Destaques Ceia e lava-pés marcam celebrações da Páscoa nas unidades da Funase

Ceia e lava-pés marcam celebrações da Páscoa nas unidades da Funase


Atividades com música, dança e teatro protagonizadas por socioeducandos trabalharam valores como respeito e humildade.

Foto: Divulgação

Trabalho coletivo, respeito, humildade e outros valores importantes do processo de socioeducação estão sendo vivenciados por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) durante as celebrações da Páscoa. Nesta semana, unidades da instituição situadas em todo o Estado promoveram eventos alusivos à data, fazendo dos socioeducandos protagonistas de atividades com música, teatro, dança e de cunho religioso. A programação segue até domingo (21) e conta com a participação de familiares dos jovens e de profissionais que lidam diretamente com o atendimento deles, como técnicos e agentes socioeducativos.

Na Casa de Semiliberdade (Casem) Areias, no Recife, o espaço das ações festivas foi decorado para receber a encenação da Última Ceia. Funcionários e socioeducandos se revezaram na interpretação dos papéis. O mesmo momento de comunhão, acompanhado de lava-pés e de apresentação de um coral de adolescentes, ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho. Lá, ainda houve distribuição de kits de Páscoa. Adolescentes da unidade ao lado, o Case Pirapama, também ganharam brindes. No Case Caruaru, o momento de integração e entrega de presentes aos socioeducandos ocorreu nos alojamentos.

Nas três unidades destinadas ao público feminino, também houve muitas atividades. No Case Santa Luzia, as socioeducandas se reuniram em uma roda para comunhão, louvores e apresentações culturais. Na Casem Santa Luzia, o estímulo à humildade foi retratado no lava-pés entre um agente socioeducativo e uma adolescente. Já no Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, as socioeducandas apresentaram produções textuais, entre elas, um rap autoral trabalhado em sala de aula a partir da música “Meu Guri”, de Chico Buarque. A festa fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e políticas públicas”.

No Case/Cenip Arcoverde, os adolescentes brilharam em um teatro de mamulengos realizado na quadra da unidade. Ainda houve participação de jovens da Paróquia São Geraldo e celebração da Palavra. No Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina, houve a realização de um culto, assim como na Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela. No Case Jaboatão dos Guararapes, a celebração foi conduzida pelo padre Fábio Farias, da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. No Cenip Recife, os socioeducandos assistiram ao filme “A Paixão de Cristo” e tiveram um momento de reflexão acompanhado por equipes de pedagogia e do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). Já no Cenip Caruaru, voz e violão deram o tom de um momento de espiritualidade.

Ao longo do feriado e do fim de semana, destinados à visitação de familiares dos socioeducandos, eventos alusivos à Páscoa ocorrerão em outras unidades da Funase, com término no domingo, dia em que haverá programação festiva no Case Timbaúba.

Bruno Muniz 22 abr 2019 - 19:51m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)

Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mateus Assistência (Grande)