Destaques “Chama o Conselho” — Por Lucas Andrade

“Chama o Conselho” — Por Lucas Andrade


Certo dia eu estava no meu plantão e chegou uma moça, muito brava por sinal, solicitando providências ao Conselho Tutelar em relação ao seu filho que estava com muito frio na sala de aula e que era pra gente ir “mandar” a professora aumentar a temperatura para aquecer a sala. 

Naquele dia incomum eu perguntei pra ela; mãe, a senhora já falou com a direção da escola para resolver seu problema? Ela disse: -Não. Pensei logo, como tem pessoas que não assumem sua responsabilidade, e de maneira ingênua acabam transferindo seus deveres para terceiros, era tão simples a mãe ir a direção e comunicar a situação pra que fosse resolvida. 

Outra vez um colega me contou que foi solicitado no Conselho Tutelar da cidade onde atua sobre uns jumentos que estavam soltos na rua e de maneira engraçada ele perguntou logo: Os jumentos são menores ? Rsrs.  

O que tem que ser compreendido é quando e como procurar o Conselho Tutelar, coisas simples como essa devem ser tranquilamente resolvidas pelos próprios responsáveis sem precisar acionar outros. 

O Conselho Tutelar é um Órgão de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, que deve ser acionado quando esses direitos forem ameaçados ou violados. 

Mas que direitos são esses? 

Vejamos o que diz o art.4 da lei federal 8.069/90 

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Portanto, quando qualquer desses direitos forem ameaçados ou violados, procure o Conselho Tutelar de sua cidade e denuncie, faça sua parte. 

O artigo 136 do ECA descreve pelo menos 12 atribuições do Conselho Tutelar, que se dividem em requisitar e fiscalizar, não podendo jamais ser confundido com outras atribuições! 

Forte abraço e ótimo fim de semana!

Por Lucas Andrade

Bruno Muniz 10 fev 2019 - 23:04m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Athom (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
JCL (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)

Iran Bikes (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Postos Badú (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Valloriza (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)