voltou a avançar no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a covid-19, estruturado pelo governo de Pernambuco.

Com a flexibilização, estão autorizados a funcionar o varejo de rua (bairro e centro), salões de beleza e centros de estética, treinos de futebol profissional, comércio de veículos serviços de aluguel e vistoria de veículos, construção civil com 100% dos funcionários e shoppings centers.

A Feira da Sulanca, no entanto, só está permitida a funcionar por delivery. Apesar da proibição do Estado, alguns comerciantes abriram o ponto de venda, e, no entorno, muitos vendiam as mercadorias em carros com porta-malas abertas. Em um dos principais trechos que dá acesso ao Parque 18 de Maio, local onde acontece a feira, algumas equipes de policiamento faziam a fiscalização do comércio, mas, mesmo assim, foi registrado um intenso fluxo de pessoas.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informou que “vem trabalhando em parceria com as equipes da Unidade de Gestão da Feira, secretaria de Ordem Pública e a Destra, além do apoio da Políca Militar para que as recomendações sejam cumpridas”. A secretaria também pede colaboração das pessoas para que não ocorram as aglomerações. “A concentração de pessoas aumenta o risco de contaminação da Covid-19, além de atrapalhar o plano de retomada das atividades na região”, finaliza.

A Feira da Sulanca foi fechada no dia 18 de março por causa da pandemia. No fim de abril, a prefeitura lançou a plataforma Delivery Caruaru, para que sulanqueiros e clientes se comunicassem para realizar a venda por telefone ou pela internet. A feira está autorizada a funcionar nas segundas-feiras das 5h às 17h. Durante uma coletiva de imprensa realizada pelo governo de Pernambuco no dia 9 de julho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explicou o motivo de a feira não acompanhar a reabertura nesta segunda-feira.

“O Polo de Confecções tem um destaque no nosso plano devido às características específicas lá do polo, então por isso que ele não está agora nessa etapa contemplada”, comentou.

Caruaru chegou a ficar dez dias em isolamento mais rígido devido ao aumento no número de casos do novo coronavírus. Entre os dias 26 de junho e 5 de julho, somente estavam autorizados a funcionar os serviços essenciais (supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde), atividades industriais, construção civil com 50% da capacidade e restaurantes para delivery.

Bruno Muniz 13 jul 2020 - 15:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)

Cetias (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Cabeça Gesso (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Centrus (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
JCL (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Athom (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
1Farma (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
BestNet (Lateral)
House Club (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Cetias (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Vitta (Lateral)
Aplicativo