Cotidiano Prefeitura de Caruaru anuncia novas medidas de contenção do coronavírus

Prefeitura de Caruaru anuncia novas medidas de contenção do coronavírus


Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), anunciou as novas medidas nesta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa através de live nas redes sociais.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25) através de uma live para anunciar as novas medidas de contenção contra o aumento do coronavírus no município, que começam a valer a partir desta terça-feira (26) e vão durar 15 dias. A medida será tomada porque parte da população continua descumprindo as determinações do decreto municipal e os números de casos confirmados e mortes pelo vírus aumentando, totalizando 265 casos e 21 mortes no município.

Também participaram da coletiva o secretário de Planejamento, Diogo Bezerra, e o secretário Executivo de Saúde, Breno Feitosa. 

Raquel ressaltou que o município trabalha de maneira intensa desde o início de março, quando a pandemia chegou ao Estado.

“Temos dois pontos importantes que acendem o alerta. O primeiro, é a taxa de isolamento que chegou a 40% na última semana, precisamos elevar esse número para garantir que possamos sair dessa sem restrições e de uma maneira mais rápida. Também precisamos aprofundar as medidas e elas estão descritas para que a gente possa voltar ao normal o mais breve possível”. 

A tucana comunicou que encaminhará um projeto de lei para antecipar o feriado de São Pedro para a próxima quarta-feira (27), para ser apreciado na Câmara dos Vereadores de Caruaru.

“Já conversei com o bispo diocesano e também com o presidente da Câmara, que vai realizar uma sessão extraordinária para a apreciação desse projeto de lei hoje a tarde. Se aprovado, depois de amanhã haverá um feriado na cidade. Sei que contarei com a colaboração dos vereadores para que a gente possa quebrar a semana e garantir menos circulação de pessoas na cidade”.

O novo decreto municipal também diz que os trabalhadores de serviços essenciais precisarão medir a temperatura diariamente ao chegar no trabalho, caso apresente mais de 36,5 graus, o funcionário deverá voltar para casa. As empresas também deverão adquirir testes rápidos para os funcionários.

Perguntado sobre a quantidade de testes rápidos que o município tem disponível, o secretário Executivo de Saúde, Breno Feitosa, ressaltou que Caruaru “tem testado muito mais que a média nacional”.

“Estamos utilizando testes laboratoriais contratados pelo município, além daquilo o que está sendo ofertado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual. Também fizemos aquisições de testes rápidos para poder mapear a cidade”, afirmou.

O secretário de Planejamento, Diogo Bezerra, falou sobre a necessidade da intensificação das ações, “principalmente quando comparamos os dias com as ocorrências de óbitos do isolamento”.

“Tem menos ocorrência por dia no início de abril e isso foi dado justamente pela medida de isolamento tomada antecipadamente pelo município; depois, temos um aumento no final de abril para o começo de maio e, diante disso, pensamos em quatro estratégias específicas que vão ser implementadas amanhã no município”.

As ações de intensificação serão: ampliação de fiscalização das medidas dos decretos publicados; implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros e ampliação de testes para coronavírus na população

A prefeita pediu, ainda, que a população fique em casa durante esses 15 dias “para que possamos voltar a nossa normalidade o mais rápido possível”. 

Delivery Sulanca

A plataforma do Delivery Sulanca completou um mês de funcionamento na cidade nesta segunda-feira (25). De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, a plataforma é um sucesso e gerou uma movimentação financeira de R$ 13 milhões.

“Só para terem ideia, na primeira semana, foram oficializadas 300 entregas, e na última semana quase dobramos esse número, passando para mais de 550 entregas efetuadas aqui no estacionamento do Polo de Caruaru, dentro da plataforma Delivery Sulanca, o que seria uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 13 milhões nesse primeiro mês”.

No entanto, mesmo com as novas medidas decretadas pela prefeita Raquel Lyra, as atividades do parque 18 de maio relacionadas a feira da sulanca permanecem suspensas, como prevê o decreto municipal, que segue as recomendações dos órgãos de saúde.

Bruno Muniz 25 maio 2020 - 18:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Moda Center (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sistemax (Grande)
Cetias (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Auto Planos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Centrus (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Vitta (Lateral)
1Farma (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Athom (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Totali (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
House Club (Lateral)
Aplicativo