Destaques Secretaria de Saúde prepara ações em alusão ao Novembro Azul

Secretaria de Saúde prepara ações em alusão ao Novembro Azul


Foto: Divulgação

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 60.000 casos de câncer de próstata são descobertos a cada ano. A prevenção e o cuidado precoce são imprescindíveis para evitar o agravamento da doença, levando em conta que 90% dos casos podem ser solucionados se forem previamente descobertos.

A doença é tema de campanhas e ações durante o mês de novembro. Com isso, a Secretaria de saúde Santa Cruz do Capibaribe preparou uma série de ações educativas em busca de conscientizar os homens e quebrar o preconceito que eles possuem em relação à prevenção e aos exames necessários.

A iniciativa começará nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, entre os dias 12 e 14 de novembro, onde enfermeiros e agentes de saúde realizarão palestras, triagem e encaminhamento para realização de teste rápido antígeno prostático específico – PSA e ultrassonografia de próstata.

Foto: Assessoria

Já no dia 22 de novembro, a ação será realizada durante a manhã, na Avenida 29 de Dezembro, onde as equipes do NASF (Núcleos Ampliado de Saúde da Família), CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e do Laboratório Municipal realizarão testes e exames, como glicemia, HIV, hepatite, sífilis e ultrassonografia, além de tratamentos odontológicos e vacinas. Esse dia não será restrito aos homens, as mulheres poderão participar.

Vale destacar que “o novembro azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, no entanto esse é apenas um período simbólico e não significa que o homem só irá ter acesso aos serviços de prevenção somente neste período, pois durante o ano inteiro ofertamos orientações e cuidados”, comenta Claudia Freitas, diretora de Atenção Especializada.

As Unidades Básicas de Saúde são o primeiro passo para auxiliar a população a ter acesso a essas informações e serviços e, quando necessário, fazer o encaminhamento para outras unidades e especialistas.  Conteúdo de Assessoria

Jefferson Elias 13 nov 2018 - 14:39m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Clécia Lima (Grande)
Cetias (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Bezerra Poços (Grande)
Clim Center (Grande)
RC Tecidos (Grande)

Alan Vidros (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Vitta (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Clécia Lima (Grande)
Best Net
Design Riscos (Grande)
Jasfac (Grande)
JCL (Grande)