Cotidiano Novo golpe do WhatsApp usa gravação do Ministério da Saúde; Saiba como se proteger

Novo golpe do WhatsApp usa gravação do Ministério da Saúde; Saiba como se proteger


As mensagens automáticas do Ministério da Saúde são gravadas e utilizadas para conseguir o código de acesso do WhatsApp.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde realiza ligações automáticas para fazer perguntas à população sobre possíveis sintomas da doença. Essas mensagens estão sendo utilizadas para aplicar um novo golpe do WhatsApp. Nesta terça-feira (5), a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco alertou a população sobre a fraude.

“Os golpistas gravam a ligação automática do Ministério da Saúde, ligam para as pessoas e reproduzem a mensagem. No final eles informam que vão enviar um código para o telefone para que as respostas sejam validadas. Esse código, na verdade, é do WhatsApp e fornecê-lo dá acesso ao aplicativo”, explica o delegado Eronides Meneses em um vídeo compartilhado em sua conta no Instagram.

Os números nos quais o Ministério da Saúde faz as ligações automáticas são 136 e 0136. “As ligações feitas pelo Ministério da Saúde são feitas apenas por esses números e não é solicitado nenhum código recebido pelo celular. Qualquer número diferente com uma mensagem do Órgão é golpe”, enfatiza Meneses.

Cuidados
Não fornecer nenhum código é uma das principais dicas para não cair neste e em nenhum golpe do WhatsApp. Outra dica para aumentar a segurança do aplicativo é ativar a ‘Confirmação em duas etapas’. Assim será preciso preciso além do código, uma senha para ter acesso ao app.

Bruno Muniz 06 maio 2020 - 9:31m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)

Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moda Center (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)