$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Homem é encontrado morto em Santa Cruz do Capibaribe

No final da tarde deste sábado (29), um homem identificado como Júlio César de Sena Aragão, de 41 anos, foi encontrado morto no interior de sua residência na Rua Santa Cecília, no bairro Palestina em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.
Foto: Ademilton Silvas
Segundo informações repassadas para nossa equipe de reportagem Júlio César, conhecido popularmente por "Xuxu", teria ingerido vários medicamentos e acabou morrendo no interior da residência, onde morava com a sua mãe.
Foto: Ademilton Silva
Polícia Militar do 24º BPM esteve realizando o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil, e do IC (Instituto de Criminalista) para realizar a perícia no local do ocorrido. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.




Polícia realiza apreensão de drogas em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
No decorrer dessa semana, policiais do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) do 24°BPM estavam realizando rondas pelas ruas do bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe, quando se depararam com um jovem de 18 anos, o qual estava em uma bicicleta e parou em uma residência, que já estava sendo monitorada pelo efetivo.

De pronto, o policiamento se aproximou e outro jovem, este de 20 anos, tentou correr adentrando no imóvel onde foi abordado e flagrado com um big big de maconha. O mesmo informou que seria para vender ao outro envolvido. Ambos confessaram a comercialização do entorpecente.


O jovem de 20 anos afirmou ter mais droga dentro da sua residência, onde foi encontrado aproximadamente 27 gramas de maconha pronta para consumo.

Diante dos fatos, os envolvidos juntamente com o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi realizado os procedimentos de praxe, ficando ambos a disposição da justiça.

Visão Econômica: Os efeitos econômicos do coronavírus no Brasil — Por Rômulo Renan


No mundo globalizado em que vivemos, ou seja interligado, temos efeitos diretos e indiretos, imediato e mediato. Quando acontece o temor de uma pandemia imediatamente diminui o fluxo de pessoas, rapidamente impactando setores como o turismo, e posteriormente entra em processo de desaceleração da produção e comércio. A China é um dos principais compradores do Brasil, e grande fornecedora de bens e produtos do Brasil e do resto do mundo, sua desaceleração afeta muitos países e causa um efeito dominó na produção mundial.

Com o temor de um vírus alcançar outros países, a coisa se agrava mais ainda, pois acelera em muito o processo de retração, aliando a dados imprecisos que tentam diminuir a gravidade. Se só a China nos afeta, vários países que possam nos afetar, aumenta muito o processo de um efeito em cadeia. Quando o vírus é noticiado em nossa terra aí vemos piora, passamos de agente passivo para ativo, além de desperdiçar gastos com o combate à doença, nossa produção interna e mercado interno deve se retrair, gerando danos ainda mais incalculáveis.

O dólar não para de subir, devido a ser o porto seguro das moedas e base da monetização mundial, e a medida que o temor se agrava a tendência é que continue, que diga-se de passagem não beneficia nem os exportadores brasileiros. A Bolsa, caraterística de antecipação dos fatos e nervosismo, cai e deve ampliar suas percas com as noticias, de alastramento do vírus e consequentemente paralisação da produção.

O governo por outro lado não ajuda, seja por parte do presidente ou do seu principal ministro, entram em discussão desnecessária e medíocre. Embora cedo, mas dá para avaliar, o governo só responsabiliza os outros pela sua inércia e desenvolvimento pífio, não tem postura adequada diante de problemas estruturais e prioritários. A crise externa é algo exógeno e não há como controlar, mas crise interna política, principalmente neste período, não era nem pra se cogitar, ainda mais com interesses escusos.

Com essa atual crise mundial e desconfiança interna, o país caminha para mais um ano pífio, crescer a taxa de 1%, 2% não nos leva a lugar nenhum, a crise parece-me estar acedente ainda, daqui que ela estabilize e voltemos a produção normal, o ano não se recuperará mais, vamos sentir o peso da crise nos próximos meses ainda mais e ao final do ano devemos estar com resultados bem baixos à expectativa, muito cedo para afirmar números.   

Por Rômulo Renan


Acusados de assassinato contra o garoto Flânio Macêdo passam por julgamento

Após três adiamentos do júri, familiares da vítima alegam não terem mais condições financeiras de comparecessem ao tribunal, no Recife.
Foto: Víctor Silva
Após ser adiado por três vezes, teve início na última quinta-feira (27) o julgamento dos acusados de matarem em um ritual de magia negra o garoto Flânio Macêdo da Silva. 

Durante o dia os acusados foram questionados sobre a atuação no sequestro e sobre o ritual que assassinou Flânio Macêdo da Silva. Estes negaram participar do crime e afirmaram que não conheciam e nunca tinham visto a criança.

Um destaque foi para o depoimento de Edileuza Maria que primeiro confessou, detalhou todo o crime, disse estar arrependida e posteriormente negou tudo dizendo está sendo pressionada a mentir.

Edileuza Maria, uma das acusadas que inclusive anteriormente havia confessado e detalhado o crime alegando que estava arrependida, voltou atrás em sua versão negando tudo. A mesma afirmou que estava sendo coagida a mentir sobre o caso.

Ainda de acordo com informações relatadas em tribunal, os acusados do crime afirmam que sofreram tortura policial para que na época afirmassem que possuíam participação no crime.

Um dos casos que chama atenção sobre o julgamento é que dos familiares do garoto Flânio Macêdo, apenas uma tia e o seu esposo estiveram presentes, Os demais familiares alegaram que não tinham mais condições financeiras de ir ao Recife já que o julgamento foi adiado três vezes, fazendo com que os mesmos apenas gastassem recursos sem qualquer resolução.

A sessão foi presidida pelo juiz de Direito e titular do 4° Tribunal do Júri do Recife Dr. Abner Apolinário da Silva. A acusação está a cargo do promotor Dr. Edvaldo Souza e o advogado assistente de acusação Dr. Laelson Teixeira.

O advogado Alexandre Almeida, defensor de um dos acusados conversou com o repórter Víctor Silva, correspondente do Blog do Bruno Muniz nesta ocasião:
"Diante da repercussão que foi lá em Brejo, em Santa Cruz a gente vê com atenção essa questão. Houve todos aqueles princípios de motim, a população na tentativa de linchar os acusados fazendo um julgamento precipitado com base no depoimento de uma pessoa que a gente vê que não goza das faculdades mentais de forma plena e hoje isso foi mostrado aqui no tribunal do júri", disse o Dr. Dr. Alexandre Almeida, advogado do acusado Genival Rafael Costa, vulgo "Pai Véi".
O caso
Foto: Divulgação
Flânio Macedo desapareceu no dia 1º de julho de 2012, quando saiu de casa, na Travessa Ana Maria da Conceição, por volta das 6h, para carregar frete na feira. Depois de procurar a polícia e a imprensa, parentes souberam que ele tinha sido visto na Zona Rural, empurrando a carroça que usava para trabalhar e, na frente, ia um homem em uma bicicleta.

O corpo do garoto foi encontrado dez dias depois, já em estado de decomposição, no Sítio Camarinhas, um local de difícil acesso e, segundo a polícia, conhecido por receber rituais macabros. A cabeça do menino estava a cerca de um metro de distância do corpo e sem os olhos. Os braços e as pernas estavam amarrados e ele estavam sem roupas.

Perto do corpo de Flânio havia objetos usados em rituais de magia negra, como bonecos de vodu, penas, ossos, velas, panelas e comida. A carroça que o menino utilizava para fazer os fretes também estava no local.



Caruaru sediará 1º Fórum de Direito Animal

No próximo dia 3 de abril, a cidade de Caruaru, no Agreste, receberá o 1º Fórum de Direito Animal com o tema "Dignidade e Direito dos Animais – Desafios e Soluções para a Sociedade e o Poder Público".
Foto: Divulgação
O evento realizado pela GAEDA (Grupo de Apoio Especial e Defesa Animal) terá mais informações divulgadas nos próximos dias, mas já se sabe que haverão palestras, oficinas e outras atividades voltadas para o contexto da causa animal.


Ao retornar de viagem de carnaval, serralheiro se depara com estabelecimento arrombado em Santa Cruz

Nesta quinta-feira (27), um serralheiro que possui uma oficina no bairro Bela Vista, nas imediações do Cabana Club, em Santa Cruz do Capibaribe, se deparou com a mesma arrombada após retornar de uma viagem de feriado.
Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
De acordo com a própria vítima e narrou o fato em grupos do WhatsApp, ao retornar para trabalhar o mesmo encontrou o teto de sua oficina perfurado e notou que estavam faltando uma série de ferramentes.

Ainda segundo os relatos, os criminosos teriam levado diversos itens cruciais para o funcionamento do negócio, prejudicando e muito o proprietário. O caso deverá ser levado ao conhecimento da polícia.


Retiros espirituais movimentaram aproximadamente 30 mil pessoas em Santa Cruz do Capibaribe

Durante o período de carnaval, os retiros espirituais realizados no município de Santa Cruz do Capibaribe movimentaram aproximadamente 30 mil pessoas na cidade, segundo números levantados pelas próprias igrejas. O grande fluxo de público se deu pelos inúmeros eventos realizados por ministérios religiosos como Assembleia de Deus, Vale da Benção I e II, Universal e outros.

De acordo com as igrejas que informaram dados sobre os seus respectivos retiros, os eventos receberam não apenas fiéis locais, mas membros de outros ministérios e até mesmo de outras cidades. A grande quantidade de pessoas na cidade movimentou inclusive o comércio, mantendo estabelecimentos abertos em praticamente todos os dias.


Santa Cruz do Capibaribe – Operação Carnaval tem balanço negativo com dois homicídios

Um dia antes ao início da referida operação um homicídio já havia ocorrido, totalizando agora, três assassinatos no ano de 2020.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
Realizada todos os anos na cidade de Santa Cruz do Capibaribe durante o período carnavalesco, a Operação Carnaval foi instituída como uma opção de segurança tanto para os moradores que permanecem no município como aqueles que buscam a região litorânea.

Para os que deixam a cidade, um dos maiores temores são os arrombamentos. Este ano, alguns deles foram relatados nas redes sociais, porém o mais comentado acabou sendo a tentativa de invasão ao imóvel de um ex-prefeito do município. Neste caso a polícia acabou agindo e não foram registrados itens roubados da moradia.

Tirando um pouco do foco dos atentados aos patrimônios privados, o ponto negativo definitivamente ficou com as mortes registradas na cidade durante o período. Foram três homicídios em quatro dias, sendo dois deles já dentro do período de Operação Carnaval.

Os crimes de morte foram praticados na quinta-feira, dia 20, na sexta-feira (21) e no domingo, dia 23, inclusive vitimando um vigilante de 45 anos identificado como Gildo Manoel da Silva.

Prisão em congresso religioso
Foto: Divulgação
Apesar do balanço negativo no âmbito das mortes, a polícia realizou importantes prisões durante o período de carnaval na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. A principal delas foi em desfavor do ex-conselheiro tutelar Natanael Ricardo Fernando da Silva (idade não informada), este que ao invés de proteger um adolescente de 16 anos conforme já havia uma vez sido eleito para tal, abusou sexualmente do mesmo.

Natanel foi detido por força de mandado de prisão enquanto participava do congresso UMADESC realizado pela Igreja Assembleia de Deus no estacionamento do Moda Center Santa Cruz. O crime em questão aconteceu no ano de 2011.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
Ainda relacionado a prisões, a polícia prendeu na segunda-feira (24) dois homens que seriam suspeitos de executarem o vigilante Gildo Manoel na sexta-feira (21), porém as suspeitas contra a dupla não se confirmaram. Apesar disso, ambos os homens identificados como Bueno Wilker Laurentino Gonzaga (20 anos) e Bruno Soares (22) permaneceram presos por estarem portando arma, munições e pássaros silvestres.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e os demais órgãos de segurança devem divulgar o balanço oficial da Operação Carnaval nas próximas horas.


Caminhonete da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe derruba poste e fecha Avenida Rui Barbosa, em Recife

Foto: Diogo Cavalcanti (Diário de Pernambuco)
Uma caminhonete bateu em um poste no início da manhã desta quinta-feira (27), na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Ocorrida em frente ao Colégio Agnes, a colisão derrubou o poste, que fechou as três faixas da via. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram até o local para desviar o tráfego da avenida para a Rua Amélia. 

O veículo pertence à Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, município do Agreste de Pernambuco, que fica a 192 quilômetros de distância do Recife. O motorista da caminhonete trafegava pela Avenida Rui Barbosa quando, por volta das 5h, perdeu o controle da direção e colidiu no poste. Segundo a CTTU, o homem ficou levemente ferido.

Duas viaturas da CTTU foram deslocadas para o ponto do acidente, bem como quatro agentes de trânsito. Uma equipe de batedores também foi para lá, ajudar no ordenamento do tráfego. Linhas de ônibus que passam pela localidade também estão sendo desviadas para a Rua Amélia, tal como os veículos comuns.

O veículo estava sendo dirigido por José Bernardo Santana da Silva, de 47 anos. Ele trouxe de Santa Cruz para o Recife três pessoas - duas mulheres e uma criança - para tratamento no Hospital Maria Lucinda, no Parnamirim. No momento da colisão, ele estava sozinho no veículo. “Pista molhada, não deu para desviar, derrapei e aconteceu, infelizmente. Foi um susto e tanto. Mas por sorte estava só”, disse à reportagem.

A Avenida Rui Barbosa é uma das vias mais importantes para o trânsito no Recife. Ela recebe uma média de 25 mil veículos por dia, além de 23 linhas de ônibus diferentes.

Nota da Celpe
Em nota à reportagem, a Celpe afirma que "equipes encaminhadas ao local isolaram a área e trabalham, no momento, para recomposição da rede elétrica afetada. Cerca de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido devem ser restabelecidos com a conclusão da primeira etapa do serviço, em cerca de uma hora. Os demais terão o fornecimento normalizado após a substituição do poste e transformador atingidos pelo veículo, com previsão para o fim da manhã".
Fonte: Diário de Pernambuco

Fies: candidatos já podem acessar resultados

Imagem meramente ilustrativas
O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes.

Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março. Já os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão comparecer à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento.

Os estudantes não pré-selecionados na modalidade Fies foram automaticamente incluídos na lista de espera e devem acompanhar sua eventual pré-seleção entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2019, na página do Fies. Na modalidade P-Fies não existe a etapa de lista de espera.

Neste semestre, o programa vai oferecer 70 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior. Ele está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes.
Foto: Divulgação
Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies fez mudanças no programa que só valerão a partir do segundo semestre deste ano. 

Uma das alterações é a possibilidade de cobrança judicial de contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos. 

Hoje a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada, só continua a se enquadrar nesse campo quem tiver dívida menor que R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados. 

Para o P-Fies, o comitê definiu independência em relação ao Fies, para, segundo o Ministério da Educação (MEC), “dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade”. Não haverá exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies) e nem será imposto limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Também será possível contratar o P-Fies durante todo o ano. 

As mudanças também atingiram o uso da nota do Enem como forma de ingresso no Fies. Hoje é preciso ter nota média mínima de 450 pontos e apenas não zerar a redação para pleitear o financiamento. O comitê estabeleceu uma nota de corte também para a parte discursiva - 400 pontos -, que está abaixo da nota média nacional, de 522,8. Essas mudanças valem a partir de 2021. 

A nota do Enem também servirá para limitar transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Será necessário ter obtido, no Enem, resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado. 

O comitê ainda aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.


UMADESC tem recorde de público em 14ª edição



Neste mês de fevereiro, a Igreja Assembleia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe realizou mais uma edição do seu congresso anual de jovens (União de Mocidade da Assembleia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe).

O evento que recebeu milhares de pessoas de diversas partes do estado bateu recorde de público chegando a registrar noites com aproximadamente 10 mil pessoas.

A reportagem do Blog do Bruno Muniz esteve no evento que aconteceu pela primeira vez no estacionamento do Moda Center Santa Cruz e coletou algumas imagens do congresso.