Destaques A felicidade para Sêneca – Por Beethoven Barbosa

A felicidade para Sêneca – Por Beethoven Barbosa


Lúcio Anneo Sêneca foi um eminente advogado e filósofo do império romano. Em decorrência do seu vasto repertório e de sua brilhante visão de mundo, Sêneca era muito disputado no âmbito da política, tendo em vista que diversos governantes poderosos queriam tê-lo como conselheiro ou assessor.

Ele conviveu com ilustres imperadores como Júlio Cesar e Augusto, mas também experimentou o outro extremo do império com Calígula e Nero. E foi justamente Nero que acusando Sêneca de ser um conspirador, veio a condená-lo à suicidar-se. Tal condenação foi de pronto atendida com muita serenidade por parte do filósofo em comento.

Mesmo diante dessa situação injusta, Sêneca se manteve uma pessoa calma e lúcida. Jamais demonstrou desespero ou perdeu o equilíbrio. Muito pelo contrário, foi ele próprio que se pôs a consolar os seus amigos e amparar os seus familiares. Mas como isso pôde acontecer? Como pode uma pessoa ser injustamente condenada a cometer suicídio e manter-se forte e equilibrado diante de tal contexto?

Sêneca era um filósofo adepto do estoicismo. A filosofia estoica, dentre outras coisas, prioriza a tranquilidade da alma em qualquer situação. Afirma que os prazeres que o corpo experimenta são passageiros. O eminente filósofo estoico foi coerente com o que acreditava mesmo diante da tragédia a que foi condenado, dando o exemplo prático de não perder a esperança diante da finitude da vida.

Nesse sentido, para Sêneca a felicidade é um estado de tranquilidade da alma. E essa tranquilidade da alma é chamada pelos estoicos de ataraxia. Em apertada síntese, a ataraxia consiste no esforço humano para se desapegar das paixões, dos desejos e dos defeitos, no objetivo de cada pessoa ser o que se é em sua máxima potência. Ou seja, para Sêneca, a felicidade se manifesta através da liberdade que somente uma alma tranquila e desapegada de ilusões passageiras pode usufruir.

Jefferson Elias 23 nov 2018 - 19:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)

Moda Center (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Auto Planos (Grande)