Aos gritos de "Fora Temer", militantes, estudantes, políticos e membros da sociedade civil organizada fizeram caminhada e discursaram em palanque.
![]() |
Caminhada teve início no final da tarde – Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Na tarde desta sexta-feira (31) centenas de pessoas estiveram participando, em Santa Cruz do Capibaribe, de uma movimentação contra à Reforma da Previdência. O ato aconteceu na Avenida 29 de Dezembro, a principal da cidade. Durante as movimentações o público fez inicialmente uma concentração e em seguida partiu em caminhada com destino ao giradouro que abriga a Praça dos Estudantes, na mesma avenida. No local aconteceram debates e pronunciamentos.
![]() |
Maioria de estudantes integrou o movimento – Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Alguns vereadores estiveram presentes no encontro, a exemplo de Jessyca Cavalcanti (PTC), Joab Gomes da Silva (Joab do Oscarzão – PSD), Carlinhos da Cohab (PTB) e Ernesto Maia (PT). Outros políticos atualmente sem mandato também participaram de todas as etapas da movimentação.
![]() |
Organização não fez estimativa oficial de participantes – Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Membros de outros partidos, organizações estudantis, trabalhistas e advogados também se fizeram presentes no ato popular. O evento foi organizado por um grupo composto justamente por personalidades de partidos distintos, organizações privadas e sociedade civil organizada. Paulinho Coelho que preside o PCdoB local e o advogado Neydson foram dois dos responsáveis pela organização da mobilização.
![]() |
Dr. Neydson, Everson de Oliveira e Luciano Bezerra durante discursos – Fotos: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Durante a caminhada proposta em cronograma, o grupo entoou canções que simbolizavam a ocasião e também ensaiou gritos de guerra por diversos momentos, excepcionalmente "Fora Temer", em repudio ao atual governo e mediador da polêmica Reforma.
![]() |
Vereadores Joab do Oscarzão, Ernesto Maia e Jessyca Cavalcanti discursam – Fotos: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Na Praça dos Estudantes o grupo se concentrou e alguns integrantes do protesto discursaram, sendo eles: Dr. Neydson, representando a OAB em Santa Cruz do Capibaribe; Luciene Cordeiro, representando o SINDUPROM; Bruno Rodrigo, representando a UJS; Iana Paula, representando a União Brasileira de Mulheres; Marcão, representando a Associação dos Mototaxistas; Allison Oliveira, representando o PSOL; Luciano Bezerra, representando a Rede Sustentabilidade; Luiz Carlos de Almeida, representando o Sindicato dos Servidores Municipais; Fátima, representando o Sindicato dos Servidores Públicos de Taquaritinga do Norte; Everson de Oliveira, representando os servidores públicos; Joab do Oscarzão, representando o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Afrânio Marques, representando o Partido Democrático Trabalhista; Fernando Aragão e Carlinhos da Cohab, representando o Partido Trabalhista Brasileiro, Ernesto Maia, representando o Partido dos Trabalhadores e Jessyca Cavalcati, representando Partido Trabalhista Cristão.
![]() |
Luiz Carlos, Marcão e Allison Oliveira – Fotos: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Os discursos foram norteados princialmente no atual cenário político pelo qual o país atravessa. As articulações do presidente Michel Temer do PMDB foram repudiadas quase que de maneira unanime, porém, alguns políticos do âmbito regional também foram fortemente criticados.
![]() |
Bruno Rodrigo, Afrânio Marques e Luciene Cordeiro – Fotos: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Em seu discurso, tido como um dos mais fortes do evento, o universitário Bruno Rodrigo que também representou a União dos Estudantes de Pernambuco teceu diversas críticas a políticos apoiados por outros políticos na Capital da Moda. Ricardo Teobaldo, Bruno Araújo e Mendonça Filho foram enquadrados na dura abordagem.
![]() |
Fernando Aragão e Fátima do Sindicato dos Servidores de Taquaritinga do Norte – Fotos: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
Na mesma oportunidade, Bruno Rodrigo questionou os políticos que estavam no palanque, indagando-os se nas próximas eleições os mesmos apoiariam os personagens citados em suas falas. O jovem encerrou dizendo que os parlamentares locais apoiaram peças que fizeram parte de um 'processo maior' que retirou direitos do eleitorado brasileiro e consequentemente do município.
![]() |
Momento dos discursos – Foto: Paulo Henrique (Agreg Imagem) |
A movimentação foi encerrada sem nenhum incidente fora do previsto. A Guarda Civil Municipal e a Gerência de Trânsito também prestou suporte ao ato público.