Imagem meramente ilustrativa |
Seja em feriados prolongados ou em um período de férias mais longo, viajar com a família é sempre motivo de alegria e prazer. Porém, uma preocupação natural que isso traz é em relação à segurança da casa, que vai ficar vazia por muitos dias. E se tem uma coisa que não combina com viagem é preocupação.
Em Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, milhares de pessoas deixam suas casa em busca de lazer principalmente na região litoral. Por isso, para que toda a família possa se divertir e descansar com tranquilidade, separamos algumas dicas essenciais de como se prevenir contra surpresas desagradáveis. São pequenos cuidados que ajudam na segurança da casa e podem evitar grandes transtornos.
Confira abaixo:
Luzes e aparelhos eletrônicos
– Não deixe luzes acessas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas.
– Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
– Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Isso evita que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.
– Planeje-se para consumir todos os produtos da geladeira antes da viagem. No caso de uma queda de energia prolongada eles podem estragar e espalhar mal cheiro pela casa. Antes de sair, deixe a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica.
– Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.
Amigos e vizinhos
– Cuidado também com o que você divulga em redes sociais, pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.
– Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar. Mesmo vizinhos com quem você mantém boa relação podem, sem má intenção, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento das pessoas erradas.
– Mesmo assim, vale contar caso tenha um vizinho de grande confiança, alertando para que não repasse a informação e pedir para ele ficar atento a qualquer coisa estranha. Não se esqueça de deixar seu telefone de contato, caso ele tenha que avisar algo.
– Se for se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência. Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias.
– Também vale suspender a entrega de jornais e revistas durante a ausência para evitar que fiquem acumulados.
Trancas e cadeados
– Nunca deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora. Isso indica que não há ninguém na casa.
– Antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras.
– Não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período.
– Feche todas as cortinas e persianas.
– Não se esqueça de fechar os registros de água e gás.
– Com esses cuidados, certamente você fará uma viagem mais tranquila, sem ficar o tempo todo preocupado. São medidas simples que fazem uma grande diferença quando o assunto é segurança.