Destaques Ônibus em situação crítica coloca em risco a vida de pacientes de Santa Cruz do Capibaribe que fazem TFD

Ônibus em situação crítica coloca em risco a vida de pacientes de Santa Cruz do Capibaribe que fazem TFD


Veículo além de não oferecer conforto e segurança, encontra-se com débitos de multas de trânsito em aberto.

Essa semana a reportagem do Blog do Bruno Muniz tomou conhecimento do estado de má conservação em que se encontra um micro-ônibus utilizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe para o transporte de pacientes doentes. O veículo utilizado pela Secretaria de Saúde para Tratamento Fora de Domicílio – TFD está longe dos padrões estabelecidos para a segurança dos passageiros.

Estrutura do veículo visivelmente está danificada – Foto: Cortesia/Divulgação

O TDF é oferecido para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades e receber atendimento médico, já que o município não dispõe de unidades hospitalares de grande porte para atender a todas as demandas. Além do transtorno provocado pelas doenças as quais são acometidos, os mesmos enfrentam ainda uma viagem estressante e repleta de perigos tamanho o descaso em que se encontra o micro-ônibus com placas KFR 3713.

Itens obrigatórios de segurança dos passageiros e de tráfego não estão mais no painel do automóvel – Foto: Cortesia/Divulgação

Imagens enviadas por um paciente a nossa reportagem mostra as condições internas do automóvel. Cintos de segurança danificados, painel sem funcionalidade, assentos e estrutura geral comprometida pela ação do tempo e o desgaste do uso constante, além de um piso quebradiço que por si só oferece uma série de transtornos.

Proteção básica como cintos de segurança estão seriamente avariados – Foto: Cortesia/Divulgação

A falta de janelas também já fez com que muita água entrasse no veículo durante a chuva, acumulando poças no interior do mesmo. Este problema em si torna-se pequeno quando menciona-se que o micro-ônibus enfrenta problemas maiores como falta de freio e ausência de tacógrafo, o que gera riscos eminentes de acidentes.

Em recente dia com chuva, água adentrou veículo e deixou a situação ainda mais crítica para os passageiros – Foto: Cortesia/Divulgação

Além dos problemas estruturais, o automóvel lotado na prefeitura de Santa Cruz também soma precisos R$ 1.288,18 (mil, duzentos e oitenta e oito reais e dezoito centavos) em multas de trânsito, sendo estes dados disponibilizados no site do DETRAN. Alguns pacientes que fazem uso do transporte público informaram a nossa reportagem que não reclamam da situação pela necessidade e também por medo de sofrerem represálias e ficarem respectivamente sem o atendimento médico tão necessário. Secretaria de Saúde deve se pronunciar sobre tema

O Blog do Bruno Muniz entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe que informou que acionaria o secretário de Saúde, Dr. Nanau Marques, para dar explicações sobre a denúncia.

Bruno Muniz 02 nov 2019 - 17:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)

Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)