Destaques Diversidade Literária: Resenha de Santaninha — Por Bruna Marques

Diversidade Literária: Resenha de Santaninha — Por Bruna Marques


“Vai-te, era de setenta,De ti é que o mal nos vem:Setenta e sete foi seco,Setenta e oito também,Setenta e nove criouO Imposto do Vintém.”

Santaninha é uma obra literária de cunho de pesquisa desenvolvidos pelos autores Arievaldo Vianna e Stélio Lima e publicado pela editora imeph.

Santaninha a princípio, era um personagem distante, quase evanescente, então a pesquisa criteriosa deu -lhe um rosto, esboçou traços de sua personalidade e reconstruiu sua trajetória de migrante que deixou o Ceará e se instalou no Rio de Janeiro, tornando-se, na então capital federal, um cronista popular.

Foto: Bruna Marques (Agreg Imagem)

A obra traz a vida e obras de João Santana de Maria, tendo pseudônimo de Santaninha, este que foi o pioneiro da literatura de cordel brasileira. Dentre os pontos abordados está a biografia, os aspectos de sua poesia, além de algumas de suas obras publicadas.

“Setenta e sete foi seco,Setenta e oito também.Na província cearense,Quase não fica ninguémDe seca, de fome e peste,E os pobres sem um vintém.”

O enredo foi muito bem estruturado, em cerca de 134 páginas, os pesquisadores e autores conseguiram reunir muitas informações, e as repassaram de forma detalhada e clara, não foi difícil obter conhecimento sobre o Santaninha com a construção coesa e coerente da pesquisa.

Parabenizo os autores pela qualidade da pesquisa, foi muito gratificante conhecer um pouco da caminhada de um autor que foi pioneiro do cordel brasileiro, que nada mais é um dos generos que mais gosto de trabalhar com os meus alunos. Desta forma foi muito prazerosa a leitura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Trechos da obra O Imposto do Vintém.

Editora: Imeph

Edição: 2017

Gênero: Pesquisa

Por Bruna Marques

Bruno Muniz 29 jan 2020 - 15:08m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Amanda Barros (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Iran Bikes (Grande)
JCL (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)

Unicesumar EAD (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Best Net (Grande)