Destaques Seu prato com gastronomia e nutrição juntas — Entrevista com o Chefe Júlio César

Seu prato com gastronomia e nutrição juntas — Entrevista com o Chefe Júlio César


É de conhecimento de muita gente que a gastronomia é uma arte. Cada prato feito seja em cozinha caseira ou restaurante deve ter a intenção de impressionar quem vai degustar e o sabor marcante. O chefe de cozinha conhece técnicas estudadas desde tempos milenares de preparo dos alimentos e busca encontrar o melhor sabor em todo o preparo. O chefe visa a melhor forma de executar a receita e ter um ganho de sabor em cada ingrediente usado.

Já o nutricionista é um profissional que procura dentro da cozinha e unidades de produção em qual também trabalhamos em conjunto, por meio de ingredientes e planejamento adequado e balanceado, deixar seus pacientes saudáveis. É aí que a nutrição e a gastronomia se complementam. Os conhecimentos clínicos do nutricionista se complementam com os conhecimentos gastronômicos do chefe.

Em nosso artigo desta semana, abordaremos uma breve e interessante entrevista como o gastrônomo Chefe Júlio César sobre o mundo da Gastronomia aliado a boa alimentação. Leiam abaixo e fiquem por dentro do que há de mais atualizado sobre o mundo dos sabores e nutrição em nossa cidade e região.

Nutricionista Helder Viegas: Qual seu nome e formação?

Chefe de cozinha: Júlio César Ferreira, 39 anos, com Curso de Gastronomia pelo Senac, atualmente chefe e proprietário do mais novo restaurante Sugestão do Chefe em Santa Cruz do Capibaribe/PE.

Nutricionista Helder Viegas: Qual a importância do Gastrônomo/chefe hoje em dia em um bom restaurante?

Chefe Júlio César: Se deve ao contexto atual, onde os paladares estão cada vez mais exigentes e diversificados. Que vão do gosto regional, caseiro, vegano, dietas até a alta gastronomia, etc.

Nutricionista Helder Viegas: Qual sua opinião da associação com o Chef de cozinha com o profissional Nutricionista, não só no trabalho na unidade de produção, mas como na elaboração de cardápios alimentares?

Chefe Júlio César: Hoje não dá para desassociar um chef e um nutricionista. É um casamento perfeito, você junta o valor nutricional do alimento ( nutricionista) com o sabor desse alimento devidamente preparado ( chefe de cozinha).

Nutricionista Helder Viegas: Qual sua opinião para os leitores do Blog quanto a boa qualidade e higiene dos alimentos usados na produção seja em casa, seja em um restaurante como o seu?

Chefe Júlio César: A minha opinião os leitores sejam críticos de si mesmo, como do cafezinho servido na barraca da esquina até o mais alto nível de restaurante. Se está sendo feito o manuseio correto dos alimentos. Se na cadeia produtiva não está sendo o feito o manuseio correto, você pode e deve exigir. No meu restaurante eu tenho uma preferência pelo o cliente exigente. É o cliente exigente que vai exigir de mim a refeição que o satisfaça.

Nutricionista Helder Viegas: O que o restaurante Sugestão de Chef pode ofertar de cardápio saudável ao público mais fitness da cidade, mas que não deixa de lado o prazer de comer sem culpa e com qualidade nutricional?

Chefe Júlio César: Temos como prioridade: o manuseio correto de higienização e o sabor. Sou um exemplo de que, com uma orientação correta de um profissional de nutrição se pode comer de tudo. Como de tudo e mantendo a alimentação e quantidade de forma equilibrada. O restaurante Sugestão do Chefe tem, opções deliciosas de saladas até um risoto de limão siciliano. Pratos leves e até veganos.

Nutricionista Helder Viegas: Sua mensagem final aos nossos assíduos leitores:

Chefe Júlio César: Quero ressaltar uma coisa: sejam exigentes em manuseio correto e valorize o prazer de se comer bem, sentido a textura, desperte os cinco sentidos palatáveis da sua língua, sentindo o sabor de cada alimento. Nós temos que avaliar como e onde estamos comendo. O mundo está cheio de comidas prontas, self-service, fast-foods e etc. Mas a comida boa, saborosa, saudável, que conserve os nutrientes dos alimentos é aquela feita na hora. Sejam exigentes!

Esperamos que tenham gostado da entrevista, e vamos visitar conhecer o restaurante Sabor do Chefe, empresa inovadora e de sabores realmente marcantes na cozinha regional e com frutos do mar. Em breve mais novidades e mais artigos para o blog mais completo da região! Fiquem ligados, dúvidas e sugestões entrem em contato com o Blog ou nosso instagram. Até o próximo post.

Dr. Helder Viegas – Nutricionista CRN6 10289

Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 06 jul 2019 - 20:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cetias (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)