Destaques Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus

Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus


Adotado por quatro cidades do Maranhão, o bloqueio total é uma medida extrema para uma situação de grave ameaça do Sistema de Saúde.

A partir desta-terça-feira (5), o Maranhão terá um bloqueio em todas as atividades não essenciais. O Estado é o primeiro local do País a adotar o lockdown durante a pandemia do novo coronavírus. Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizado em alguns países, como Itália e Argentina, o bloqueio total das atividades se diferencia do isolamento social pela sua restrição.

Em Pernambuco, com 811 casos da doença confirmados no sábado (2) e mais 498 neste domingo (3), o Governo do Estado, que restringe o comércio apenas a serviços essenciais desde 21 de março, pediu apoio do governo federal para endurecer o isolamento social. No Recife, município com o maior número de casos, o prefeito Geraldo Júlio também planeja endurecer as regras do distanciamento.

Embora não impeçam a transmissão, as medidas durante a quarentena – período de isolamento social – visam reduzir a velocidade com que o vírus se propaga. Em boletim epidemiológico emitido no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde definiu as diferenças entre os três tipos de isolamento social.

Lockdown ou bloqueio total


Esse é o nível mais alto de segurança e pode ser necessário em situação de grave ameaça ao Sistema de Saúde. Durante um bloqueio total, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado.

O objetivo dessa medida é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo. Ela se mostrou eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.

Trata-se de uma imposição determinada por lei ou por decisão judicial, como aconteceu no Maranhão, em consonância com o decreto de isolamento social no Estado. Tudo que não for extremamente necessário à manutenção da vida e da saúde estará bloqueado durante dez dias, nas cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Nas quatro cidades citadas, será proibida a circulação de carros, exceto para compra de alimentos ou medicamentos e transporte de pessoas para hospitais. A entrada de veículos em São Luís também estará proibida, sendo permitido apenas o trânsito de carros com passageiros se deslocando para hospitais, ambulâncias, viaturas e veículos com cargas de produtos essenciais. As agências bancárias deverão funcionar somente para o saque de auxílio emergencial, salários e benefícios sociais.

Distanciamento Social Ampliado (DSA)


Essa estratégia não limitada a grupos específico, e exige que todos os setores da sociedade permaneçam na residência durante a vigência da decretação da medida pelos gestores locais. Esta medida restringe ao máximo o contato entre pessoas.

O objetivo é reduzir a velocidade de propagação, visando ganhar tempo para equipar os serviços com os condicionantes mínimos de funcionamento: leitos, respiradores, EPI, testes laboratoriais e recursos humanos.

Distanciamento Social Seletivo (DSS)


Já esse estágio determina que apenas alguns grupos devem ficar isolados, sendo selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou aqueles que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos e pessoas com doenças crônicas ou condições de risco como obesidade e gestação de risco. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.
O objetivo dessa estratégia é permitir o retorno gradual às atividades laborais com segurança, evitando uma explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha do tempo de absorver.

Jefferson Felipe 05 maio 2020 - 20:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Clim Center (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Clécia Lima (Grande)
RC Tecidos (Grande)
JCL (Grande)

Dr. Leonardo Brito
Jasfac (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Lis Bambini
Arrumadinho (Grande)
JCL (Grande)
Design Riscos (Grande)
Best Net
Unicesumar EAD (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)