Destaques Barreiras sanitárias implantas em Santa Cruz do Capibaribe são ineficazes e possuem fiscalização seletiva

Barreiras sanitárias implantas em Santa Cruz do Capibaribe são ineficazes e possuem fiscalização seletiva


Repórter do Blog do Bruno Muniz foi intimidado por agentes que estavam dando suporte em uma das barreiras.

Ativas em diversos outros municípios do Brasil, as barreiras sanitárias passaram a ser utilizadas desde que a pandemia do novo coronavírus ganhou contornos mais preocupantes com o aumento no número de casos. A iniciativa consiste em fiscalizar todos os veículos e pessoas que adentram na cidade com aferição de temperatura, checagem do uso de equipamentos essenciais como máscara e desinfecção dos veículos.

Em Santa Cruz do Capibaribe as barreiras sanitárias existem, mas desempenham um papel um tanto quanto questionável. Na manhã desta segunda-feira (08), dia em que muitos veículos estão entrando na cidade, a nossa reportagem realizou um levantamento nos pontos de fiscalização e constatou que o trabalho é mais institucional do que prático, já que a grande maioria dos veículos sequer são parados.

Barreira sanitária que fica situada na entrada da cidade nas imediações do Moda Center Santa Cruz – Foto: Jefferson Felipe (Agreg Imagem)

Na primeira barreira sanitária, esta que fica no sentido para quem chega de áreas como Poço Fundo e Jataúba, a fiscalização estava ocorrendo de maneira mais rígida, tanto na abordagem aos veículos como na desinfecção de veículos. No local haviam diversos agentes da saúde e vigilância sanitária em atividade.

Outra realidade

Barreira sanitária da principal entrada da cidade – Foto: Jefferson Felipe (Agreg Imagem)

A mesma realidade não ocorre na barreira que fica situada também na PE-160, mas na área que compete a principal entrada/saída de Santa Cruz do Capibaribe. No local, flagramos agentes sanitários agrupados em uma tenda e diversos veículos adentrando o município sem qualquer fiscalização ou sequer checagem de medidas preventivas.

O trecho é responsável por permitir a liberação de centenas de veículos, sobretudo em dias de entrega de mercadorias, o que exige que os cuidados com a saúde dos munícipes sejam redobrados. Infelizmente, não foi o que a nossa reportagem flagrou.

Confira no vídeo:

No local acima citado a fiscalização acontece de maneira seletiva, com automóveis sendo ligeiramente monitorados em investidas que se assemelham a educativas. Flagramos inclusive condutores sem realizarem nem mesmo o uso de máscara, item de segurança obrigatórios e previsto em decreto.

Intimidação

Durante a gravação desta reportagem um fato lamentável ocorreu no local. Na ocasião, o nosso repórter e cinegrafista Jefferson Felipe foi cercado por dois agentes do Departamento de Trânsito do município que de forma intimidatória passaram a realizar uma espécie de ‘inspeção’ em seu veículo. Um dos profissionais chegou a informar ao companheiro que havia colhido a descrição da placa da motocicleta.

Ao mesmo tempo em que tiveram interesse pelo veículo do profissional de imprensa que integra o nosso quadro de comunicação – devidamente utilizando máscara e seguindo outras recomendações dos órgãos de saúde – a equipe no local parece não atentar para a grande quantidade de veículos que estavam passando pela referida barreira sem qualquer tipo de restrição.

Nota

O Blog do Bruno Muniz repudia qualquer tipo de intimidação feita contra membros da imprensa, seja do nosso quadro de servidores ou de qualquer um outro. Em um momento como tal, é de nossa responsabilidade levar para a população o que realmente está acontecendo em todas as suas amplitudes. Reforçamos ainda que não deixaremos nos intimidar por ações e comportamentos hostis que eventualmente ocorram em campo.

Bruno Muniz 08 jun 2020 - 11:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)

Moura & Lima (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sistemax (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sign Digital (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Centrus (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
1Farma (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
JCL (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Vitta (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Val Games (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Aplicativo