
Covid-19: Governo de Pernambuco enrijece quarentena em cinco municípios do estado
Cidades onde quarentena foi decretada possuem os maiores números do estado no que diz respeito a infecção comunitária.
Em decisão que visa aumentar os índices de isolamento social na Região Metropolitana, o Governo do Estado decretou quarentena, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As medidas serão implantadas no período de 16 a 31 de maio. Entre amanhã e o dia 15 de maio valem em caráter educativo. O decreto também prevê uma atuação integrada para conscientização das comunidades e a realização de campanhas de comunicação.
Entre as medidas de proteção, está a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras. Será implantado o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais.
O decreto determina ainda a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar. As exceções serão os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados. Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda, oito e Jaboatão, um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.
A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde. Também serão distribuídas cestas básicas e serão dadas orientações sobre benefícios assistenciais. Confira o pronunciamento do governador Paulo Câmara.
Confira o pronunciamento do governador:
Deixe uma resposta