Destaques Paulo Câmara apresenta plano de reabertura econômica aos prefeitos do Estado

Paulo Câmara apresenta plano de reabertura econômica aos prefeitos do Estado


Na ocasião, o governador sugeriu reuniões na próxima semana para o debate de planos regionalizados de flexibilização do isolamento.

O governador Paulo Câmara (PSB) participou, nesta terça-feira (2), de uma videoconferência com prefeitos do Estado para apresentar o Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, anunciado ontem pelo governo estadual. O encontro foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e contou com a presença dos secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Planejamento, Alexandre Rebelo.

De acordo com a Amupe, durante toda a reunião, os representantes do Executivo estadual demonstraram estar dispostos a debater com os gestores municipais a construção de planos regionalizados, sempre respeitando as orientações das autoridades de saúde. O governador, por exemplo, teria sugerido reuniões na próxima semana com os municípios das macrorregiões de Pernambuco para tratar do tema.

“Esses encontros ajudarão na discussão das peculiaridades de cada região. Desde o início é nosso intuito buscar essa regionalização, tenho discutido isso com a área da saúde. Evidentemente não dá pra discutir o plano município por município, mas dá pra gente montar por macrorregião”, disse Paulo.

André Longo, por sua vez, justificou a opção do Estado de, no momento, não realizar flexibilizações regionais.

“Nesse momento nós preferimos ser conservadores e decidimos não fazer nenhuma flexibilização regional pelo menos durante essa semana. No entanto, a partir da próxima semana tudo isso será levado em conta”, pontuou o secretário.

Na ocasião, ao mostrar aos prefeitos ponto a ponto do plano de reabertura, Alexandre Rebêlo explicou que o governo levou em consideração três índices ao optar pelas mudançasda maneira como fez.

“Em Pernambuco, a tendência da curva é de estabilização da pandemia. Nós trabalhamos com três índices, o número de novos casos, o número diário de óbitos e a capacidade do sistema de saúde, por meio da quantidade de leitos de enfermaria e UTI, e os três também mantém a tendência de estabilização”, relatou o auxiliar do governador.

Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina, cidade que colocou em prática na última segunda-feira (1º) um plano próprio de reabertura econômica, ressaltou que todas as ações adotadas no município foram executadas com o conhecimento e consentimento do governo estadual.

“Petrolina é a segunda cidade no Estado que mais realiza testes. Seguindo critério populacional, testamos 1.700 pessoas a cada 100.000 habitantes, só ficamos atrás do Recife. Além da nossa proximidade com Juazeiro, na Bahia, que também está flexibilizando o isolamento. Toda retomada seguirá as recomendações das organizações sanitárias e será gradativa”, declarou o gestor.

“A situação é nova para todos os gestores e o diálogo entre Estados e Municípios é fundamental. A discussão regionalizada nos deixa mais próximos do problema e, consequentemente, mais próximos de acertar e vencer essa pandemia o mais rápido possível, seguindo as orientações das organizações sanitárias internacionais”, afirmou o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).

CHEFE DOS PODERES

Pela manhã, o governador comandou uma reunião com os presidentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP); do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Dirceu Rodolfo; e com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros.

Bruno Muniz 03 jun 2020 - 8:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac

APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sistemax (Grande)
Moda Center (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

BestNet (Lateral)
Centrus (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cetias (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Val Games (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
1Farma (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Vitta (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Athom (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
House Club (Lateral)
Totali (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
JCL (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Aplicativo