Destaques MPT alerta: coação da empresa no voto do trabalhador é violação trabalhista

MPT alerta: coação da empresa no voto do trabalhador é violação trabalhista


Em nota pública, procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, defende liberdade de pensamento e voto nas eleições.

Imagem meramente ilustrativa

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, nesta segunda-feira (1°), nota pública para alertar as empresas e a sociedade de que é proibida a imposição, coação ou direcionamento nas escolhas políticas dos empregados. O objetivo é garantir o respeito e a proteção à intimidade e à liberdade do cidadão-trabalhador no processo eleitoral, no ambiente de trabalho.

De acordo com a nota, tal prática pode caracterizar discriminação em razão de orientação política, irregularidade trabalhista que pode ser alvo de investigação e ação civil pública por parte do MPT. Para o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, a interferência por parte do empregador sobre o voto de seus empregados pode, ainda, configurar assédio moral.

Eventuais violações ao direito fundamental dos trabalhadores à livre orientação política no campo das relações de trabalho podem ser denunciadas ao MPT no seguinte endereço: www.mpt.mp.br.

“Se ficar comprovado que empresas estão, de alguma forma e ainda que não diretamente, sugestionando os trabalhadores a votar em determinado candidato ou mesmo condicionando a manutenção dos empregos ao voto em determinado candidato, essa empresa vai estar sujeita a uma ação civil pública, inclusive com repercussões no sentido de indenização pelo dano moral causado àquela coletividade”, explica Fleury.

O MPT atuará nos limites de suas atribuições para apurar a questão na esfera trabalhista. Acesse aqui o inteiro teor da nota pública.

Bruno Muniz 05 out 2018 - 2:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)