Destaques Parlamentares aprovam propostas para enfrentar novo coronavírus

Parlamentares aprovam propostas para enfrentar novo coronavírus


O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta (16), em Primeira e Segunda Discussões, um conjunto de projetos de lei (PLs) com objetivo de minimizar os prejuízos humanos, econômicos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19 em Pernambuco. Por unanimidade, os parlamentares deram aval à proposição do Executivo que concede pensão integral a familiares de servidores públicos de áreas essenciais que venham a falecer em virtude da doença.

Também foram acatadas propostas para agilizar compras e obras necessárias ao enfrentamento da doença, remanejar recursos para a área da saúde e suspender o prazo de validade de concursos públicos vigentes. Além disso, os legisladores foram favoráveis aos decretos para reconhecer o estado de calamidade pública em mais 30 municípios pernambucanos.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1045/2020 cria uma pensão especial a ser acrescida ao valor já previsto na legislação previdenciária atual, a fim de garantir às famílias uma remuneração equivalente ao salário integral do servidor falecido. Além disso, permite que profissionais afastados do serviço por causa da Covid-19 continuem a receber as gratificações constantes da Lei Complementar nº 194/2011.

Conforme o Decreto nº 48.835/2020, terão direito ao benefício os funcionários que mantiverem atendimento presencial por determinação do Governo do Estado nas seguintes áreas: saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.

Durante a discussão da Ordem do Dia, os parlamentares destacaram tratar-se de iniciativa inédita no Brasil, elogiaram o governador Paulo Câmara pela sensibilidade e reforçaram a necessidade de garantir equipamentos de segurança individual (EPIs).

“Representa uma tentativa de reparar e fazer justiça a esses profissionais. No entanto, enfatizo o apelo para que o Governo do Estado aumente os esforços a fim de garantir a eles melhores condições de trabalho”, registrou Priscila Krause (DEM). Alberto Feitosa (PSC) somou-se ao pleito e sugeriu a organização de hospitais de campanha para garantir atendimento aos trabalhadores infectados.

“O Governo do Estado está fortalecendo o servidor público, em um movimento que vai na contramão do Executivo Federal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a chamar esses profissionais de parasitas e acabou com os percentuais fixos de investimento em saúde e educação”, criticou Isaltino Nascimento (PSB).

João Paulo (PCdoB), por sua vez, lamentou a queda nos repasses para o Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude da Emenda do Teto de Gastos. Tony Gel (MDB) e Pastor Cleiton Collins (PP) elogiaram o trabalho da Assembleia nesse processo.

Bruno Muniz 20 abr 2020 - 17:12m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Clim Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Clécia Lima (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cetias (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Império dos Camarões (Grande)

Jasfac (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
Design Riscos (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
JCL (Grande)
Clécia Lima (Grande)
Best Net
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Vitta (Grande)
Simone Joias (Grande)