Destaques Pernambuco – Reforma da Previdência do Governo Paulo Câmara é aprovada

Pernambuco – Reforma da Previdência do Governo Paulo Câmara é aprovada


O relatório favorável ao projeto de lei complementar que muda o sistema de aposentadorias dos servidores em Pernambuco foi aprovado nesta quarta-feira (11) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O parecer é do líder do governo Paulo Câmara (PSB) na Casa, Isaltino Nascimento (PSB).

Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)

O texto que passou foi o apresentado pelo governo, que estabelece o percentual de contribuição em 14%. Atualmente, é de 13,5%. Teresa Leitão (PT) e o mandato coletivo Juntas (PSOL) também haviam apresentado emendas para que as alíquotas fossem escalonadas. Nenhuma foi incorporada ao relatório de Isaltino Nascimento. A única emenda acatada foi da deputada de oposição Priscila Krause (DEM), alterando o período de vigência da mudança. A proposta da parlamentar era de que a nova alíquota começasse a valer em 31 de julho de 2020. Com um acordo, a data para entrar em vigor é um dia depois, em 1º de agosto do próximo ano. O texto original do governo previa que o percentual passaria a valer 90 dias após a sanção da lei. O projeto do governo também prevê a criação do Funprev, um fundo de capitalização complementar para novos servidores, em que o valor máximo a ser pago de aposentadoria é o mesmo que o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança nas regras de aposentadoria tramita em regime de urgência na Assembleia. A proposta será analisada pelas comissões de Administração e Finanças nesta quarta-feira (11) e em plenário na quinta-feira (12). Antes da votação do relatório, Priscila Krause havia pedido destaque para uma emenda de Antônio Coelho (DEM) que estabelecia uma progressão nas alíquotas. 

“Esse mecanismo é para o rico pagar mais e não foi sequer levado em consideração”, disse Priscila Krause.

Porém, o destaque teve apenas o voto dela e foi derrotado. Apesar disso, a parlamentar saiu em defesa da reforma da Previdência.

“A reforma da Previdência não é optativa, é necessária, porque senão todos ficarão sem aposentadoria num futuro muito breve”.

Isaltino Nascimento defendeu que a proposta segue o que determina a reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (sem partido), promulgada há um mês. 

“Todos têm que se adequar, sob pena de entrar em ilegalidade e insolvência”, afirmou o deputado estadual Tony Gel (MDB).

Com informações do NE10

Bruno Muniz 11 dez 2019 - 14:40m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Auto Planos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)