Destaques Socioeducandos da Funase aprendem a produzir álcool em gel para prevenir novo coronavírus

Socioeducandos da Funase aprendem a produzir álcool em gel para prevenir novo coronavírus


Ação está sendo desenvolvida em parceria com alunos e professor do curso de Química do IF Sertão-PE

Foto: Divulgação

Adolescentes em semiliberdade na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão aliando o aprendizado profissional com a prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com a ajuda de um professor e de alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), os socioeducandos estão produzindo itens de higiene pessoal, entre eles, álcool em gel, recomendado para a assepsia das mãos, dos antebraços e de parte do rosto. Pela importância no atual cenário de pandemia, o aprendizado das técnicas de produção desse insumo está sendo estendido a servidores da Funase e a familiares dos adolescentes.

A experiência está acontecendo na Casa de Semiliberdade (Casem) Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Para a fabricação do álcool em gel, são utilizados álcool 99%, água, coagulante carbopol, glicerina e corante, entre outras substâncias. Parte do que já foi produzido ficou na unidade da Funase e também foi distribuída entre as famílias dos socioeducandos, levando em conta que se trata de um produto já em falta em farmácias da região. Outros itens de higiene, como amaciante, detergente, sabão em barra, sabonete líquido e perfume, também vão entrar na produção nas próximas aulas a partir do uso de óleo residual como matéria-prima.

Foto: Divulgação

Os instrutores cursam Química no IF Sertão-PE e foram idealizadores do projeto junto à direção e à equipe técnica da unidade da Funase. Além de ocorrerem em um contexto de preocupação com a Covid-19, as aulas buscam estimular o empreendedorismo e a preservação do meio ambiente por meio do reaproveitamento de substâncias que seriam descartadas na natureza.

“Uma dos nossos objetivos era integrar pais e filhos no ambiente socioeducativo. Com a intensificação do número de casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, levar esse aprendizado para socioeducandos, funcionários e familiares passou a ser uma oportunidade de unir profissionalização e cuidado com a saúde”, disse a coordenadora geral da Casem Petrolina, Nair Mirelle.

PREVENÇÃO  A Funase, que atua com populações em privação ou restrição de liberdade, já está adotando medidas no que diz respeito à prevenção ao novo coronavírus. A ação segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco no sentido de recomendar a atenção com a higiene pessoal e com o abastecimento de insumos nas unidades socioeducativas. Na próxima semana, a instituição deve se reunir com a coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPPE) para dialogar sobre estratégias.

Bruno Muniz 16 mar 2020 - 14:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)