Destaques Festival Cultural é apontado como causa de surto de sarampo que matou criança em Taquaritinga do Norte

Festival Cultural é apontado como causa de surto de sarampo que matou criança em Taquaritinga do Norte


A progressão do surto de sarampo no estado do Pernambuco pode estar associada a um evento realizado no município de Taquaritinga do Norte, o Festival Café Cultural, apontado como um foco que disseminou a doença.

Esta é a suspeita das autoridades de saúde, que confirmaram nesta segunda (17) a primeira morte causada pela doença, de um bebê de sete meses, que veio a óbito no dia 17 de agosto. Já são 13 casos confirmados no Estado, sendo que cinco pacientes residem em Taquaritinga, incluindo a família do bebê que morreu.

“Uma irmã da criança que morreu de sarampo também esteve no festival. Já confirmamos esta informação. Ela também apresentou sintomas da doença, já fizemos a coleta, mas ainda não temos a confirmação do resultado”, disse Luciana Albuquerque, secretária executiva de Vigilância e Saúde do Estado de Pernambuco. “Todos os cinco casos de Taquaritinga têm alguma conexão com o Festival Café Cultural. Mas tudo isso está sendo investigado para confirmar esta relação”. 

Segundo a representante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, uma equipe de campo, formada por técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância em Saúde do Estado, está em Taquaritinga para investigar todos os casos e estabelecer esta “cadeia de causalidades”.

O Festival Café Cultural foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho. Além dos cinco casos registrados em Taquaritinga, existem dois outros casos em cidade vizinhas — Frei Miguelinho e Santa Cruz do Capibaribe — que também podem ter relação com o evento.

A Secretaria de Saúde do Estado já havia identificado um outro foco, relacionado a um grupo de quatro estudantes de Pernambuco que acabou contaminado pela doença em uma viagem a Porto Seguro, na Bahia. “Eles tiveram contato com um turista de São Paulo que estava com sarampo. Esta foi a primeira cadeia de transmissão que identificamos”, acrescentou Luciana Albuquerque.

Medida emergencial

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero (PSB), deve se encontrar com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), já nos próximos dias, para discutir uma medida emergencial que atenda das demandas do município em relação a impedir a expansão da doença.

Com informações da Revista Época

Bruno Muniz 04 set 2019 - 1:15m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Moura & Lima (Grande)