Cotidiano Hospital Regional do Agreste troca corpos em enterro

Hospital Regional do Agreste troca corpos em enterro


Essa semana o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, protagonizou uma situação que acabou gerando desconforto e revolta para duas famílias. Na ocasião a unidade hospitalar liberou dois corpos de forma errada para os enterros, ao sepultar uma idosa de 96 anos, Angelita Petronila dos Santos, em menos de duas horas após a sua morte, na cova de uma outra pessoa.

Além de ter morrido por infecção urinária e não Covid-19, a família dela só tomou conhecimento da troca do corpo quando seu neto Ricardo Mota foi comunicado da morte dela e se dirigiu ao hospital para providenciar o sepultamento. Chegando lá, ao perguntar pelo destino da avó, um servidor apontou para um corpo encoberto em meio a tantos outros no IML. Quando levantou a proteção do rosto dela, Ricardo tomou um susto: não era sua avó. Dona Angelita já havia sido sepultada sem a família se despedir dela e nem ao menos dar autorização com nome de outra vítima da Covid-19.

A confusão causada pelo hospital, controlado pelo Governo de Pernambuco, onde ela estava internada desde a última quarta-feira (24) com infecção urinária, tem outra gravidade: Seu neto afirma que ela não morreu de Covid, como está atestado no óbito, mas o comunicado da direção da unidade de saúde afirma que sim, depois dos trâmites do enterro de uma trapalhada que seria cômica se não fosse trágica.

Dona Angelita Petronila, na verdade, foi sepultada por engano, no Cemitério Dom Bosco, na cova de outra paciente, que faleceu no dia anterior. A família a quem pertence esta sepultura alega que só vai permitir a abertura para desenterrar o corpo mediante decisão judicial. Diante do imbróglio, Ricardo registrou um boletim de ocorrência para que a confusão fosse desfeita e dona Angelita seja enterrada no povoado de Malhada de Pedra, onde vivia. Ainda segundo relato do neto, a direção do Hospital Regional do Agreste, ciente da trapalhada, pediu para que ele retornasse à unidade de saúde hoje para desfazer o erro.

“Estamos pasmos e revoltados. Minha avó era uma pessoa que já vinha doente há muito tempo, mas teve uma forte infecção urinária e foi internada. Em nenhum momento do seu acompanhamento pela família o hospital constatou que ela contraiu Covid, mas mesmo assim sua causa mortis está registrada como Covid-19. Nunca vi em toda minha vida uma tamanha desorganização num hospital. Foi terrível levantar a cobertura que protege um defunto apontado como minha avó e descobrir que não se tratada do corpo dela. Nós queremos justiça, que o hospital agilize essa bronca jurídica para que possamos saber ao certo se minha avó está de fato enterrada nessa sepultura com nome de outra pessoa”, desabafa Ricardo.

NOTA
A direção do Hospital Regional do Agreste (HRA) lamenta o ocorrido e informa que a situação está sendo apurada a partir de uma sindicância, na qual já está formada a comissão, com o objetivo de detectar as falhas, apontar os culpados e evitar que fatos como esse voltem a acontecer.

A direção está à disposição dos familiares e das autoridades para os devidos esclarecimentos. As medidas legais para solução já estão sendo encaminhadas.

Bruno Muniz 30 jun 2020 - 20:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)

Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Kits Elásticos (Lateral)
Athom (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Val Games (Lateral)
1Farma (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
House Club (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
JCL (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Totali (Lateral)
Vitta (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Cetias (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Centrus (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Aplicativo