Destaques Campus Pesqueira oferece 36 vagas no Vestibular IFPE 2019.2

Campus Pesqueira oferece 36 vagas no Vestibular IFPE 2019.2


Começaram nesta última terça-feira (14) e vão até dia 09 de junho as inscrições para o Vestibular do IFPE 2019.1. São mais de 3 mil vagas em 16 Campi e 8 polos de Educação à Distância, em todo o Estado de Pernambuco. Neste Vestibular, o Campus Pesqueira oferece 36 vagas no curso Técnico Subsequente em Edificações. Para concorrer a essas vagas, é preciso já ter concluído o Ensino Médio. O curso técnico subsequente tem duração prevista de dois anos e ocorre no período noturno. Todos os cursos do IFPE são gratuitos.

A grande novidade desta edição é o aumento do percentual de vagas destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que passa a ser de 60%. Assim como anos anteriores, essas vagas serão subdivididas entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Há ainda uma subdivisão por etnia, entre os candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas e também entre pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, permanece a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

INSCRIÇÕES – Para realizar as inscrições, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), entre os dias 14 de maio e 9 de junho, preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (GRU) para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30, no caso dos cursos técnicos, ou de R$ 55, para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, até dia 10 de junho.

ISENÇÕES – O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 14 a 23 de maio, também pelo site cvest.ifpe.edu.br . Podem solicitar o benefício candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por mês que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Além desses, também estão aptos a solicitar isenção estudantes ou egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE Acesso, alunos do último ano do curso Proeja ofertado pelo IFPE, membros de comunidades indígenas ou quilombolas e indivíduos em situação de calamidade pública.

Os documentos comprobatórios para a isenção deverão ser entregues no Campus o Polo em que cada candidato pretende concorrer à vaga, entre os dias 21 e 24 de maio. A lista dos contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 31 de maio, no site da Cvest. Aqueles que tiverem o pedido indeferido deverão realizar o pagamento no prazo estabelecido em edital.

PROVAS – As provas serão realizadas no dia 30 de junho. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. São 10 questões de língua português; 10 (matemática); 10 (história, geografia, biologia, química e física), além de uma redação. Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas. A divulgação do listão com os nomes dos aprovados está prevista para dia 15 de julho de 2019.

ACESSIBILIDADE – Candidatos com deficiência física, intelectual ou sensorial dispõem de uma hora a mais para realização da prova e têm direito a solicitar condições especiais. A Cvest pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabinete, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para requerer a realização de prova em condição especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças), até o dia 10 de junho.

INFORMAÇÕES – Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Cvest pelo telefone (87) 3401-1140 ou pelo email vestibular@ifpe.edu.br.

Bruno Muniz 17 maio 2019 - 2:55m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)
Auto Planos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)