Destaques 3 dicas para o emagrecimento definitivo — Por Helder Viegas

3 dicas para o emagrecimento definitivo — Por Helder Viegas


No mês de Comemoração do Dia do Nutricionista, trazemos postagem especial, 3 simples dicas para o sonho de grande parte da população brasileira, o Emagrecimento Definitivo.

1ª Dica – Para você que está acima do peso, diminua o consumo e substitua o pão nosso tradicional de cada dia, por substituições menos calóricas. É comprovado que geralmente, quem está acima ou bem acima do peso, não se contenta com um pão por dia, por isso o pão torna-se um vilão. O pão feito com farinha de trigo branca é pobre em fibras e tem um alto índice glicêmico.

Você come, o organismo absorve rápido e logo terá fome, ou seja, traz pouca saciedade, além do que é um carboidrato simples, não possui vitaminas e minerais. Caloricamente falando o pão francês possui cerca de 150kcal. Então qual alimento substituir pelo viciante pão? Podemos citar sugestões menos calóricas e mais ricas nutricionalmente como: as raízes e tubérculos como inhame e cará, a crepioca ou panqueca integral pequenas (ver receitas que adicionem fibras como linhaça, aveia, etc), a omelete pequena recheada com queijo branco, sem gordura, e com verduras (lembrando que o ovo é proteína de alto valor biológico). Todos estes substituintes devem ser consumidos em quantidades relativas, por isso a importância do Nutricionista para o devido cálculo e balanceamento da dieta.

Imagem meramente ilustrativa – Créditos: Divulgação

2º Dica – Diminua o açúcar gradativamente das preparações diárias. Fazer gradativamente tal diminuição é a forma correta de Reeducação Alimentar para não sentirmos tanto sua falta, quando estamos “viciados” em alimentos hiper açucarados. Procure sentir mais o sabor natural dos alimentos, onde o açúcar adicionado em grandes quantidades “esconde” o prazer deste sabor real. Como exemplo sentirmos o sabor e aroma do café bem feito, sem tanto açúcar adicionado. Sentir o doce natural das frutas em uma salada de frutas sem adição do açúcar, por exemplo. Enfim o açúcar em geral, é bastante calórico, veja que 1 colher de sopa em média possui 100 kcal.

Imagem meramente ilustrativa – Créditos: Divulgação

3º passo – Sempre relato no consultório, um dos passos mais importantes para quaisquer processos de Emagrecimento saudável e definitivo é o início regular da atividade física, seja qual modalidade for, junto da alimentação balanceada. Comece já! Mas friso algo comprovadamente científico, que é se realizar o tipo de treinamento mais prazeroso possível, ou seja, escolha a modalidade de esporte ou treino físico, não só que  contabilize maior perda de calorias corpóreas, mas que você não desista fácil no meio do caminho, por não ter prazer em fazer tal modalidade.

Relatamos nesta postagem, 3 simples dicas, mas que fazem uma diferença enorme no início do processo de Emagrecimento. Lembrando que a busca por profissionais habilitados e realmente capacitados (Nutricionista e educador físico) é fator crucial e determinante no sucesso de seu tratamento, Comendo sem culpa e fazendo exercícios com prazer, no alcance da saúde e estética tão almejadas.

Nutricionista Helder Viegas

Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 02 set 2018 - 1:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moda Center (Grande)
Cetias (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Sistemax (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)