Destaques Campanha do MPPE sobre não acender fogueiras, queimar e comercializar fogos neste período junino conta com apoio do TJPE e TCE-PE

Campanha do MPPE sobre não acender fogueiras, queimar e comercializar fogos neste período junino conta com apoio do TJPE e TCE-PE


Neste ano, a tradicional festa de São João não poderá ser realizada tendo em vista a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por recomendação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), os prefeitos das diversas cidades estão emitindo decretos para que seja proibido o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifício, uma vez que tais artefatos podem vir a aumentar, ainda mais, a incidência de doenças respiratórias e consequentemente a procura das unidades de saúde devido, ainda, a queimaduras e aglomerações. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) são parceiros nesta campanha.

A fim de apoiar a conscientização da sociedade quanto à premente necessidade, o MPPE lança, nesta sexta-feira, 12, a campanha de conscientização do pernambucano no período junino. Com peças para circulação em redes sociais (notadamente o Whatsapp, Instagram e Facebook), envio de e-mail marketing e VT, a campanha procura alertar sobre a aglomeração de pessoas, que compromete o isolamento social; a fumaça, que aumenta o risco de doenças respiratórias (como asma, rinite, alergia, entre outras); o risco de queimaduras com fogos de artifício e fogueiras.

“A tradição junina é muito forte em nosso Estado. E nós sabemos que acender fogueiras e queimar fogos de artifício, naturalmente, provocam problemas relacionados à doenças respiratórias, o que pode resultar: no agravamento dos sintomas dos portadores da Covid-19; aumento na procura de leitos hospitalares já escassos; bem como incentivar o processo de contágio devido à aglomeração de pessoas. Essa é uma ação impopular, mas essencial para que seja possível preservar vidas. Com a campanha, poderemos viralizar essa informação para que possamos conscientizar a população da extrema necessidade dessas medidas”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. As informações acerca da impossibilidade de acender fogueiras, queimar e comercializar fogos está contida na Recomendação PGJ n.º 29/2020.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) são parceiros nesta campanha. “Nós que fazemos o Tribunal de Justiça de Pernambuco, apoiamos e endossamos integralmente essa campanha do Ministério Público de Pernambuco”, disse o presidente do TJPE, o desembargador Fernando Cerqueira. O presidente do TCE-PE, também reforça a necessidade da campanha.

“Não acendam fogueiras. Respirar já é um grande desafio para quem desenvolveu a forma mais agressiva da Covid-19. Fogueiras tornam tudo bem mais difícil, principalmente porque as pessoas não têm a opção de viver e morar em outro lugar. O jeito será tentar sobreviver inalando muita fumaça e impurezas”, disse o presidente do TCE-PE, Dirceu Rodolfo.

A campanha é assinada pela equipe de publicidade do MPPE, com produção da assessora ministerial de Comunicação Social, Evângela Andrade; planejamento, conceito e redação de Andréa Corradini; design e arte Leonardo Dourado; imagens da fotógrafa, Priscilla Buhr; edição e locução de Lais Rilda; e música do promotor de Justiça Diego Reis.

“Realizei a composição em 2015, quando passava uma temporada na Alemanha. A música, que faz parte do disco ‘Forró Instrumental’, lançado em 2017, é feita em parceria com maestro Bozó e fala sobre a saudade da nossa terra e das nossas tradições”, disse o promotor de Justiça Diego Reis. Ele realizou a cessão dos direitos autorais ao MPPE para utilização da composição nesta campanha.

Acompanhe os versos da campanha:

Este será um São João diferente,

pois no ano do Corona,

o mais importante mesmo

é a saúde da gente.

Com fumaça da fogueira,

é difícil respirar.

Asma, rinite, alergia,

problema de falta de ar.

Fogos causam queimadura,

o hospital precisa de lugar,

pra quem tá com o corona

poder se recuperar.

Cada um faz sua parte,

pra tudo isso passar.

Cuidando do coletivo,

vamos também nos cuidar.

Bruno Muniz 12 jun 2020 - 19:19m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)

APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Auto Planos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Athom (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Val Games (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
1Farma (Lateral)
BestNet (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
House Club (Lateral)
Vitta (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
JCL (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Cetias (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Aplicativo