Cotidiano MPF recomenda reabertura de agências dos Correios na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco

MPF recomenda reabertura de agências dos Correios na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco


Procuradores argumentam que serviços como distribuição de insumos para o combate ao coronavírus depende também da atuação dos Correios.

Argumentando que se trata de um serviço público essencial, o Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, expediu recomendações para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) providencie a imediata reabertura e o funcionamento de suas agências nas cidades de Chã Grande, na Zona da Mata e de São Joaquim do Monte e Taquaritinga do Norte, também no Agreste.

O decreto federal nº 10.282/2020 define quais serviços são essenciais e devem continuar funcionando neste momento de pandemia e isolamento social para prevenção da proliferação do novo coronavírus. O MPF argumenta que os Correios se tratam de um serviço público essencial, definido pelo decreto e por decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) e, dessa forma, a atividade não pode ser interrompida.

As recomendações, documentos de autoria dos procuradores da República Mara Elisa de Oliveira Breunig e Luiz Antonio Miranda Amorim Silva, são instrumentos de atuação extrajudicial do MPF. “A própria distribuição dos insumos para o combate da pandemia, como medicamentos, máscaras e álcool em gel, entre outros, também depende da atuação dos Correios, sobretudo nos pequenos municípios, que têm nessa empresa pública a única opção para o envio e o recebimento de mercadorias”, argumentam os procuradores.

A Superintendência dos Correios em Pernambuco por sua vez, havia informado que não poderia substituir os funcionários dessas agências que estão afastados, tornando impossível a retomada dos serviços postais. Os Correios têm 48 horas, a contar da notificação, para informar sobre o acatamento da recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as medidas judiciais cabíveis.

Jefferson Felipe 24 abr 2020 - 16:23m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Farma Fácil (Grande)
Cetias (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Clim Center (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
JCL (Grande)
Bezerra Poços (Grande)

Design Riscos (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Simone Joias (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Best Net
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Jasfac (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
Alan Vidros (Grande)
JCL (Grande)