Destaques Exposição fotográfica celebra as dez edições da Mostra de Música Leão do Norte

Exposição fotográfica celebra as dez edições da Mostra de Música Leão do Norte


Imagens que retratam a história do projeto estão na apresentação “Fotosonoridades: 10 anos de Musicalidade Pernambucana”, em cartaz na galeria de arte do Sesc Arcoverde

Foto: Assessoria

A cidade de Arcoverde abriga até este sábado (20/10) a 10ª edição da Mostra de Música Leão do Norte, projeto de referência do Sesc em Pernambuco, em parceria com o Departamento Nacional, na área de música. E para comemorar a sua história, está em cartaz à exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, na galeria de arte do Sesc Arcoverde. Com entrada gratuita e visitação até dezembro, a exposição apresenta recortes das edições da Mostra, desde a primeira, realizada em 2009. Nela, o público visualiza os muitos artistas pernambucanos e nacionais que participaram do projeto e que contribuíram para o seu sucesso.

Na entrada, os visitantes conhecem um pouco da história da Mostra através de um texto da professora de música do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto, Sônia Guimarães, em que ela diz que a Mostra “abriu espaço, reuniu sonoridades e registrou a presença de um Pernambuco diverso em sua musicalidade […], buscando estabelecer um elo mais sensível e atento entre os músicos e os públicos que passaram por essa experiência, constituindo assim, camadas sonoras de intimidade e fruição, de criticidade e valorização, de pertencimentos, descobertas e provocações reflexivas”.

Em seguida, três painéis descrevem as principais atividades da Mostra: os portfólios, atividade que tem os músicos participantes como estrelas, em que estimulam o olhar e o compartilhar de suas criações, perspectivas, escolhas profissionais e artísticas; os seminários, onde acontecem debates e reflexões sobre os aspectos da música com a presença de especialistas e do público; e as oficinas, que estimulam a troca de experiências e a criação. Logo após, há uma cronologia das dez edições em um mapa de Pernambuco, onde estão destacadas as cidades que abrigaram o projeto, começando no Recife e passando por Petrolina, Triunfo, Garanhuns, Caruaru e Arcoverde.

Paralela à exposição, os visitantes podem apreciar a mostra “Sonoras Tradições”, em que a musicalidade de grupos de tradição de Pernambuco com raízes afro-brasileiras, indígenas e a cultura crioula são as estrelas. Através de vídeos e um painel fotográfico, são contadas as histórias culturais do grupo de aboiadores Bindó de Bodocó e da dupla Laninho e Santana; da comunidade indígena Kapinawa de Buíque; do Caboclinho Canindé de Camaragibe, do Maracatu Encanto de Alegria do Recife; de Louro do Pífano de Surubim; e do Reisado dos Vieiras de Carnaíba.

A exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana” é uma idealização de Sônia Guimarães e apresenta ao público o registro dos fotógrafos: Andreza Tavares, Erico Renan, Eric Gomes, Maker Midia, Regina Lima, Renata Pires e Rubens Henrique. A concepção expográfica é de Valkíria Dias e Gustavo Albuquerque, montagem de Valkíria Dias e Uziel Pereira, sinalização da Uzisign, iluminação de Adriano Ventura, Anthony Ribeiro e Emanoel Gonçalves e produção local de Miro Carvalho.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”

Data: até dezembro de 2018

Local: Galeria de Arte do Sesc Arcoverde – Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro

Entrada gratuita

Informações: (87) 3821-0864

Jefferson Elias 19 out 2018 - 21:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)

Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)