Destaques Pré-candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe participam do curso de formação

Pré-candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe participam do curso de formação


Foto: ASCOM

Mais de 37 pré-candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, participaram na última quarta-feira (10) e quinta-feira (11), do curso de formação ofertado pelo COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). O curso é um requisito obrigatório e está sendo ministrado no auditório da Secretaria de Educação do município.

A palestra da quarta-feira (10), foi ministrada pelo Juiz de Direito da Vara Regional da Infância e Juventude Júnior, Dr. Moacir Ribeiro, que abordou “O papel do judiciário no Sistema de Garantia”. No período da noite, Gilson Julião, formado em Direito, História e Especialização em Direito da Criança e do Adolescente, com o tema de sua palestra “Princípios da Prioridade Absoluta em Favor da Infância”.

Na quinta-feira (11), o Promotor de Justiça Cível, do Ministério Público, Dr. Lúcio Carlos Malta Cabral, ministrou sua palestra “O papel do Ministério Público no Sistema de Garantia de Direito”.

A secretária executiva de Desenvolvimento Social, Cristiane Souza, especialista em Direitos da Criança e do Adolescente e em Políticas da Assistência Social, trouxe como pauta de sua palestra a provocação sobre os motivos que levaram os pré-candidatos a querer exercer o cargo de conselheiro, além de abordar o “O papel da Assistência Social no Sistema de Garantia de Direitos”.

“Estamos realizando este curso que é um dos requisitos obrigatórios para a preparação dos pré-candidatos. Reunimos os melhores nomes e os órgãos que atuam em conjunto com o Conselho Tutelar”, afirmou o presidente do Comdeca, Kleiton Ferreira.

Na próxima terça-feira (16) será a vez da palestra de Marília Rufino de Menezes, assistente social, Especialista em Gestão de Programas e Projetos Sociais, Mestra em Psicologia Clínica e Conselheira Tutelar, que irá abordar os “Aspectos históricos do Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Na quarta-feira (17), os temas abordados serão “O papel da Defensoria Pública no Sistema de Garantia de Direito” e “As atribuições do Conselho de Direito”, que terão como palestrantes, Dandy de Carvalho, 1ª Defensora Pública Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, e Kleiton Ferreira, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe.

No dia 19 (sexta), o delegado da 17ª Delegacia Regional, Dr. Flaubert Queiroz Leite, irá tratar sobre a “Relação entre o Conselho Tutelar e Polícia Judiciária na Prática da Profissão”.

Foto: ASCOM

Nos dias 29 e 30, Geraldo de Azevedo Nóbrega, professor de história e bacharel em direito e atualmente professor de Conselhos de Pernambuco (UFRPE), trará os temas, “Do Conselho Tutelar, Da Constituição Federal de 1988, e Do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente-SGD: Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONANDA de nº 113/2006, de 19 de abril de 2006; Lei federal nº 13.431, de 04 de abril de 2017; Lei federal de nº 11.340, de 07 de agosto de 2006”.

“As atribuições e Práticas do Conselho Tutelar no dia a dia”, será ministrado pelo conselheiro tutelar de Vertentes, Diego Silveira Santos, que atua também como Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Agreste de Pernambuco.

O processo de seleção ao cargo de conselheiro tutelar será constituído em três fases. A primeira será o curso de formação para os pré-candidatos que terá carga horária de 40h e frequência física obrigatória de 75%. Já a segunda fase é a prova de conhecimento. A terceira e última fase será o processo de escolha pela comunidade local, através do voto direto.

Bruno Muniz 14 jul 2019 - 20:30m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Sollaris Energy (Grande)
Unicesumar EAD
Império dos Camarões (Grande)
Dra. Palloma Santana
Clim Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários

Cold Car
Best Net
Vitta (Grande)
Unicesumar EAD
Dr. Leonardo Brito
Jasfac (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Larissa Marques (Tô na Fono)
Brisanet (Grande)
New Corte
error: Content is protected !!