Destaques Cinema chileno desembarca em ETE de Santa Cruz do Capibaribe

Cinema chileno desembarca em ETE de Santa Cruz do Capibaribe


“Amucha” foi exibido para alunos do município através de projeto que faz tour pelo Brasil.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Nesta segunda-feira (29), teve início na Escola Técnica José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe, um festival de cinema que trouxe do Chile um curta resgatando a tradição dos povos indígenas. “Amucha”, do jovem diretor Jesús Sánchez Fuentes, conta a história de Alen, uma garotinha indígena que encontra nas próprias raízes os desafios e as alegrias ao lado do avô, Ligkoyam.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Jesús e Carolina Pavez Torrealba estão em turnê por estados brasileiros levando para alunos e escolhas públicas e particulares o curta-metragem cheio de simbolismo.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Para a dupla, tem sido gratificante e recompensante a experiência de apresentar as raízes de um povo através do cinema. Feito com bonecos, o filme de 30 minutos apoiado pelo Governo do Chile tem ainda o apoio do Polo Sur Latino Americano.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Para os alunos a experiência do curta foi muito satisfatória. Conhecer a história de Alen torna-se tão íntimo e místico que o telespectador esquece que tratam-se de bonecos já nos primeiros minutos de cena. Essa vitalidade das peças reflete o talento do jovem diretor Jesús que aplicou técnicas modernas na sua película.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

O resultado apresentado nas telas levou um ano para ser produzido, tempo suficiente para encantar quem assiste Amucha pela primeira vez. A experiência para os estudantes que encontram a caravana fica ainda mais interativa quando ao final das exibições os responsáveis pelo projeto apresentam para o público as peças físicas utilizadas durante as filmagens. Os personagens Ligkoyam e Alen fizeram a alegria de alunos também na ETE José Nivaldo Pereira Ramos.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Em conversa com a nossa reportagem, Jesús destacou que existem ainda outros planos em andamento para o futuro visando levar cinema e cultura para outras regiões do mundo.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Ao final das exibições, tanto ele como Carolina Pavez realizam bate-papos com os alunos, tanto esclarecendo aspectos sobre o filme como sobre o projeto em si.

Foto: Iago Ribeiro (Agreg Imagem)

Nos próximos dias o projeto avança também para outras regiões do Brasil.

Bruno Muniz 30 abr 2019 - 1:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)

Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)