Na noite da última quarta-feira (29), a Polícia Militar conseguiu deter dois jovens que estavam supostamente traficando entorpecentes em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo informações, o efetivo realizava rondas ostensivas na Avenida Biu de Deda, no momento em que avistou os dois indivíduos identificados como Alan Feitosa da Silva (19 anos) e Bruno de Lima Pereira (21 anos), ambos em uma motocicleta Yamaha. Ao receberem ordem de parada, os dois tentaram se evadir do local, porem sem êxito, sendo alcançados pele policiamento poucos metros depois.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
Durante a abordagem foi encontrado no bolso de Alan uma quantidade não pesada de maconha. A polícia encaminhou os envolvidos e a droga para a DEPOL local, onde foi aplicado um TCO pelo posse de entorpecentes.
No início da tarde desta quinta-feira (30), a Polícia Miliar capturou um indivíduo no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, acusado de cometer um assalto na localidade. Segundo informações, o efetivo tomou conhecimento de que um indivíduo sem identificação (24 anos) estava na companhia de outro popular identificado como Jailson, onde na ocasião cometeram um assalto na última quinta-feira. De posse das informações, o policiamento se dirigiu até a rua São Damião, onde reside o primeiro indivíduo acusado e conseguiu capturá-lo, esse que confessou o delito logo em seguida.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
A polícia encaminhou o acusado para a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram tomadas as providências necessárias sobre o caso. O segundo suspeito segue foragido.
Na manhã desta quinta-feira (30) o município de Santa Cruz do Capibaribe vivenciou a abertura e realização da II Conferência Municipal de Educação, um evento organizado e apresentado pela Secretaria de Educação local em parceria com professores e que contou com diversas atividades ao longo de todo o dia.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Além das apresentações culturais, o evento também foi um momento para o debate de temas relevantes para com o processo educacional local. Na ocasião educadores puderam acompanhar palestras que trouxeram como principal foco um educação voltada para todas as classes.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Este ano o tema do evento foi " A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e Plano Nacional de Educação – PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Realizada na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, das 7h ás 18h a conferência contou ainda com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Educação.
CONDOMÍNIO MODA CENTER SANTA CRUZ EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA O Síndico do Condomínio Moda Center Santa Cruz, no uso de suas atribuições previstas na Convenção do Condomínio, vem pelo presente convocar todos os condôminos do empreendimento para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 14 de dezembro de 2017, às 17 horas, em primeira chamada, na praça de alimentação do “Setor Vermelho” do Condomínio Moda Center Santa Cruz, localizado na Avenida Moda Center, SN, Bela Vista, Santa Cruz do Capibaribe-PE. Não havendo o quórum exigido, uma hora após, às 18 horas, a assembleia será iniciada em segunda chamada com a presença de qualquer número de condôminos, a fim de deliberar sobre a seguinte pauta: a) Prestação de contas do período de março a outubro de 2017; b) Apresentação das ações realizadas pelo Moda Center Santa Cruz no 2017; c) Obrigatoriedade do rateio dos custos da climatização das praças de alimentação (ainda não climatizadas), sendo 50% para o Condomínio Moda Center Santa Cruz e os outros 50% igualmente divididos entre os proprietários de restaurante de cada praça; d) Demais assuntos de interesse dos condôminos. Poderão participar da Assembleia todos os condôminos ou locatários que apresentem documento de procuração específica para este fim, assinada pelo proprietário da unidade comercial e reconhecida em cartório. Todavia, terão direito a voto apenas os adimplentes com suas obrigações condominiais até o dia 12 de dezembro de 2017. Todos os participantes deverão apresentar documento de identificação com foto. Solicita-se o comparecimento de todos os condôminos ou procuradores, uma vez que os assuntos são de interesse destes e as decisões deliberadas por qualquer número de participantes obrigarão todos a cumpri-las. O presente edital, conforme previsão legal, será publicado em jornal de grande circulação no Estado e no Município, além de divulgado nos meios de comunicação na internet e nas emissoras de rádio locais, sendo ainda cópias do presente afixadas em todos os módulos do Condomínio Moda Center Santa Cruz, a fim de que não se alegue ignorância. Santa Cruz do Capibaribe, 29 de novembro de 2017. Janilton Allan Maia Carneiro (Síndico)
Na noite desta quinta-feira (30) uma grave colisão entre veículos foi registrada na rodovia PE-160, mais precisamente em um trecho que liga o distrito de Poço Fundo a sede de Santa Cruz do Capibaribe.
De acordo com informações, os dois automóveis de passeio trafegavam em direções opostas quando acabaram se chocando de maneira violenta. O motivo que provocou a colisão ainda é desconhecido, mas a primeira hipótese é que a falta de atenção por parte de um dos condutores tenha causado o acidente.
Foto: Divulgação
Após o choque os motoristas de ambos os veículos receberam os primeiros socorros e devem passar por exames médicos. Apesar da gravidade do acidente ninguém corre risco de morte.
Discursos se dividiram entre defesa de líderes políticos, autoria de obras e eleições de 2018.
Na tarde desta quinta-feira (30), os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe se reuniram para mais uma sessão plenária, sendo esta a 17ª do ano e a última do mês de novembro. Na ocasião estiveram presentes todos os 17 vereadores do município, estes que participaram da votação de projetos e também fizeram o tradicional uso da tribuna.
Na oportunidade foram analisados alguns projetos de lei, sendo um deles o de autoria do Poder Executivo de Nº 020/2017 que estima a receita fixa a despesa do município para o Exercício Financeiro de 2018. Outro PL importante foi o de Nº 019/2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2018 à 2021.
Durante uso da tribuna foi possível notar considerável elevação no tom de alguns parlamentares que centraram suas falas nas eleições do próximo ano e discutiram a autoria de algumas obras no município.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Júnior Gomes destaca ações de Paulo Câmara e Diogo Moraes
O vereador Júnior Gomes (PSB) abriu a tarde de discursos ressaltando ações do Governo Paulo Câmara (PSB), onde pontuou atividades conjuntas entre o líder do estado o deputado estadual Diogo Moraes, também do PSB.
Júnior enfatizou que o município vivenciou consideráveis progressos na gestão do governador Câmara, além de pontuar ações que foram desencadeadas pelo menos em parceria com lideranças políticas locais. Júnior também teceu algumas críticas contra os oposicionistas.
Jéssyca sustenta atuação de Edson Vieira e volta a bater na bancada opositora
A vereadora Jéssyca Cavalcanti foi a segunda oradora da tarde e aproveitou de seu discurso para destacar o lançamento da Conferência Municipal de Educação, iniciada hoje em Santa Cruz do Capibaribe.
Jéssyca, que é do PTC, também elencou algumas obras desenvolvidas no município durante a gestão do prefeito Edson Vieira, cujo o denominou como um divisor de águas na história administrativa da cidade.
A parlamentar numerou algumas construções e fez críticas aos oposicionistas sob alguns aspectos, onde em um deles voltou a citar a mãe do vereador Ernesto Maia (PT), ex-secretária de Educação do município.
Capilé faz novas cobranças ao Governo Municipal
O vereador Capilé da Palestina (PODE) iniciou o seu discurso fazendo algumas exigências ao prefeito Edson Vieira, cujo pontuou a necessidade de alguns bairros e sustentou é necessário mais atenção excepcionalmente para com os bairros da periferia.
Capilé centrou também críticas a alguns companheiros da bancada situacionista, onde especificou que os mesmos estavam engajados de defender um governo com ações falhas e administração precária.
Nailson Ramos elenca ações do Governo Vieira e rebate declarações de oposicionistas
Durante o seu período de uso da tribuna, o vereador Nailson Ramos (PMDB) abordou algumas ações do seu líder de grupo político e também destinou algumas falas mais brandas contras membros do grupo de oposição.
Para o peemedebista, o grupo opositor estaria buscando descaracterizar as ações de sua ala com declarações vazias e sem fundamentos concretos. Neste âmbito, o político fez direcionamentos fixos a alguns membros do grupo oposicionista.
Klermerson Pipoca destaca revitalização da Avenida Padre Zuzinha
O vereador Klemerson Ferreira (Pipoca – PSDB) iniciou o seu discurso destacando os trabalhos das comissões da Casa Dr. José Vieira de Araújo e parabenizou alguns de seus membros.
O vereador também criticou Carlinhos da Cohab (PTB) pelo fato do mesmo ter pedido vista em um projeto que contou com apreciação harmônica dos demais vereadores.
Klemerson também ressaltou a importância da revitalização da Avenida Padre Zuzinha, em apresentação que foi feita essa semana pelo prefeito Edson Vieira.
"Esta união vai prevalecer", diz Ronaldo sobre Edson e Paulo Câmara
O vereador Ronaldo Pacas (PR) iniciou as suas abordagens em tribuna complementando o discurso do vereador Júnior Gomes, onde na ocasião reconheceu algumas das ações do Governo do Estado, como por exemplo a expansão do programa Ganhe o Mundo.
Em dado momento de seu discurso, Ronaldo ressaltou a união entre o Governo do Estado e o Governo Municipal, onde afirmou que a mesma seria mantida tendo como principal objetivo o bem comum da 'Capital da Moda'.
"Foi o Governo que mais investiu em Santa Cruz até hoje. Dados estatístico comprovam que teve investimentos do governo Paulo Câmara aqui em Santa Cruz do Capibaribe, superando muitos e muitos outros que passaram, é a realidade dos fatos atuais. É com bem dizia a vereadora Jéssyca: 'Edson Vieira o prefeito da educação'. É o casamento perfeito, com o governador da melhor educação do Brasil. Nós estamos imbuídos neste propósito, porque esta união ela prevalece e vai prevalecer e Santa Cruz é quem vai ganhar", disse.
Marlos levanta pontos contra Edson Vieira e crítica aliados do prefeito
O vereador Marlos da Cohab (PODE) fez um discurso voltado para as necessidades do município e destacou algumas demandas que estariam existindo sem o devido acompanhamento do Governo Municipal.
"Onde é que está o dinheiro da arrecadação do nosso município?", indagou o oposicionista.
Marlos também fez alguns comparativos e criticou o ex-prefeito Toinho do Pará (PSB) pela sua atuação como gestor, críticas estas que mais tarde seriam rebatidas pelo próprio Toinho durante o seu uso da tribuna.
Helinho diz que discurso de situacionistas está dividido
Durante o seu tempo de oratória o vereador Helinho Aragão (PTB) fez novas cobranças ao prefeito Edson Vieira e lamentou discursos de alguns oposicionistas.
Em um dos pontos mais brandos de suas abordagens, o petebista falou sobre a relação entre Paulo Câmara, Diogo Moraes e Edson Vieira.
"De um lado o vereador Júnior Gomes fazendo a defesa do Governo do Estado, onde sequer toca no nome do prefeito Edson Vieira. Depois vem a vereadora Jéssyca fala das obras, da luta do 'batedor de panela', o ex-ministro Bruno Araújo. Ora, não toca no mome de Diogo Moraes. Eu acho que os campos já estão sendo divididos", disse Helinho.
Helinho encerrou o seu discurso falando sobre o destravamento das emendas do ex-deputado federal José Augusto Maia (PODE).
Augusto destaca destravamentos de emendas do ex-deputado José Augusto Maia
O vereador Augusto Maia (PODE) falou sobre alguns temas relacionados aos últimos acontecimentos dos grupos políticos, mas aproveitou principalmente para destacar o destravamento das emendas do ex-deputado e seu pai, José Augusto Maia.
Augusto declarou que as emendas hoje iriam servir ao governo local, mas que o reconhecimento deveria ser maior, segundo ele, pela suma importância da atuação do seu genitor para com o município.
Irmão Val entra em defesa do prefeito Edson Vieira
O vereador Irmão Val (SD) fez um discurso voltado para a defesa do prefeito Edson Vieira, onde pontuou diversas situações e obras que teriam sido desenvolvidas apenas na atual gestão. Val dispensou comparativos e criticou membros da bancada contrária, evidenciando um descontentamento com alguns discursos feitos anteriormente aos seus.
Irmão Val também focou alguns tópicos de suas falas nas atuais ações do prefeito local, a exemplo da assinatura da ordem de construção de casas populares e revitalização de praças.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Joab destaca possível criação de uma secretaria de habitação
O vereador Joab do Oscarzão (PSD) destacou em seu discurso principalmente ações desenvolvidas junto a causa habitacional. Neste âmbito, o mesmo frisou a recente assinatura de ordem de construção de 500 residências populares e disse que passado o período de preocupação com a troca do ministro das Cidades, a situação já está totalmente ordenada e essa troca de gestores não afetará o processo de construção dos imóveis.
Joab também falou sobre a criação de uma secretaria de habitação no município, o que facilitaria, por exemplo, a construção de novas residências populares. Joab afirmou que acredita que a referida pasta seja constituída já no próximo ano.
José Bezerra da Costa alerta para adequação de títulos eleitorais
O presidente da Casa Dr. José Vieira de Araújo falou, dentre outros temas, sobre a adequação dos títulos eleitorais que ainda estão irregulares perante os órgãos competentes. O vereador falou dos prazos e pontuou o tema com a importância da regularização do documento.
Ainda eu seu tempo, Zé Minhoca (PSDB) destacou a liberação da verba que permitirá a construção de 500 novas moradias populares no município. Sobre os rumores de que os valores para construção não fossem liberados, o vereador destacou:
"Eu ouvi comentários na internet, ainda ensaiaram com a possibilidade de que talvez o dinheiro não viesse. Eu fiquei preocupado. Não vou dizer que não fiquei, eu sou um cidadão, sou um homem. Mas graças a Deus o governo honrou o seu compromisso que tinha com Bruno Araújo."
Carlinhos da Cohab entra em defesa de ações de José Augusto Maia
O vereador Carlinhos da Cohab (PTB) fez um discurso centrado na defesa do líder oposicionista em Santa Cruz do Capibaribe, o ex-deputado José Augusto Maia. O vereador criticou membros da bancada situacionista e afirmou que Edson Vieira hoje espera por uma derrota do deputado Diogo Moraes nas urnas.
"A briga é para saber quem foi o pior prefeito, se Toinho ou Edson Vieira. Ficam buscando os pais das obras. Mas eles estão esquecendo de falar, das obras de José Augusto. Porque o sonho de Edson Vieira, sonho este que não está muito longe de se realizar, é José Augusto Maia dar a maior 'pisa' em Diogo Moraes. E isso vai acontecer, logo logo", disse.
Além das ações na época de gestor elencadas pelo parlamentar, Carlinhos também evidenciou o recente destravamento de mendas do ex-deputado.
Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem)
Dr. Nanau faz análise do legislativo e pontua ações do governo
O vereador Dr. Nanau (PSBD) usou os seus minutos na tribuna também para defender e pontuar ações do governo Vieira. Em suas análises o vereador relembrou alguns pontos que foram debatidos durante a reunião e fez complementos exaltando o gestor público, ao qual também teceu elogios.
Nanau fez também, em tom irônico, algumas observações sobre membros da bancada oposicionista e afirmou que o seu grupo político segue com um padrão de unidade permanente, se referindo já ao processo eleitoral do próximo ano. O tucano também ressaltou atuação de Bruno Araújo em conjunto com o prefeito local.
Deomedes Brito faz cobranças no tocante a mobilidade urbana
O vereador Deomedes Brito (PT) iniciou o seu discurso falando sobre a rua Manoel Monteiro da Paixão, onde reclamou das atuais condições de tráfego da mesma, exigindo que a mesma seja alargada em boa parte de sua extensão.
Deomedes também falou sobre insegurança e neste quesito criticou a atuação municipal e também estadual, complementando com cobranças e a implantação de convênios para com esta área.
Para o vereador petista, o governo local também estaria sem contrapartida para abranger mais ações e obras para o município. Salários atrasados de funcionários públicos também foram pautados pelo político.
Toinho rebate discurso de Marlos
O vereador Toinho do Pará levou para tribuna da câmara alguns temas já debatidos na sessão, porém fez claras declarações de insatisfação com o discurso do vereador Marlos da Cohab, que criticou a atuação do mesmo no período em que o mesmo foi prefeito.
"Os debates foram sobre asfalto e casas populares. Quero dizer aos vereadores, e especificamente ao vereador Marlos, que é preciso a gente ingressar na vida pública, mas sempre com o pezinho no chão. Sem deixar o poder subir para cabeça", disse.
Durante o trecho do discurso, Marlos pediu um aparte e destacou que seu discurso sobre a atuação do mesmo como prefeito era uma opinião própria dele.
Ernesto mira em Diogo e Edson, e nas consequências da relação entre ambos perante a bancada situacionista
Tratando também da relação entre o prefeito Edson Vieira e o deputado Diogo Moraes juntamente com Paulo Câmara, o vereador Ernesto fez um discurso com destaque na divisão de papéis contidos nas falas de alguns dos situacionistas, e exemplo Júnior Gomes e Jéssyca Cavalcanti.
"O discurso de Júnior Gomes foi um discurso enaltecendo o governador Paulo Câmara. Depois tivemos o discurso da vereadora Jéssyca enaltecendo o prefeito Edson Vieira. Algum cidadão que não morasse em Santa Cruz do Capibaribe, que não fosse de Pernambuco e estivesse assistindo aqui a sessão, depois que escutasse a reunião iria pensar que estava na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, tantas boas ações que os mesmos fizeram por aqui, mas a realidade bate na porta", disse o presidente do PT Municipal.
O vereador ainda falou sobre a violência no estado, mais precisamente sobre o atual estado de vulnerabilidade econômica e de segurança.
Na tarde desta quinta-feira (30) um homem que não teve a sua identidade revelada colidiu e derrubou um muro do Clube Municipal de Jataúba com um caminhão. O automóvel estava transportando equipamentos de som quando atingiu a parede.
Foto: Luiz Carlos Collar
Segundo informações, uma das portas do caminhão baú estava aberta, esta que acabou atingindo o muro e fez com que o mesmo caísse. Com a queda do muro parte da estrutura atingiu uma motocicleta e danificou a mesma.
Foto: Luiz Carlos Collar
No momento do acidente não havia ninguém próximo ao muro.
O tão esperado edital do Concurso Público de Santa Cruz do Capibaribe já será lançado na próxima semana. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Edson Vieira (PSDB), durante discurso no lançamento da Conferência Municipal de Educação, na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos.
De acordo com a prefeitura, se tudo correr dentro do programado, todos os detalhes do certame serão expostos já nos próximos dias, isso para que os candidatos possam iniciar o processo de estudos. Recentemente o Blog do Bruno Muniz elencou alguns temas que podem cair nas provas do concurso –relembre.
O Festival de Literatura da Escola Dinâmica - FLIT, que aconteceu na última semana, trouxe belíssimas apresentações das obras de Chico Buarque e Vinícius de Moraes. O primeiro dia foi dedicado as obras infantis e envolveu turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
O evento teve início com a entrada de toda a equipe de professores, coordenadores e o diretor Joselito Pedro, que falou sobre a evolução do FLIT, deu boas vindas a todos e passou a palavra para a professora Maria Lisboa, responsável pelo projeto da edição 2017 do festival. Em seguida, foi executado o Hino Nacional. O cerimonial ficou por conta dos alunos John Kennedy e Débora Natália Luana, do terceiro ano do Ensino Médio.
A primeira apresentação ficou por conta da turma do 5º ano 'A', coordenado pela professora Jaqueline Moura, a turma abriu a sequência trazendo ao palco a obra Arca de Noé de Vinícius de Moraes, a letra que fala sobre vários bichos, faz alusão à história bíblica tão conhecida. O álbum, que era um sonho antigo do poeta, foi lançado postumamente, em outubro de 1980 (o poeta faleceu em julho do mesmo ano). Infelizmente, Vinícius não pôde acompanhar o sucesso de sua criação.
Foto: Assessoria de Comunicação
Ao abrir as cortinas o Maternal 'C' das professoras Carla Albuquerque e Mariana Camila encantou o público, a turma apresentou a obra, O pintinho. Os pais aproveitaram o momento para fotografar as crianças estavam uma fofura fantasiadas de pintinhos. Em seguida foi a vez do Maternal 'B' das professoras Janair Freitas e Valquíria trazerem sua apresentação sobre a obra Peru.
Ao correr dos ponteiros e ao som do tic tac, as professoras Rosiane Souza e Karina Rocha elaboraram uma linda apresentação com a turma do Maternal 'D', tendo como base 'O relógio', também obra de Vinícius de Moraes.
Trazendo mais alegria e cor para o FLIT, as professoras Mariana Camila e Carlla Sousa encheram o palco do teatro com os lindos girassóis do Maternal. Durante a apresentação, professores distribuíram com o público os girassóis artificiais que foram produzidos para a apresentação.
Foto: Assessoria de Comunicação
Vinícius dizia que "As coisas devem ser bem grandes pra formiga pequenina", mas as formiguinhas do Jardim I 'A', das professoras Lília Neres e Priscila Botelho se fizeram grandes na apresentação.
O Jardim I 'B' das professoras Pollyanna Isabela e Bianca Barros agitou o público com a dança das abelhas. O capricho das fantasias e a letra de Vinícius complementaram a beleza da apresentação dos pequeninos alunos.
Foto: Assessoria de Comunicação
Entre tantos animais lembrados nas letras de Vinícius, não poderia faltar o rei dos animais, 'O leão'. A turma do 2º ano 'C' coordenada pela professora Daniela Feitosa caprichou nas fantasias para mostrar toda a realeza dos versos.
Com muito charme e simpatia, o Jardim II chegou para mostrar ao público 'A galinha de angola', mais uma criação do 'poetinha', como era conhecido o Vinícius.
"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão", quem não lembra desses versos? A turma do 2º ano 'B' da professora Pollyanna Isabela, trouxe uma versão Rock'n Roll da obra 'A casa' para o festival.
Foto: Assessoria de Comunicação
'O pato' foi a obra escolhida para a apresentação da turma do Jardim II 'B' das professoras Iasmim Barbosa e Ranielly Santana. O festival prosseguiu com a apresentação da turma do 2º ano 'A' da professora Daniela Feitosa com a obra 'O ar', que logo foi procedido pela charmosa e encantadora apresentação da turma do 2º ano 'D' comandado pela professora Meryane Amaral, que apresentou 'O gato'.
O balé da Escola Dinâmica teve a missão de na primeira noite do FLIT apresentar uma obra de Chico Buarque de Holanda, uma composição interessante, delicada e ao mesmo tempo cômica. Orientadas pela professora Rayane Ramos, as meninas do balé encantaram o público presente com a sublime 'Ciranda da bailarina'.
Ainda em continuidade ao maravilhoso projeto da Arca de Noé, as alunas do 3 ano 'C' coordenado pela professora Suzy Greyck apresentaram toda leveza e encanto descrito por Vinícius na obra 'As borboletas'.
Com graciosidade e elegância uma turma de pinguins invadiu o palco e animou o público, era a turma do 4º ano 'A' que teve a coordenação da professora Simone Fabiana para apresentar 'O pinguim'.
O circo é sinônimo de alegria, tem palhaço, malabarista, bailarina. E no circo do poeta Vinícius de Moraes tem foca também, foca francesa, americana e brasileira. Foi com muita alegria e irreverência que o 3º ano 'A' da professora Itácya Leal apresentou 'A foca'.
Chegando na reta final do primeiro dia de apresentações, a turma do 4 ano 'B' com o apoio da professora Ana Paula Brito fizeram uma divertida apresentação sobre 'A porta'.
A penúltima apresentação ficou a cargo da turma do 3º ano 'B', que teve coordenação da professora Elisandra Mendes para representar a belíssima letra 'João e Maria', de Chico Buarque que tem melodia do notável Sivuca.
Para encerrar com chave de ouro a primeira noite, o público pode assistir a um belo musical infantil, inspirado em “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. A obra do músico e escritor Chico Buarque, em parceria com Sérgio Bardotti e Luís Enriquez Bacalov, valoriza o respeito e a solidariedade. Foi com toda essa riqueza cultural que a turma do 5º ano 'B', da professora Juliana Nascimento realizou o musical, 'Os saltimbancos'.
Trio deixava de registrar boletins de ocorrência para recuperar bens de vítimas e exigir dinheiro para devolver; Ganhos com esquema eram investidos em imóveis e veículos.
Foto: Divulgação
Na última quarta-feira (29), três policiais civis foram presos no Agreste de Pernambuco após uma investigação que durou vários meses. O trio é acusado de participar de um esquema para extorquir vítimas de assaltos há pelo menos um ano. Os mesmos atuavam no plantão da Delegacia de Caruaru e não registravam os boletins de ocorrência de bens roubados com o objetivo de recuperá-los e pedir dinheiro para devolve-los.
De acordo com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, os policiais foram autuados por corrupção e lavagem de dinheiro. A operação intitulada de 'Bis In Idem' cumpriu quatro mandados de prisão, um de condução coercitiva contra um policial militar e 11 de busca e apreensão, em Caruaru, Gravatá e Garanhuns. A ação foi coordenada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.
Segundo detalhamento da operação, o quarto homem detido na operação é parente de um dos policiais civis e se passava como integrante da corporação. Ainda para a PC de PE, os envolvidos já estavam investindo os muitos ganhos com o esquema ilícito em imóveis e veículos. A Polícia Civil ainda acredita que esquema já durava há mais de um ano. Os casos ainda estão sendo investigados.
Foi realizada na manhã da última quarta-feira (29), na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, a 16ª Sessão Ordinária do ano. No encontro estiveram presentes grande parte dos vereadores que na ocasião discutiram alguns projetos de maior relevância para a semana.
Foto: Assessoria de Comunicação
Na ocasião foram recebidos alguns ofícios do Poder Executivo e de outros departamentos. Em debate com maior enfase ficou o PL N° 232/2017, que propõe a criação do fundo Especial da Câmara Municipal local.
Foto: Assessoria de Comunicação
Estiveram presentes durante a reunião os professores e o coordenador do curso de Direito da Asces, Osório Chalegre e Ivania Porto, estes convidados pela vereadora Jessyca Cavalcante. A presença dos mesmos na sessão se deu para que alunos da referida da faculdade possam estagiar na Reformulação da Lei Orgânica do Município.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 29, projeto de lei que altera o Estatuto de Desarmamento e autoriza a aquisição de arma de fogo por moradores de áreas rurais. A medida ainda precisa passar pela Câmara antes de ser enviada para sanção presidencial.
A proposta, do senador Wilder Morais (PP-GO), tem como justificativa a segurança de moradores de áreas afastadas dos grandes centros urbanos.
“É nessa esteira que propomos este Projeto de Lei, visando a assegurar aos residentes em áreas rurais o direito de adquirir uma arma de fogo de uso permitido para utilização em suas propriedades, as quais, não raro, encontram-se a centenas de quilômetros de um posto policial, o que coloca inúmeras famílias à mercê do ataque de criminosos ou, até mesmo, de animais silvestres, não assistindo a elas quaisquer meios de defesa de sua vida e de sua propriedade”, afirma o senador ao justificar a proposta.
O projeto, porém, prevê apenas a posse da arma de fogo, não liberando o porte. Ou seja, o morador de área rural que comprar uma arma de fogo poderá mantê-la em sua casa, mas não poderá carregá-la quando se deslocar para outros locais. A condição para que a arma seja adquirida é de que a pessoa tenha mais de 21 anos.
Esta não é a primeira vez que um projeto que cria exceções ao Estatuto do Desarmamento é aprovado no Senado. No mês passado, proposta que autorizava o uso de armas por agentes de trânsito foi vetada pelo presidente Michel Temer. Na ocasião, Temer argumentou “contrariedade ao interesse público”.
Arma branca
Na mesma reunião, a CCJ também aprovou projeto que tipifica o crime de porte de arma branca (faca, canivete e estilete). A proposta prevê pena de até três anos de detenção.
“Constitui crime, punível com detenção, de um a três anos, e multa, o porte de artefato perfurante, cortante ou contundente com a finalidade de praticar crime”, diz o texto do projeto, que abre exceção para casos em que o artefato seja destinado para emprego em “ofício, arte ou atividade para o qual foi fabricado”.
O projeto ainda precisa ser analisado na Câmara dos Deputados.
Ação popular a ser protocolada hoje (30) irá pedir que Rogéria de Zeca e Claudinho de Tontom percam os cargos.
Foto: Divulgação
O advogado André Tadeu, autor de mais de 30 ações populares só em Pernambuco, entrará com uma nova ação contra uma câmara do Agreste nesta quinta-feira (30). O alvo da vez é a Casa Legislativa de Taquaritinga do Norte, onde o advogado pedirá o afastamento de dois dos vereadores eleitos na última eleição.
De acordo com o advogado que em contato com o Blog do Bruno Muniz sustentou que irá protocolar a ação no dia de hoje, o pedido de afastamento é contra os parlamentares Rogéria de Zeca e Claudinho de Tontom.
"A Lei Orgânica do Município foi alterada em Dez/2016. Passando a consta a composição de vereadores em 11 vagas. Acontece, que as eleições de 2012 e 2016 já constava 11 vagas quando deveria ser 09, conforme a Lei Orgânica a época", disse o profissional jurídico.
André Tadeu ainda pede a suspensão da verba de representação do presidente da câmara, que atualmente é de R$ 5.250,00, assim como a devolução do que o mesmo recebeu nesses 11 meses de mandato.
Biênio 2013/2014 também será alvo do advogado
De acordo com o advogado, o mesmo pedirá ainda a devolução dos valores da verba citada também pelo ex-presidente da câmara pelo período de 2013 a 2014.
A agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe fica situada na Rua Maestro Alexandre, 93, bairro Nova Santa Cruz. Os interessados em qualquer uma das vagas oferecidas nesta ocasião devem se dirigir ao local indicado ou entrar em contato através dos telefones (81) 3759-8235, 3759-8236 ou 3759-8237. A agência funcionada das 7h30 às 13h e os candidatos devem portar os documentos essenciais.
Por volta das 23h30 da noite da última terça-feira (28), policiais militares foram informados pela Central sobre um roubo de um veículo Cros Fox e que o automóvel citado fora avistado em uma residência situada no sítio Tatu, zona rural de Taquaritinga do Norte.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
De pronto o efetivo seguiu para o local juntamente com a GT do Comando, GT de Operações e GT de Pão de Açúcar, onde ao chegarem na citada residência, avistaram cinco indivíduos se evadindo pela porta traseira da casa, em direção ao matagal.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
Os agentes cercaram a área e conseguiram capturar um dos homens identificado como Sivonaldo. Indagado pelo efetivo o mesmo informou que estava praticando assaltos na região juntamente
Na residência foram encontrados um revólver cal 38, com 6 munições intactas do mesmo calibre, uma motocicleta com restrição de roubo e vários outros objetos tomados de assaltos em várias localidades.
Foto: Ademilton Silva (Agreg Imagem)
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe para providencias cabíveis, onde o acusado foi reconhecido por algumas vítimas e autuado em flagrante delito.