Destaques Situação de barragens em Pernambuco preocupa

Situação de barragens em Pernambuco preocupa


A ocorrência de chuvas fortes no Agreste e no Sertão do Estado, nos últimos dias, resultou em transbordamentos e risco de rompimento de algumas barragens. O alerta foi feito, na Reunião Plenária desta quarta (8), pelos deputados Romero Sales Filho (PTB), Antônio Moraes (PP) e Doriel Barros (PT), que também trataram de outros temas durante pronunciamentos no Pequeno Expediente.

Barragem de Ipanema, Águas Belas – Pernambuco – Foto: Divulgação

O reservatório de Ipanema, em Águas Belas (Agreste), é um dos equipamentos nessa situação, apontou Sales Filho.

“Há alguns dias, a represa, cuja capacidade é de 1,12 milhão de metros cúbicos, está transbordando e a prefeitura começou a retirar as famílias das áreas ribeirinhas”, relatou. Em Afogados da Ingazeira (Sertão), uma barragem cedeu e encheu o riacho do bairro Borges, derrubando casas e pontes, deixando a cidade ilhada.

Ele ainda mencionou o rompimento da represa de Zumbi, em Arcoverde, também no Sertão.

“A água atingiu os municípios de Águas Belas (PE) e Santana do Ipanema (AL). De acordo com a Defesa Civil do nosso Estado, o impacto e o número de vítimas ainda não foram contabilizados”, observou Sales Filho, que foi relator da Comissão Especial das Barragens da Alepe, no ano passado, e apontou irregularidades em vários reservatórios visitados no documento final, entregue ao Governo do Estado. O petebista ainda elogiou ações da Prefeitura de Ipojuca no enfrentamento da pandemia de Covid-19: “Foi criado o Benefício Eventual Municipal (BEM) para os trabalhadores informais, que passarão a receber R$ 500 por mês”.

Antônio Moraes, que presidiu a Comissão das Barragens, registrou haver cerca de 120 equipamentos abandonados ou sem utilidade no Estado, o que torna os trabalhos de acompanhamento e manutenção ainda mais difíceis. Ele defendeu a articulação de autoridades municipais e estaduais para a elaboração de um plano de segurança dessas estruturas.

“É preciso pensar em caminhos para evitar tragédias durante este período de inverno rigoroso no Sertão”, acredita.

O deputado do PP ainda comentou o caso de uma vítima de Covid-19 sepultada no município de Macaparana (Mata Norte), sem os devidos cuidados para evitar a disseminação do vírus. Segundo ele, a confirmação da causa da morte foi posterior ao velório, que reuniu muitas pessoas.

“Sabemos que o resultado dos exames pode levar 24 ou 48 horas para ser liberado. Por isso, peço que os hospitais e a Secretaria Estadual de Saúde sejam mais rigorosos nos casos em que houver dúvida sobre a causa da morte, orientando sobre os cuidados necessários para não colocar mais pessoas em risco”, pontuou.

Doriel Barros agradeceu a solidariedade dos colegas diante das enchentes em Águas Belas e informou estar em diálogo com as autoridades estaduais sobre o risco de rompimento na barragem de Ipanema.

“Estamos todos preocupados com o possível rompimento da represa, mas o Governo do Estado está dando toda a atenção possível ao problema”, observou.

O parlamentar aproveitou o pronunciamento para lançar duas propostas de enfrentamento à pandemia: a suspensão da cobrança de parcelas da dívida do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dos pequenos agricultores, pelo Governo Federal; e a isenção do pagamento de energia elétrica para pessoas de baixa renda, pelo Estado.

“A conta de luz representa um custo muito alto para essas famílias, por isso a importância da medida”, salientou.

Jefferson Felipe 15 abr 2020 - 17:41m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Clim Center (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Cetias (Grande)

Jasfac (Grande)
Design Riscos (Grande)
Vitta (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Simone Joias (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Unicesumar EAD (Grande)
Best Net