Cotidiano

Como funciona a energia solar? A Mega Sollar explica


Os painéis fotovoltaicos transformam energia solar em energia elétrica e estão preparados para gerar energia por mais de 25 anos, com eficiência e custo de manutenção próximo de zero. O processo todo pode ser ilustrado da seguinte maneira:

  1. O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica. Os painéis solares estão conectados uns aos outros e todos eles em conjunto entregam a energia gerada para um Inversor Solar (2).
  2. O inversor solar então converte essa energia recebida em forma de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada – (AC) (Na tensão de fornecimento da concessionária local), para que assim possa ser utilizada pelo sistema elétrico da propriedade.
  3. A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, reduzindo assim a quantidade de energia que você compra da companhia elétrica.
  4. Após a saída do quadro de luz, a energia já pode ser utilizada para alimentar TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.
  5. O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do Medidor (Medidor bidirecional). Este aparelho mede a energia da rua que é consumida quando não há sol. A energia solar gerada em excesso quando há muito sol é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energia”, para serem utilizado à noite ou nos próximos meses 

Como funciona o sistema de Micro Geração Distribuída

Resolução da ANEEL nº 482 de 17 de abril de 2012 estabelece as condições gerais para o acesso de micro e mini geração enviado aos sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como o sistema de compensação de energia elétrica.

O excedente de energia elétrica gerada pelo cliente será cedido à Concessionária de Energia, por meio de empréstimo gratuito e, posteriormente, será compensado com o consumo de energia elétrica ativa da mesma unidade, durante o mês de consumo.

Caso a energia gerada seja superior à energia utilizada na unidade consumidora, esse montante poderá ser compensado em outras unidades previamente cadastradas para esse fim, desde que sejam do mesmo titular (mesmo CPF ou CNPJ). Se ainda assim houver saldo de energia, o excedente poderá ser utilizado nos meses subsequentes.

Mais informações: (81) 9 8227-3209

Bruno Muniz 17 abr 2020 - 9:33m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)

Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cetias (Grande)