Os Cadastros fazem parte do Cadastro da Atenção Básica que é complemento do Cadastro Nacional do SUS (CadSUS). O objetivo de realizá-lo é para apoiar o mapeamento das características sociais, econômicas e de saúde de cada habitante.
O cadastro é feito pelos agentes comunitários de saúde que realizam as inscrições de cada pessoa e orientam as famílias em relação à utilização dos serviços de saúde disponíveis, e também desenvolvem ações educativas em promoção à saúde, prevenção de doenças e acompanhamento dos que possuem programas sociais e de transferência de renda como o Bolsa Família.
De acordo com a coordenadora de atenção básica, Fabrícia Neves, é necessário que as pessoas recebam os agentes de saúde para realizar o cadastro, uma vez que ele auxilia tanto os moradores a terem acesso à saúde básica quanto às Unidades para manterem os atendimentos e o recebimento de recursos federais.
Caso o cidadão não tenha o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), é preciso que ele procure a Secretaria de Saúde, localizada na Rua João Hermano Silva, 69 - Dona Dom, com sua Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Caso seja uma criança, é preciso levar apenas a Certidão de Nascimento.