$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Suspeitos de vários assaltos são capturados em Surubim

A polícia atuante no município de Surubim realizava rondas na última terça-feira (29) quando se deparou com quatro pessoas em atitudes suspeitas. Ao realizarem uma abordagem ficou constatado que o grupo estava em posse de uma arma de fogo.

Na ocasião Renato Mariano de Sousa, André Luiz Mariano da Silva, Daniela Maria da Conceição e Maria Eduarda da Silva acabaram presos por serem acusados de vários assaltos, além de tentativa de homicídio.

Na delegacia duas vítimas que são menores de idade compareceram e reconheceram os envolvidos como sendo os praticantes das atividades criminosas. O caso segue sob investigações e os indivíduos foram permanecem a disposição da justiça.

Cirurgias eletivas continuam sendo realizadas no HMV

Foto: Assessoria de Imprensa
 Há um ano, o Hospital Mestre Vitalino passou a atender a demanda de cirurgias eletivas das 53 cidades que compõem a 4ª e 5ª macrorregiões de saúde do Estado. A inauguração do Centro Cirúrgico possibilitou o atendimento de uma média de 100 cirurgias eletivas (programadas) por mês. Atualmente, a unidade oferta cirurgias gerais, oncológicas e pediátricas, e neste primeiro ano beneficiou 1.397 pessoas.
“A nossa previsão inicial era atender 100 pacientes por mês. O próximo dia 07 de dezembro marca o nosso primeiro ano ofertando as cirurgias e os números já são superiores ao esperado. Isso nos mostra uma eficácia significativa no atendimento da grande demanda de cirurgias desta região”, afirma o diretor geral do HMV Dr. Marcelo Cavalcanti.
O Centro Cirúrgico do HMV opera com três salas equipadas com recursos de infraestrutura e tecnologia médico hospitalar de última geração, sendo comporta por monitores de alta definição, focos cirúrgicos à LED, controle de temperatura e umidade através de sistema de ar condicionado com fluxo laminar e pressão positiva, além de sets de videolaparoscopia de alta definição, intensificador de imagem de 12 polegadas e microscópio Zeiss OPMI Pentero.
Foto: Assessoria de Imprensa
Na unidade existe também uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) que recebe os pacientes após as cirurgias. São disponibilizados 13 leitos, cada um contendo uma régua de distribuição composta por válvula de oxigênio, válvula de ar comprimido e vacuômetro para a aspiração das vias aéreas. Todas as camas são elétricas. Nesse espaço, também há aquecedores para os pacientes e um desfibrilador para os casos que houver necessidade.

ATENDIMENTO - Para ter acesso às cirurgias, a população deve procurar primeiramente a secretaria de saúde do município onde reside. Após isso, o município entrará em contato com a GERES (Gerência Regional de Saúde) que agendará a data e hora da cirurgia no Hospital Mestre Vitalino. Vale destacar que, quando o paciente chegar no HMV, ele já vem com um check-in para a realização da cirurgia. As informações são da Assessoria de Comunicação.

Governo da Paraíba entrega pacote de combate à violência com quase 150 veículos novos

Ao todo são 88 viaturas, 60 motocicletas, 62 fuzis e mais de 30 pistolas
Foto: Grupo Imprensa
O Governo do Estado da Paraíba pretende encerrar o ano com um forte projeto de segurança para a população. Após já ter anunciado ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, Ricardo Coutinho entregou, na última terça-feira (29), vários equipamentos que visam o combate da violência em todo o estado.
Foto: Grupo Imprensa
Ao todo foram entregues as polícia Militar e Civil, 88 viaturas, 60 motocicletas, 62 fuzis e 35 pistolas, equipamento que deverá servir ao policiamento ostensivo em vários municípios, incluindo os mais pequenos. Em entrevista, Ricardo ressaltou que as ações de combate à violência seguirão também no início do próximo ano.
“Além de outros investimentos, licitamos o sistema digital composto por softwares e rádios de última geração. Foi um investimento nunca visto antes, cerca de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal e dentro de um ano o sistema vai cobrir toda a Paraíba, dando mais agilidade e eficiência para as polícias”, concluiu.

CDL promoveu Curso de Desenvolvimento de Liderança

Foto: Divulgação
A CDL de Santa Cruz do Capibaribe promoveu o curso Desenvolvimento de Liderança, com o Consultor Carlos Daniel. O curso contou com a participação de empreendedores e colaboradores que atuam na área de gestão, onde os mesmos estão vivenciando aprendizados como estilos de liderança, desenvolvendo um líder, comportamento organizacional, desenvolvimento de equipes e negociação de conflito.

O curso teve como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas à gestão de pessoas, a fim de contribuir com o desenvolvimento de equipes de trabalho em Santa Cruz do Capibaribe. A conclusão do curso se deu na noite desta terça-feira (29) e de acordo com a entidade, outros cursos serão promovidos, no intuito de desenvolver ainda mais as habilidades profissionais de gestores e empreendedores do Polo de Confecções.

Centro Educacional Ludos promove atividades literárias e palestra com escritora

Fotos: Assessoria de Imprensa
Na manhã desta quarta-feira (30) o Centro Educacional Ludos esteve promovendo mais um evento literário em suas dependências. A escola recebeu a escritora e educadora Wilma Torres que na ocasião esteve interagindo com os alunos e contando um pouco de sua trajetória.


Na oportunidade foram apreciados dois livros da escritora norte-taquaritinguense Wilma Torres, o "Sítio do Tio Bau - Vol. I" e Sítio do Tio Bau - Vol. II", exemplares criados pela professora e que contam um pouco de uma história real com brincadeiras e muito aprendizado.

"O Sítio do Tio Bau existe sim, ele é muito legal e todos os bichinhos que são sitados no livro realmente existem lá, todos eles", disse a escritora em tom descontraído ao responder peguntas dos pequenos aprendizes.

A escritora ainda ressalta que os seus livros possuem um contexto extra de dinâmica, que é promover a atividade física por parte dos leitores. Para isso, pais e filhos podem desenvolver atividades juntos.
"Hoje em dia tudo é muito moderno, tablets, celulares, mas brincar de leitura também é muito importante, por isso no livro vocês vão encontrar atividades e se movimentar conforme os acontecimentos vividos em cada página", pontua Wilma.

Segundo os gestores do Centro Educacional Ludos, desenvolver projetos literários é um dos grandes objetivos traçados pelo cronograma escolar da instituição, proporcionando assim uma maior evolução de aprendizado por parte dos alunos que desde cedo despertarão o desejo pela literatura.

Informações da Assessoria

Plano Municipal de Defesa Social é lançado em Santa Cruz do Capibaribe

Objetivo é diminuir a violência local que vem afetando a população
Foto: Eliton Araújo
Na manhã desta terça-feira (30) foi lançado no auditório da Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, o Plano Municipal de Defesa Social. O programa, que tem o objetivo de coibir os altos índices de criminalidade quem sendo registrados na cidade.

No lançamento, estiveram autoridades como o síndico do Moda Center Allan Carneiro, os presidentes da entidades do município, a exemplos de Dr. Eraldo César (OAB), Valdir Oliveira (CDL), Ismael (Associação dos Agricultores da Magana), Pastor Bruno (Igreja Evangélica) e Marcos Antônio (Associação dos Moto-taxistas). O Ministério Público e o poder judiciário não estiveram presentes devido a um júri que ocorria no Fórum, porem demostraram todo o apoio.

De início o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) anunciou que será criado um Gabinete Integrado de Segurança Pública, onde cada entidade da cidade irá receber um ofício solicitando a inclusão de membros para que possam discutir as propostas. O prefeito frisou que a CDL, Ascap, Moda Center e a Câmara de Vereadores, possam estar junto neste conselho, buscando os investimentos necessários para combater a criminalidade.
Foto: Eliton Araújo
“Todas as associações terão papel fundamental na criação desse Gabinete, nós juntos vamos cobrar do estado para que ele possa ter um olhar ainda maior para a nossa região, na próxima semana as entidades já possam indicar o seu participante para que possamos ter o início desse combate”, disse o gestor.
O prefeito ainda ressaltou que a partir de amanhã, a prefeitura estará contratando as folgas dos guardas municipais, para que possam estar com uma presença efetiva nas ruas.
“A partir de amanhã, estaremos contratado as folgas dos guardas municipais para atuarem, estamos contratando também mais duas viaturas que já estão à disposição da Secretaria, além de um trio da Romut, que terá três novas motocicletas. Teremos agora, quatro viaturas da Guarda e um trio da Romut”, frisou.
Foto: Eliton Araújo
O Tenente-Coronel Sena, que comanda a pasta da Defesa Social do município destacou que a partir de amanhã haverá a inclusão de mais efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas, elencando também que terá mais dois carros novos a disposição e três motos, e estará fazendo operações conjuntas com a PM.
“A partir de amanhã estaremos junto com o apoio das polícias em algumas operações que serão delegadas. Em um encontro que tive com o prefeito, nós vimos que a contratação de mais 15 guardas eram de extrema importância para o momento em que vivemos, pois o efetivo, mesmo com a inclusão desse pessoal novo, ainda é escassa, porém o prefeito alocou 35 mil reais para que possamos fazer isso, vale destacar que esse dinheiro não estava no planejamento. Os GCM's estarão realizando não só a preservação do patrimônio público, mas também as abordagens e blitz em veículos suspeitas, não serão blitz localizada serão nas ruas em espécie de blitz volante, qualquer veículo suspeita será abordado pelos nossos guardas e na ausência de documentos, o veículo será recolhido”, afirmou.
Foto: Eliton Araújo
Por fim, Sena afirmou que aplaude as atitudes de Arnaldo Xavier, que mandou concertar 7 motos da polícia, porém disse que as mesmas estiveram passando por diversos concertos, e que já tentou comprar motos pela prefeitura, só que não há possibilidades da compra sem licitação. 

Sena ainda ressaltou a importância do Comandante do 24° Batalhão de Polícia Militar (BPM) onde a mesma emprestou 12 coletes balísticos para a Guarda Civil Municipal, além de frisar a agilização do armamento da Guarda Municipal que já está sendo discutido.
Foto: Eliton Araújo
Concurso Público – Uma das ações anunciadas pelo Tenente-Coronel Sena, é de que está sendo discutido para o próximo ano a realização de um concurso público, visando um aumento no efetivo.

O prefeito ainda ressaltou no final de sua fala que uma das ações que também tem contribuído para diminuir a violência na cidade é a iluminação pública, o gestor elencou que durante seu mandato já mandou concertar mais de 2.000 postes.
“Um outro dado que quero passar a vocês é de que uma ação na iluminação pública da acidade tem sido executada, está liderando o Aderito Junior e em nossos controles, mais de 2 mil postes tiveram as suas lâmpadas trocadas. Isso significa segurança pública também”, citou.
Foto: Eliton Araújo
O Delegado de Polícia Civil, Dr. Júlio César Porto também comentou sobre a realização de algumas operações que estão sendo planejadas para o mês de dezembro na cidade. Além de citar que as ocorrências do distrito de São Domingos está a cargo da delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

O delegado ainda cobrou uma maior participação da população e da imprensa local parta a divulgação dos números onde pessoas possam fazer denúncias, garantido o anonimato de todos os envolvidos.
“Pedimos a população que ajude o nosso trabalho (Polícia Civil), só podemos fazer algo quando o crime tem ocorrido, mas as pessoas podem denunciar algo e ajudar para que as nossas investigações sejam concluídas com mais agilidade”, pontuou.
Por fim, o comandante do 24° BPM citou que a polícia está nas ruas e que as apreensões de armas e drogas tem sido feitas constantemente.
“Nosso batalhão tem realizado a apreensão de mais de 214 armas de fogos e encontrado diversos pontos de drogas. Isso faz com que a população tenha convicção de que a polícia está atuando. Um outro exemplo é a operação ‘Feira Forte’ que já vem dando resultados e é perceptível que os assaltos nas estradas diminuíram”, frisou.

Homem perde controle de veículo e capota na PE-160

Foto : Divulgação
Na tarde desta quarta-feira (30) um acidente foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente na PE-160 próximo a um motel. De acordo com informações, um motorista seguia com seu carro quando perdeu o controle e veio a capotar.
Foto: Divulgação
Juelisson Silva de Paiva, identificado como o motorista, conduzia seu Corsa de cor azul quando perdeu o controle do veículo próximo ao motel e acabou sofrendo o acidente.
Foto - Divulgação

O Samu foi acionado e a vítima foi levada até a UPA-24h, onde recebeu os atendimentos necessários, tendo em vista que o condutor apenas sofreu ferimentos leves.

Copa TV Asa Branca de Futsal: DRB do Pará cai na semifinal após campanha histórica

Derrota teve sabor de vitória e superação para a equipe
Foto: Divulgação
Por apenas um 1 a 0, a equipe DRB da Vila do Pará (Santa Cruz do Capibaribe) deu adeus ao título da 11ª Copa TV Asa Branca de Futsal, em rodada realizada na última terça-feira, dia 29. Na ocasião o DRB entrou em quadra já em clima de superação, isso devido a campanha história que fez no campeonato, deixando várias grandes equipes para trás.

Em um jogo disputadíssimo o DRB encarou o Dois Riachos, equipe forte e que possui grandes chances de levar o título este ano. Apesar da derrota, os santa-cruzenses comemoraram o resultado que representa muito para o desenvolvimento da equipe em outras competições.

Ao longo das disputas a equipe conquistou admiradores e apoiadores. Em peso a torcida da Capital da Moda abraçou o time que agora se prepara para novos desafios. Na mesma rodada a equipe de Caruaru goleou o time de Bonito por 4 a 0 e irá disputar, o no próximo sábado, o troféu da competição. A decisão acontece no Ginásio Sesc, em Caruaru.

19° Sessão: Penúltima reunião do ano na Câmara de Stª Cruz do Capibaribe é realizada

Insegurança e julgamento de ex-prefeito predominam tarde de discursos na Casa Dr. José Vieira de Araújo

Na tarde da última terça-feira (29) aconteceu a penúltima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A sessão de N° 19, teve como principais pautas a condenação do ex-prefeito José Augusto Maia (PTN), onde um pedido de prisão expedido pelo Juiz Criminal Danilo Félix foi exposto, além da pauta criminalidade e o lançamento do Plano de Enfrentamento à Insegurança que será anunciado nesta quarta-feira (30), na Secretaria de Educação e ainda houve discursos em tom de despedidas, a exemplo do vereador petebista Fernando Aragão.

"As pessoas falam que a oposição só sabe criticar, mas imaginem um governante sem ter oposição", diz Galego de Mourinha
José Moura Filho (Galego de Mourinha, PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Galego de Mourinha Ratificou a forma de como o papel da oposição é importante para que uma gestão possa fluir bem. Além de destacar que débitos da prefeitura estariam sendo negociados com os credores.
“As pessoas falam que a oposição só sabe criticar, mas imaginem um governante sem ter oposição, seria muito ruim para qualquer esfera da política. Ainda vi comentários em que o prefeito irá anunciar uma série de pacotes para combater a insegurança, e isso é importante, não podemos deixar que a cidade que tanto cresceu... evoluiu... perca a sua paz e deixe as pessoas amedrontadas”, pontuou.
Por fim o vereador ainda destacou que a prefeitura estaria negociando as dívidas com os credores pela metade, devido à queda na arrecadação prevista.
“Gasta-se mais do que se arrecada e é claro que, se em uma casa você ganha 30 e paga 40 a conta não irá bater... e o pior é que a prefeitura está negociando débitos com os credores... se deve 20, chega com 10 para pagar e eu nunca vi em nenhum canto do mundo isso ocorrer”, finalizou.
Afrânio Marques comenta pedido de prisão do ex-prefeito José Augusto Maia 
Afrânio Marques (Professor Afrânio, PDT) - Foto: Eliton Araújo
O presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques (PDT) comentou sobre a divulgação da informação de que o ex-prefeito José Augusto Maia teria tido um pedido de prisão expedido pelo Juiz criminal Danilo Félix. Para Afrânio, isso é uma prova de que a justiça tarda, mas não falha.
“Hoje o ex-prefeito teve um pedido de prisão devido aos crimes contra o patrimônio público que foram cometidos pelo ex-prefeito. Existe uma conta de que 200 milhões de reais são desviados, e esses recursos seriam destinados à Educação e a Saúde, e eu não vi ninguém sair às ruas para protestar isso. Com essa condenação, a justiça mostra que trada, mas não falha, foram necessários quase 10 anos para se condenar um crime que atentou contra o patrimônio, isso não é definitivo, mas significa um primeiro passo”, elencou.
Por fim o vereador ainda cobrou uma maior exigência política da população, alertando para que as mesmas não votem por questões políticas-partidárias.
“As pessoas que votam, deveriam fazer a seleção de pessoas, mas infelizmente a corrupção já começa quando eleitores vendem seus votos, se queremos um país passado a limpo, ela passa por cada um de nós. O político representa quem está em baixo (povo), e que sirva de exemplo essa condenação”, frisou.
Narah Leandro faz balanço de mandato parlamentar 
Narah Leandro (PSB) - Foto: Eliton Araújo
A vereadora Narah Leandro iniciou seu discurso saudando os policiais do serviço integrado de inteligência que estavam acompanhando a reunião e enfatizando a importância do trabalho dos PMs do 24º Batalhão.

Narah deu continuidade ao seu discurso e voltou a enfatizar a campanha da doação de medula óssea, onde na oportunidade conclamou a toda população para se cadastrar e fazer a doação, destacando o seu compromisso com o seu mandato e que, até o término do seu mandato estará representando o povo que a ela confiou o seu primeiro mandato.

A socialista ainda pontuou algumas questões referentes a políticas sociais que são de essencial importância para o desenvolvimento sustentável da sociedade, como programas sociais e de incentivo progressivo.

"O povo quer ver o cumprimento das metas estabelecidas": Luciano Bezerra sobre metas fiscais
Luciano Bezerra (REDE) - Foto: Eliton Araújo
Sendo um dos que não conseguiram a reeleição, o vereador Luciano Bezerra (Rede) comentou sobre os ajustes fiscais que devem ser feitos pela prefeitura municipal, onde cita a arrecadação como parâmetro.
“A arrecadação foi pouco mais de 50% do que se previu para o ano. Alguns investimentos acabam deixando de ser contemplados com essa queda na arrecadação, pois tem que se primar por prioridades. Essa temática de ajustes fiscal que vem sendo tomado pelo país (Governo Federal) já é adotada e dá resultados”, disse.
“É preciso que os gestores apesentem resultados que serão aprovados, e isso se chama de ‘Nova Política’, onde a responsabilidade fiscal é esperado dos políticos pela população. O povo quer ver o cumprimento das metas estabelecidas”, elencou.
Ernesto Maia fala sobre pedido de prisão de José Augusto e diz que grupo situacionista pode se preparar para ações semelhantes 
Ernesto Maia (PT) - Foto: Eliton Araújo
O petista Ernesto Maia comentou sobre a decisão de condenação de José Augusto Maia e pediu que os vereadores comentassem também sobre outras decisões que poderão chegar, em breve, na Câmara de Vereadores.
“Espero que os vereadores que estão com sorrisos na cara, possam também comentar aqui sobre as novas decisões que chegarão nesta casa. O único crime do escândalo da merenda foi ter comprado da empresa do vice-prefeito que era Zé Elias, há época”, disse.
Em sua fala, o vereador voltou a comentar sobre as denúncias apresentadas na semana passada contra a gestão Vieira, envolvendo o abastecimento de água em sua casa e de aliados.
“Para se ter uma ideia, hoje saiu uma decisão em Jataúba onde o vereador Paulo de Floro foi condenado a perder seus direitos políticos por improbidade, e sabem o motivo? Ele utilizou de um caminhão pipa para uso pessoal. Um caminhão que estava prestando serviço para a prefeitura, colocou água para puxar uma laje e ele foi condenado. Imaginem a condenação de uma pessoa que quase toda semana colocava água para manter as piscinas e os jardins”, relembrou.
Fernando Aragão faz balanço sobre questão orçamentária proveniente da prefeitura 
Fernando Aragão (PTB) - Foto: Eliton Araújo
Fernando Aragão, que não estará de volta à Câmara em 2017, afirmou em sua fala que já sente saudades dos ambiente e que desde quando foi reeleito, já tinha em mente que não disputaria nenhum mandato de vereador.
“Tenho consciência que durante os meus cinco mandatos aqui na casa, onde contabilizaram mais de 20 anos de vida pública, fiz diversos projetos e ações que beneficiaram o povo desta terra. É claro que estou com saudade de não está mais aqui no próximo ano”, lamentou.
O vereador ainda comentou sobre a queda de arrecadação que está sendo prevista, e os altos índices da meta para 2017.
“Não vamos atingir os 166 milhões de arrecadação este ano. O orçamento, tem um valor alto demais para o que se arrecada, não sei porque há essa previsão tão alta de valores. A gente fica restrito ao que vem da prefeitura”.
"Eu e você Fernando, iremos ver o ex-deputado sendo levado algemado para à cadeia", dispara Júnior Gomes
Júnior Gomes (PSB) - Foto: Eliton Araújo
O socialista Júnior Gomes desafiou o vereador Ernesto Maia, sobrinho Zé Augusto, que teve uma condenação de prisão expedida pelo Juiz Criminal Danilo Félix, a comentar sobre a sua defesa ‘fervorosa’ que fazia ao ex-prefeito.
“É engraçado ver que o vereador passa a semana anunciando uma bomba... e essa semana ficou bem caladinho... tranquilinho, e com voz baixa... eu ainda não vi a decisão, mas não é bom Ernesto acusar... vamos relembrar, o vereador teve uma ‘lavação de roupas’ em plena Rádio Polo FM e Zé disse que Ernesto sabia demais... o escândalo da merenda teve esse título porque foi criado uma empresa no nome de uma muda/surda para fornecer merendas... coisa que não ocorria”, frisou.
Ainda em seu discurso, o parlamentar ainda destacou que o vereador foi um fiel defensor do ex-prefeito quando o mesmo comandava o Palácio Braz de Lira.
“Imaginem só o porquê de Ernesto Maia defender tanto o ex-prefeito. A Secretaria de Educação era Socorro Maia (Mãe do vereador), a empresa era em nome de uma tia de Ernesto e isso explica tudo. Agora imaginem uma cena, o ex-prefeito sendo preso e o vereador Fernando Aragão afirmando no final de seu discurso que está achando bom a condenação do mesmo. Eu e você Fernando, iremos ver o ex-deputado sendo levado algemado para à cadeia”, pontuou.
Deomedes tece críticas contra administração Vieira
Deomedes Brito (PT) - Foto: Eliton Araújo
O vereador Deomedes comentou sobre a condenação do ex-prefeito José Augusto e lembrou que os casos de Edson Vieira (PSDB) estão próximos de chegarem a um desfecho. Em suas falas o petista ainda criticou a falta de eficiência da gestão, no tocante a fornecimento de remédios obrigatórios pelos poderes públicos e terminou seu discurso dizendo que irá visitar, a partir de janeiro, obras que foram eleitoreiras.
“Um absurdo está acontecendo em Santa Cruz do Capibaribe, onde ônibus que levam crianças com deficiência estão sem acessos obrigatórios. O pior ainda é ver que existem famílias que tem que entrar na justiça para conseguir ter acesso a algum medicamento”, citou.
“Falta dinheiro para saneamento, para atendimento básico de saúde, para os professores e convoco desde já, para que os professores se unam com a câmara para que possamos ir em buscas dos direitos deles. Os contratados estão recebendo a metade dos salários e isso está errado. A partir de janeiro irei observar as obras eleitoreiras, que param após as eleições, a creche do Santo Agostinho começou a 20 dias das eleições e já parou”, finalizou.
Ronaldo Pacas faz levantamento de mandato e diz que cumpriu com suas obrigações ao longo de quatro anos 
Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Ultimo orador da reunião, o parlamentar Ronaldo Pacas comentou sobre as metas atingidas e reafirmou ter sido o único vereador que nunca faltou a uma reunião. Em seu discurso, o mesmo ainda comentou sobre os constantes protestos ocorridos na cidade contra a insegurança e a oposição, além de frisar sobre o pedido de prisão do ex-prefeito Zé Augusto.
“Não se deixem levar nem de um lado, nem do outro, cumpram os seus papéis. Fui o vereador que nunca faltei sequer a uma reunião, pois entendo que devem-se cumprir primeiro os nossos papeis de parlamentar, e depois marcar outros compromissos”, determinou.
Por fim de seu discurso, o vereador ainda lamentou as saídas de alguns vereadores, tendo em vista que essa foi a penúltima reunião, e que a partir do próximo ano, nomes não estarão mais na casa.
“Quero lamentar as saídas de Fernando Aragão, Galego de Mourinha, Zezin Buxim, Narah Leandro, Luciano Bezerra e Afrânio Marques, o que tenho a dizer é que cada um de vocês deixaram a história desta câmara mais bonita, e cada um tem a sua importância no desenvolvimento da cidade”, frisou.
Os vereadores Vânio Vieira (PTB), José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB), Helinho Aragão (PTB), CArlinhos da Cohab (PTB), José Eias (PSDB) e Dida de Nan (PSB) não estiveram presentes, mas justificaram suas respectivas ausências. O vereador Zezin Buxin (PSDB) esteve presente, mas optou pelo não uso da tribuna. 

Três pessoas são presas com faca e drogas em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Ademilton Silva (BSCM)
Na noite da última terça-feira (29) o efetivo da ROCAM que atua em Santa Cruz do Capibaribe realizava rondas de rotina nas proximidades do bairro Centro quando avistou três pessoas agindo de maneira suspeita.

Ao se aproximar do trio e concretizar uma abordagem o policiamento constatou que os indivíduos portavam uma faca tipo peixeira e várias pedras de crack, além de dinheiro que seria proveniente do tráfico.
Foto: Ademilton Silva (BSCM)
Clécio Gomes Costa (20 anos), Rosângela Maria da Silva (28 anos) e Juciara Tavares da Silva (24 anos) foram levados para 17ª Delegacia Seccional de Polícia do município, onde foram ouvidos e permanecerão a disposição do delegado.

José Augusto Maia é condenado a 10 anos de prisão em regime fechado por suposto esquema de corrupção

Ex-vice-prefeito também foi condenado, porém em regime semiaberto: Decisão ainda cabe recurso.
Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Santa Cruz do Capibaribe – Na última terça-feira (29) o famoso "Escândalo da Merenda" teve um desfecho, nesta ocasião havendo o andamento do julgamento do ex-prefeito José Augusto Maia, hoje no PTN.

Em decisão imposta pelo Juiz Dr. Danilo Félix, responsável pela Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, o político deverá cumprir 10 anos de prisão em regime fechado.

A decisão segue agora para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, cenário este em que o ex-prefeito aguarda o processo em liberdade, porém, havendo a confirmação da decisão do juiz, o político será então, de fato, preso.

José Elias foi condenado a 8 anos de prisão em regime semiaberto
Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Os crimes teriam ocorrido em meados dos anos 2005 e 2006, quando José Augusto era gestor municipal. Na oportunidade, o seu vice-prefeito, o hoje vereador José Elias, também teria participado do esquema e na última terça recebeu a decisão de 8 anos de prisão em regime semiaberto.

Além de José Elias, o seu filho, José Alexsandro de Araújo e dois servidores públicos identificados como Severino Manoel de França e Gislaine Ramos de Araújo também receberam a pena de 8 anos de reclusão em regime semiaberto.

Segundo as investigações, todos os envolvidos tinham conhecimento de fraudes em licitações para favorecimento ilícito na compra de merenda escolar para instituições públicas do município. Para todos os casos ainda cabe recurso.

Vagas de emprego para hoje (30) em Santa Cruz do Capibaribe


A agência do Trabalho de Santa Cruz do Capibaribe fica situada na Rua Maestro Alexandre, 93, bairro Nova Santa Cruz. Os interessados em qualquer uma das vagas oferecidas nesta ocasião devem se dirigir ao local indicado ou entrar em contato através dos telefones (81) 3759-8235, 3759-8236 ou 3759-8237. A agência funcionada das 7h30 às 13h e os candidatos devem portar os documentos essenciais.

José Augusto Maia envia nota sobre decisão de juiz

Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Em nota enviada ao blog, o ex-prefeito José Augusto Maia esclarece o seu entendimento para com a decisão judicial penal que saiu na última terça-feira (29). José Augusto se diz inocente das acusações e que irá recorrer.
Prezados santa-cruzenses!

Infelizmente, no dia de ontem, obtive uma decisão desfavorável do Juiz da 1ª instância, no caso da merenda. Colaborei em todo o momento com o processo, apresentei testemunhas e prestei meu depoimento pessoal.

Embora, o magistrado reconheça que não houve nenhum desvio, proferiu a decisão, por erros meramente formais, vejamos o recorte da sentença:

“... Faz-se necessário esclarecer nesse momento que não pesa contra nenhum dos acusados desvios de verbas públicas ou quaisquer atos de corrupção com enriquecimento ilícito, mas tão somente deixarem de observar às formalidades pertinentes à espécie, não se questionando em momento algum a integridade moral ou enriquecimento ilícito por parte do acusado JOSÉ AUGUSTO MAIA ou dos demais”, afirma o próprio juiz.

Tenho plena convicção que sou inocente, pois em nenhum momento desviei recursos públicos, assim como confirma a própria decisão judicial.

Respeito as instituições do poder judiciário e o livre convencimento do juiz, mas a decisão contra mim proferida vai de encontro à jurisprudência, que exige, que para haver condenação, seja ela cível ou criminal, deve haver o “dolo”, ou seja, a intenção de lesar o patrimônio, bem como o prejuízo ao patrimônio público, o que não ocorreu neste, ou em qualquer outro processo.

Quando administrei nossa terra, meu único propósito foi trabalhar pela população, que mudou e muito a vida de nossa cidade e região. Além das grandes obras nas áreas de saúde, educação, economia e segurança, fui o maior parceiro das Polícias, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para o combate à violência em nosso município.

Informo que minha defesa irá recorrer da decisão e, com a mesma fé que tive de ser um dedicado às causas do povo, aguardo que na 2ª instância, eu seja inocentado, por que sei que Deus é o mais justo dos juízes.

José Augusto Maia

Corpo de jovem em estado de decomposição é localizado em Jataúba

Foto: Arquivo pessoal (Divulgação)
Na noite desta terça-feira (29) o corpo de um jovem de 18 anos identificado como José Bruno da Silva foi localizado nas proximidades de um campo, no Sítio Jundiá, zona rural de Jataúba.

De acordo com informações, o jovem estava desaparecido há dias, onde após sair de sua residência não mais retornou. Segundo familiares, a vítima teria saído de casa no último dia 07 de novembro.

Ainda segundo informações o jovem teria sido assassinado. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas para a polícia.

A Polícia Civil é quem está encarregada das investigações e após perícia encaminhou o corpo do jovem para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito), em Recife.

Aborto até terceiro mês de gestação não é crime, decide 1ª Turma do STF

Imagem meramente ilustrativa
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira uma nova jurisprudência e não viu crime na prática de aborto realizada durante o primeiro trimestre de gestação - independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez.

A decisão da 1ª Turma do STF valeu apenas para um caso, envolvendo funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) que tiveram a prisão preventiva decretada. Mesmo assim, o entendimento da 1ª Turma pode embasar decisões feitas por juízes de outras instâncias em todo o País.

Durante o julgamento desta terça-feira, os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Rosa Weber se manifestaram no sentido de que não é crime a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre, além de não verem requisitos que legitimassem a prisão cautelar dos funcionários e médicos da clínica, como risco para a ordem pública, a ordem econômica ou à aplicação da lei penal.

Os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Mello, que também compõem a 1ª Turma, concordaram com a revogação da prisão preventiva por questões processuais, mas não se manifestaram sobre a criminalização do aborto realizado no primeiro trimestre.

"Em temas moralmente divisivos, o papel adequado do Estado não é tomar partido e impor uma visão, mas permitir que as mulheres façam a sua escolha de forma autônoma.O Estado precisa estar do lado de quem deseja ter o filho. O Estado precisa estar do lado de quem não deseja - geralmente porque não pode - ter o filho. Em sua: por ter o dever de estar dos dois lados, o Estado não pode escolher um", defendeu o ministro Barroso. As informações são do Diário de Pernambuco.