Cotidiano Polícia Federal faz alerta de golpe no Whatsapp que promete auxílio da Caixa

Polícia Federal faz alerta de golpe no Whatsapp que promete auxílio da Caixa


Links repassados pelo aplicativo de mensagens pega dados pessoais e informações bancárias de vítimas.

A Polícia Federal de Pernambuco faz um alerta para mais um golpe no Whatsapp. As vítimas são pessoas que estão com pendências na documentação para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal.

Giovani Santoro, chefe da comunicação da PF em Pernambuco, explica como o golpe funciona.

“A pessoa recebe esse link e, logo de cara, é forçada a preencher três informações: nome completo, data de nascimento e o telefone. Depois que a pessoa responder também a algum cadastro, com informações pessoais e senha de banco, o bandido diz que ele já vai ter acesso a esse auxílio emergencial e vai receber um SMS em cinco minutos como forma de confirmação. Só que esse SMS já é o código de confirmação do Whatsapp para roubar e clonar o Whatsapp, clonando seus contatos e agendas. Com as informações bancárias, pode inclusive até sacar valores do bolsa família, sacar valores do FGTS, abrir contas em bancos virtuais e aí ter direito a cartão de crédito, empréstimo bancário e a pessoa depois é surpreendida com dívidas que não contraiu”, explicou Santoro.

O chefe da comunicação da PF reforça o pedido de nunca abrir links sem saber se são confiáveis, não responder cadastros com informações pessoais e nem passar contatos telefônicos de sites que não se sabe a procedência. Ter também um antivírus no celular e jamais estar compartilhando esses links com outras pessoas.

Jefferson Felipe 27 abr 2020 - 11:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Instituto Olavo Bilac (Grande)
Cetias (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Bezerra Poços (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Farma Fácil (Grande)
JCL (Grande)
Clim Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)

Dr. Leonardo Brito
JCL (Grande)
Simone Joias (Grande)
Lis Bambini
Best Net
Jasfac (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Vitta (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)