Bruno Muniz - Editoriais Aumento dos casos de Covid-19 em Santa Cruz enquanto Pernambuco retoma atividades é a prova que a cidade falhou no isolamento social

Aumento dos casos de Covid-19 em Santa Cruz enquanto Pernambuco retoma atividades é a prova que a cidade falhou no isolamento social


Na matemática do coronavírus, isolamento curto e rígido é mais eficiente do que isolamento longo, flexível e visivelmente despreparado.

Desde o início mês de junho o Governo de Pernambuco tem anunciado uma série de medidas de retomada do comércio e de outros setores da sociedade. Na maior parte do estado essas ações estão sendo adotadas de maneira seletiva, porém contundentes. O mesmo não acontece com diversos municípios do Agreste que a esta altura ainda estão registrando muitos casos da Covid-19, responsável por todo esse impasse que já dura meses.

Como uma das principais cidades do Agreste de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe claramente falhou no âmbito do isolamento social. O temor da gestão de não tomar medidas drásticas fez com que a cidade apenas retardasse o aumento nos casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Hoje, enquanto o estado retoma suas atividades mesmo que de maneira gradativa, é o momento em que mais a cidade tem registrados novos casos do coronavírus.

A matemática é bastante simples. Ao não restringirem mais incisivamente o funcionamento da parte do comércio que seguiu funcionando, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe abriu precedentes para que a cidade levasse mais tempo até poder deixar a quarentena e o respectivo isolamento social. Este erro também não pode ser atribuído apenas ao prefeito Edson Vieira (PSDB), mas a maioria dos prefeitos da região Agreste que assim consequentemente cometeram os mesmos erros.

É necessário se mencionar também o processo confuso de testagem elaborado pela prefeitura, além das recorrentes denúncias de pacientes que enfrentaram –além do vírus – situações no mínimo desastrosas com erros e despreparo por parte de agentes fiscalizadores e de testagem. Hoje, mais do que nunca, a cidade precisa de transparência para saber exatamente quantos moradores já foram testados de fato.

Em recentes entrevistas o prefeito da conhecida ‘Capital da Moda’ alegou que o coronavírus foi uma surpresa desagradável para todos e que lidar com ele sem conhecê-lo foi uma tarefa árdua e desconhecida. As falas do gestor neste contexto são justificáveis, tendo em vista os tantos pontos peculiares do vírus que intriga cientistas mundiais. Mas, há de se concordar que a pandemia proporcionou tempo suficiente para que prefeitos e secretariado entendessem com riqueza de detalhes o que funciona e o que não funciona em se tratando de isolamento social e testagem eficaz.

Com uma população de 107 mil habitantes, os números de Santa Cruz do Capibaribe no quesito notificações estão hoje abaixo de 1 mil, mais precisamente 953. Destes, 284 foram testados como positivos. A grande dúvida da população é qual porcentagem corresponde ao número de testes realizados, pois de acordo com as notificações, mais de 30% daqueles que apresentaram sintomas da doença estavam de fato infectados com o novo coronavírus.

Por Bruno Muniz

Bruno Muniz 17 jun 2020 - 15:32m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Athom (Lateral)
Sistemax (Lateral)
1Farma (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Totali (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Val Games (Lateral)
Vitta (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Aplicativo