Destaques Sinal analógico é desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano

Sinal analógico é desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano


Trabalho realizado pela Seja Digital na região envolveu 100 voluntários, 70 servidores capacitados, 30 antenistas, entre outros parceiros.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 da última segunda-feira, 17 de dezembro, o sinal analógico de TV foi desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários.

“A receptividade da população desde a gestão pública, as comunidades e todos os parceiros foi de grande importância para o desenvolvimento do trabalho”, disse Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital.

As ações de mobilização social foram realizadas em diferentes bairros e comunidades da região. No total, cerca 250 Caravanas da TV Digital e mutirões de agendamentos e instalação aconteceram para que a população pudesse tirar dúvidas sobre como ter acesso ao sinal digital. Nesses eventos, mais de 90 mil famílias agendaram a retirada do kit, distribuído gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda, e 30 antenistas realizaram mais de 16 mil instalações gratuitas de conversores e antenas digitais, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

A agricultora Severina Maria, 51 anos, moradora de Bezerros, retirou e instalou o kit gratuito assim que ficou sabendo que tinha direito.

“Estou encantada com a qualidade da imagem da minha televisão. É muito diferente do que era! Agora está limpa e ainda por cima pegando mais canais”, disse.

Depois da instalação, ela se inscreveu na Instalação Premiada, promoção criada pela Seja Digital, e foi uma das 12 sorteadas com o prêmio de R$2 mil em um cartão pré-pago.

“Esse dinheiro caiu do céu. Foi uma verdadeira benção”, completa.

Em parceria com as três prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos CadÚnicos do Bolsa Família, ação que mobilizou cerca de 100 voluntários e contou com a apoio de 70 servidores, capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico. Entendendo o importante papel de multiplicadores que as crianças podem desempenhar neste processo, a entidade também realizou ações com foco em alunos de escolas públicas. Foram 17 edições da Caravana da TV Digital nas escolas, que impactaram cerca de 8.500 estudantes.

Para facilitar o acesso da população aos equipamentos, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo, apoiando a realização de ações, como o Feirão Digital e o Caminhão Digital.

“Só no Feirão, mais de 6,5 mil itens foram comercializados, com fluxo de pessoas que ultrapassou a casa de 3 mil”, disse Neilza Buarque.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 85 mil kits, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso gratuito ao sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Bruno Muniz 18 dez 2018 - 12:11m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)