Destaques A esperança do Brasil com Bolsonaro — Por Rômulo Renan

A esperança do Brasil com Bolsonaro — Por Rômulo Renan


A agenda para a economia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) animou o mercado e trás esperanças a maioria dos brasileiros. O dólar baixou e a bolsa bate recordes, mas o que isso reflete em nós pobres mortais, nada ou quase nada. Para que se torne o inverso é muito rápido, estamos ainda no ambiente das especulações.

O governo precisa implantar reformas estruturais, que são difíceis de serem aprovadas, um problema crônico que é o planejamento econômico ser aderido e aprovado pelo institucional, a reforma previdenciária e tributária estão no campo das ideias ainda, de um governo que aparenta não ser muito organizado e demonstra por momentos certo amadorismo.

Um das saídas para a crise deve vir pela expansão dos investimentos, uma política que atraia e promova os investimentos, pois gastos dos governos não tem possibilidades e o consumo está saciado e endividado. O país precisa de um maior abertura comercial, oxigenar sua indústria com uma melhoria nos seus bens e serviços, ganhar competitividade e agregar valor as suas exportações.

Além das reformas, a previsão de melhora também se vem pela visão do esgotamento da crise, sinais mostram que o setor produtivo só espera por melhores notícias para acelerar, assim entramos num círculo virtuoso em que os investimentos atraiam mais empregos.

Um perigo a vista? A China dá sinais de desaceleração, lembrando que é o nosso maior parceiro comercial, isso é só uma desaceleração e que para mim continua acelerada, mas como em mercado tudo é antecipado e nervoso, as vezes um mal sinal leva à uma crise real. A China cresce a altas taxas há anos, há quem defenda que sempre depois de um longo período de crescimento haverá uma ruptura, mas ela faz de forma sustentável e sólida, creio que irá perdurar por muito tempo. O cenário externo é de fundamental importância, o Brasil como anda não como se suportaria com uma crise internacional.

O ano se desenha como uma melhora, tímida, mas com uma sinalização que nos anima. Torcer para que der certo, que cheguem investimentos produtivos aliado com boas expectativas fará o país voltar a produzir mais e gerar mais emprego e renda. 

Por Rômulo Renan

Bruno Muniz 28 jan 2019 - 13:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)