Destaques Proibição de casamento para menor de 16 anos é sancionada pelo Governo Federal

Proibição de casamento para menor de 16 anos é sancionada pelo Governo Federal


Imagem meramente ilustrativa

Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos. A Lei 13.811, de 2019, foi publicada na última quarta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU) e entrou em vigor imediatamente.

Originada de projeto de autoria da ex-deputada Laura Carneiro (PLC 56/2018), a matéria foi aprovada pelo Senado em fevereiro. O Código Civil (Lei 10.406, de 2002) prevê a possibilidade na qual pais ou responsáveis de jovens com 16 e 17 anos podem autorizar a união. O novo texto estabelece que “não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil”.

A legislação anterior admitia o casamento em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime com pena que vai de 8 a 15 anos de reclusão. Apesar de o Código Penal não prever mais a extinção da pena com o casamento, a menção a essa situação não havia sido revogada no Código Civil.

O Brasil é o quarto país em números absolutos com mais casamentos infantis no mundo. No país, 36% da população feminina se casa antes de completar os 18 anos. Levantamento do Banco Mundial, divulgado em 2015, aponta que o número de matrículas de meninas no ensino secundário (parte do ensino fundamental e todo o ensino médio) e o coeficiente de emprego das mulheres são mais altos onde a idade legal para elas se casarem é 18 anos ou mais. 

“Níveis educacionais mais baixos devido ao casamento infantil também podem afetar a capacidade da mulher de conseguir emprego”, revela o relatório.

Bruno Muniz 16 mar 2019 - 17:06m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Gelar Climatização (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
JCL (Grande)
WG Aviamentos (Grande)

WG Aviamentos (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
ASCAP (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Lis Bambini (Grande)
Best Net (Grande)