Destaques Pernambuco se mobiliza na Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Pernambuco se mobiliza na Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


Nesta segunda-feira (29/07), haverá atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes, a partir das 9h30, na sede do BPChoque, no Recife.

Na Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (NETP-SDS), inicia uma série de ações de prevenção e orientação voltadas ao público jovem, principal alvo deste tipo de crime. Nesta segunda-feira (29/07), às 9h30, no Batalhão de Choque de Policia Militar (BPChoque), no bairro do Madalena, no Recife, haverá atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes. A campanha Coração Azul, que simboliza a tristeza dos familiares que foram vítimas deste tipo de crime, prossegue até o dia 5 de agosto.

Durante o evento desta segunda, realizado em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, o Museu da Bíblia e o Núcleo de Enfrentamento a Violência Escolar (NEVE) da Prefeitura do Recife, as crianças com idades entre sete e nove anos da Escola Soldado José Antônio do Nascimento, situada nas dependências da sede do BPChoque, participarão de atividades lúdicas com o professor Murakami, do Instituto Lucia Ferraz. Já as crianças maiores de 10 anos estarão presentes num bate-papo sobre tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, conduzido pelo NETP, pela PRF e pelo Departamento de Proteção a Crianças e Adolescentes (DPCA) da Polícia Civil de Pernambuco. A ação contará ainda com um banho de neblina no pátio do BPChoque.

Imagem meramente ilustrativa

A gestora do NETP-SDS, Jeanne Aguiar, chama a atenção das crianças e adolescentes para as formas de identificar e prevenir o tráfico de pessoas.

“No caso de adolescentes, por exemplo, esse tipo de crime ocorre com a promessa de trabalho como modelo, dançarina ou jogador de futebol. Precisamos despertar nas crianças e adolescentes a sensibilização e conscientização da rede de proteção ao tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, para que não sejam alvos fáceis dessa prática criminosa. De forma didática, orientamos para que não guardem segredos, fiquem atentos a convites aparentemente inocentes e procurem ajuda ao receber convites do tipo. Aparecem na forma de propostas vantajosas, com bons salários e regalias. Depois, os sonhos de jovens são transformados em pesadelos. O público-alvo desses exploradores são pessoas em situações de vulnerabilidade econômica e social”, destaca.

Ao longo da semana, um micro-ônibus adaptado do NETP/SDS percorrerá as cidades de Recife, Ipojuca e Caruaru, levando as ações da campanha à população. Além disso, monumentos públicos serão iluminados com a cor da mobilização, para dar mais visibilidade à causa.

COMO DENUNCIAR – Para obter informações, orientações e fazer denúncias, o cidadão pode ligar para o Disque 100 ou o Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Bruno Muniz 29 jul 2019 - 19:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários
JCL (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Cetias (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Clim Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)

Jasfac (Grande)
Simone Joias (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
Dr. Leonardo Brito
JCL (Grande)
Design Riscos (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Vitta (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Arrumadinho (Grande)