Destaques Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus

Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus


Adotado por quatro cidades do Maranhão, o bloqueio total é uma medida extrema para uma situação de grave ameaça do Sistema de Saúde.

A partir desta-terça-feira (5), o Maranhão terá um bloqueio em todas as atividades não essenciais. O Estado é o primeiro local do País a adotar o lockdown durante a pandemia do novo coronavírus. Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizado em alguns países, como Itália e Argentina, o bloqueio total das atividades se diferencia do isolamento social pela sua restrição.

Em Pernambuco, com 811 casos da doença confirmados no sábado (2) e mais 498 neste domingo (3), o Governo do Estado, que restringe o comércio apenas a serviços essenciais desde 21 de março, pediu apoio do governo federal para endurecer o isolamento social. No Recife, município com o maior número de casos, o prefeito Geraldo Júlio também planeja endurecer as regras do distanciamento.

Embora não impeçam a transmissão, as medidas durante a quarentena – período de isolamento social – visam reduzir a velocidade com que o vírus se propaga. Em boletim epidemiológico emitido no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde definiu as diferenças entre os três tipos de isolamento social.

Lockdown ou bloqueio total


Esse é o nível mais alto de segurança e pode ser necessário em situação de grave ameaça ao Sistema de Saúde. Durante um bloqueio total, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado.

O objetivo dessa medida é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo. Ela se mostrou eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos.

Trata-se de uma imposição determinada por lei ou por decisão judicial, como aconteceu no Maranhão, em consonância com o decreto de isolamento social no Estado. Tudo que não for extremamente necessário à manutenção da vida e da saúde estará bloqueado durante dez dias, nas cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Nas quatro cidades citadas, será proibida a circulação de carros, exceto para compra de alimentos ou medicamentos e transporte de pessoas para hospitais. A entrada de veículos em São Luís também estará proibida, sendo permitido apenas o trânsito de carros com passageiros se deslocando para hospitais, ambulâncias, viaturas e veículos com cargas de produtos essenciais. As agências bancárias deverão funcionar somente para o saque de auxílio emergencial, salários e benefícios sociais.

Distanciamento Social Ampliado (DSA)


Essa estratégia não limitada a grupos específico, e exige que todos os setores da sociedade permaneçam na residência durante a vigência da decretação da medida pelos gestores locais. Esta medida restringe ao máximo o contato entre pessoas.

O objetivo é reduzir a velocidade de propagação, visando ganhar tempo para equipar os serviços com os condicionantes mínimos de funcionamento: leitos, respiradores, EPI, testes laboratoriais e recursos humanos.

Distanciamento Social Seletivo (DSS)


Já esse estágio determina que apenas alguns grupos devem ficar isolados, sendo selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou aqueles que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos e pessoas com doenças crônicas ou condições de risco como obesidade e gestação de risco. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.
O objetivo dessa estratégia é permitir o retorno gradual às atividades laborais com segurança, evitando uma explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha do tempo de absorver.

Bruno Muniz 05 maio 2020 - 20:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)

Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)