Destaques Governo de Pernambuco se mostra contrário à proposta de obrigatoriedade para Hino Nacional nas escolas

Governo de Pernambuco se mostra contrário à proposta de obrigatoriedade para Hino Nacional nas escolas


“Não terá aplicabilidade nas escolas da rede pública estadual”, diz nota.

Imagem meramente ilustrativa

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, pediu para escolas de todo o país que seja lida uma carta aos alunos da qual consta o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro. A mensagem, enviada por email, também pedia que os alunos fossem filmados cantando o Hino Nacional. Tratava-se, segundo a mensagem do ministro, de uma solicitação de “cumprimento voluntário”.

Nesta terça-feira (26), após a repercussão negativa do comunicado, o MEC divulgou uma nova versão, sem o slogan de campanha de Bolsonaro. O texto também passa a prever que a filmagem dos alunos seja feita apenas caso haja autorização dos responsáveis (veja a íntegra das duas cartas ao final desta reportagem).

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco negou que vá cumprir as recomendações do MEC e apontou medida não será aplicada nas escolas do estado.

Veja a nota:

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco foi surpreendida com o envio da carta pelo Ministério da Educação (MEC) às escolas. Destacamos que esse tema nunca foi tratado de maneira institucional. Nosso entendimento é que esta ação do MEC fere a autonomia da gestão em nossas escolas, e especialmente a dos Entes da Federação.O que o Brasil precisa, ao contrário de estimular disputas na Educação, é que a União, os Estados e os Municípios priorizem um verdadeiro pacto na busca pela aprendizagem das crianças e jovens brasileiros. Neste contexto, informamos a todos que esta medida proposta pelo MEC não terá aplicabilidade nas escolas da rede pública estadual.

Bruno Muniz 26 fev 2019 - 17:47m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac

Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Cetias (Grande)