Destaques No primeiro dia de quarentena mais rígida, Pernambuco atinge maior índice de isolamento social do País

No primeiro dia de quarentena mais rígida, Pernambuco atinge maior índice de isolamento social do País


Média geral do Estado ficou em 53,8%, e nos municípios abrangidos pelo decreto, índice médio de isolamento chegou a 60%

Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil no último sábado (16), primeiro dia da quarentena decretada nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Em média, 53,8% da população do Estado permaneceu em casa no sábado. Segundo georreferenciamento feito pela Inloco – empresa  com escritórios no Brasil e nos EUA – nas primeiras 24 horas de vigência do decreto de intensificação do isolamento social, nas cinco cidades submetidas a regras mais rígidas de controle de circulação, o índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (09).

O levantamento da Inloco revelou que o isolamento em Pernambuco ficou acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), quatro únicos estados brasileiros a superar os 50% de distanciamento social. Entre as cidades, o maior destaque ficou com o Recife, que atingiu 62,1% de isolamento no índice levantado pela InLoco. Foi o maior percentual entre as capitais brasileiras. Olinda registrou 61%, Camaragibe 59% e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa neste sábado.

“Quero agradecer à população pernambucana que está consciente da importância do isolamento social no enfrentamento da Covid-19. São números animadores que mostram que temos condições de chegar ao índice ideal, que é de 70% da população em casa, para frear a aceleração da doença”, afirmou o governador Paulo Câmara, que na manhã deste domingo (17) comandou uma reunião por videoconferência com todo o secretariado estadual para avaliar os resultados do primeiro dia da Operação Quarentena.

O governador reiterou que ainda há 14 dias pela frente nesse esforço da quarentena, e que sair de casa, só para uma compra essencial, ou para atendimento médico. “Quanto menos contato com outras pessoas, menor a possibilidade de se contrair o novo coronavírus ou de contaminar os outros, caso você esteja doente”, reforçou Paulo Câmara, em pronunciamento à população nas redes sociais.

AÇÕES NAS RUAS – Neste período da Operação Quarentena, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas manterá, diariamente, ações nos Pontos de Cuidado, voltados para o atendimento à população em situação de rua no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, realizando em média 720 atendimentos por dia. Os pontos servem ainda para pesquisar informações sobre sintomas da doença nessa faixa da população, além de repassar a ela instruções sobre as medidas de prevenção em linguagem adequada, considerando os hábitos da população.

A secretaria também promove a distribuição de quentinhas, totalizando mil almoços e mil jantares, todos os dias, garantindo segurança alimentar e equilíbrio nutricional com o padrão de qualidade das cozinhas do Senac. A logística é do Governo de Pernambuco, com o apoio de mais de 40 coletivos e instituições de atendimento à população em situação de rua para a distribuição dos alimentos no Grande Recife.

FISCALIZAÇÃO AMPLIADA – Nas 24 horas do sábado, foram montados 35 pontos de blitzes para fiscalizar o fluxo de veículos nas cinco cidades da RMR. Ao todo, 1.728 veículos foram abordados nos pontos de bloqueio. A Operação Quarentena, que envolve um efetivo de mil profissionais da segurança, também atuou nas fiscalizações a pedestres e estabelecimentos sem autorização para funcionar. Houve abordagens a 2.794 pessoas que circulavam nas cinco cidades e foram orientadas a retornar para suas casas. Foram fechados 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, bares e outros.

“Estamos observando o aumento da colaboração da sociedade no isolamento. Isso vem sendo visto na prática em locais que antes tinham grande movimentação, e também está sendo aferido por meio do georreferenciamento. Nas blitzes, a população tem colaborado com o rodízio, apresentado documentos e retornando quando é orientada. Nosso efetivo vem recebendo bastante apoio e incentivo, é importante ressaltar”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, acrescentando que neste domingo (17) a SDS ampliou para 43 o número de pontos de bloqueio de veículos e reforçou ações de fiscalização de medidas sanitárias.

Jefferson Felipe 18 maio 2020 - 8:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Clim Center (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
JCL (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Cetias (Grande)
RC Tecidos (Grande)

Instituto Olavo Bilac (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
JCL (Grande)
Lis Bambini
Best Net
Polo da Moda Campina (Grande)
Design Riscos (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Arrumadinho (Grande)

VÍDEO EM DESTAQUE

Império dos Camarões
Polo da Moda de Campina Grande (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Val Games (Lateral)
JCL (Lateral)
Real Tags e Etiquetas (Lateral)
HB Joias e Relógios (Lateral)
Clim Center (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
VRC College (Lateral)
Clínica Vitta (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Simone Joias (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Design Riscos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Academia Saúde e Forma (Lateral)
Autoescola Nossa Senhora das Graças (Lateral)
BestNet (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
House Club (Lateral)
Dr. Leonardo Brito (Lateral)
Immobilis (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Alan Vidros (Lateral)
Tintas Quimilson (Lateral)
Aplicativo