Destaques Respirador pulmonar criado na UFPB e que custa 37 vezes menos que o padrão é aprovado pela Anvisa e já pode ser produzido em massa

Respirador pulmonar criado na UFPB e que custa 37 vezes menos que o padrão é aprovado pela Anvisa e já pode ser produzido em massa


Equipamento crucial na recuperação de pacientes com coronavírus foi desenvolvido em apenas 48 horas e surpreendeu até mesmo a comunidade médica internacional.

Uma excelente notícia para o combate ao coronavírus. O modelo de respirador pulmonar criado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve aprovação concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após passar por uma série de testes no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro.

Através de nota, o diretor da Inova UFPB avaliou que devido a urgência da pandemia do Covid-19, os respiradores serão produzidos massivamente para atender as demandas dos hospitais.

O equipamento de saúde além de ser tão eficiente quanto o modelo já utilizado nos hospitais custa algo entorno de R$ 400,00, 37 vezes menos do que o padrão que chega a ser orçado em até R$ 15 mil.

O ventilador pulmonar desenvolvido na UFPB em 48 horas pelos inventores Railson Ramos, Mario Ugulino, Válber Almeida, Tiago Maritan e Marcos Alves, faz uso da tecnologia touch-screen, é equipado com sistema multibiométrico e tem conectividade wireless. Assim, é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de aplicativo em dispositivos móveis como smartphones.

O equipamento também é de rápida montagem e programação, sendo possível operá-lo em 60 segundos. Outro detalhe é que ele não é um respirador de emergência, podendo ser usado indefinidamente, ou seja, um substituto aos convencionais comercializados atualmente. O mesmo também já chegou ao conhecimento da comunidade médica internacional e é visto lá fora com bons olhos.

Para solicitar permissão, basta entrar em contato com a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), através do e-mail inova@reitoria.ufpb.br.

Bruno Muniz 16 abr 2020 - 12:18m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)